A notícia em:
http://regiaodecister.pt/noticias/mais-de-duas-centenas-de-bombeiros-combatem-fogos-em-pataias
Mais de duas centenas de bombeiros combatem fogos em Pataias
Mais de duas centenas de bombeiros combatem, na tarde deste domingo, dois incêndios na União de Freguesias de Pataias e Martingança. A situação complicou-se desde as primeiras horas da tarde.
As chamas deflagraram, em Praia da Légua, por volta das 14 horas e, no local, estão 123 bombeiros apoiados 37 viaturas e um meio áereo para combater o incêndio. Pouco depois, um outro incêndio começou a lavrar em Burinhosa e está a ser combatido por 115 operacionais e 35 viaturas. As chamas estiveram perto de pelo menos uma habitação mas o facto de os bombeiros terem estado com duas viaturas em trabalhos de prevenção e a mudança de direção do vento evitaram o pior.
O Parque de Campismo de Paredes da Vitória foi evacuado por prevenção, dada a proximidade com as chamas e a intensa nuvem de fumo que se observa a quilómetros de distância. Entretanto, a GNR cortou a Estrada Atlântica em vários pontos do concelho e a Estrada Nacional 242, entre Nazaré e Pataias, e evacoou várias praias do norte do concelho de Alcobaça enquanto o incêndio se propaga para Norte, em direção ao Pinhal de Leiria e a São Pedro de Moel, já no concelho de Marinha Grande.
Valter Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança, descreve uma "situação caótica" junto às várias frentes de fogo, que se estendem por vários quilómetros.
As altas temperaturas e os ventos fortes estão a dificultar o combate aos fogos, que estão a dar trabalho às corporações de Pataias, Alcobaça, Nazaré, São Martinho do Porto, Maceira, Marinha Grande e Vieira de Leiria.
O distrito de Leiria está sob aviso vermelho e, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, este domingo já é considerado o "pior dia de incêndios do ano", com mais de 300 ocorrências registadas em todo o País.
E ainda em:
http://regiaodecister.pt/noticias/autoridades-evacuam-paredes-da-vitoria
Paredes da Vitória evacuada
As autoridades estão a evacuar Paredes da Vitória dada a proximidade com as chamas que lavram na União de Freguesias de Pataias e Martingança desde o início da tarde deste domingo.
O fogo está perto do Parque de Campismo de Paredes da Vitória, que foi evacuado por precaução há várias horas, e está a aproximar-se daquela localidade.
Ao início da noite, os incêndios da Praia da Légua e da Burinhosa dão trabalho a 302 de bombeiros e 90 viaturas das corporação de uma dezena de corporações do distrito. Ambos os incêndios têm três frentes ativas e estendem-se ao longo de vários quilómetros.
O pôr do sol parece não ter dado tréguas aos soldados da paz no combate às chamas. A baixa humidade, altas temperaturas e ventos fortes estão a dificultar a ação dos bombeiros.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário