Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Novos furos de água para abastecer Pataias

A notícia em:
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=67fc5969-f1c1-453e-b117-074dcf8a42d3&edition=205

Paulo Inácio apela à poupança de água no concelho
Município de Alcobaça abre mais dois furos de água por precaução

Apesar do concelho de Alcobaça não ter problemas de falta de água, dado a maioria dos munícipes serem abastecidos pela Barragem de Castelo de Bode, através da Águas de Lisboa e Vale do Tejo, e os restantes servidos por captações municipais, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, apela aos munícipes para que, por precaução, não desperdicem água por se desconhecer “como estão os lençóis freáticos da região”. Assim, o município apela à contenção dos gastos de água, nomeadamente com regas de jardins ou outras plantações. 
Segundo o autarca, a distribuição das freguesias da Benedita, Turquel, Évora de Alcobaça e parte alta da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria é assegurada pela Águas de Lisboa e Vale do Tejo, tendo a água origem na Barragem de Castelo de Bode, não havendo nenhuma indicação de dificuldade no abastecimento de água. Nas restantes freguesias do concelho, existem captações próprias que asseguram a distribuição da água aos munícipes. 
Paulo Inácio referiu ainda que, e em resultado da contaminação dos solos e da água devido aos incêndios que ocorreram na região norte do concelho, o município procedeu à construção de mais dois furos, junto às piscinas de Pataias, por forma a garantir o abastecimento às populações. O edil garante que a região norte do concelho continuará a ser abastecida pelo furo de Paredes da Vitória, cujas análises têm vindo “a mostrar a melhoria da qualidade da água”, mas os “dois furos agora construídos servirão de reserva”. 
Por forma a dar o exemplo aos munícipes na poupança da água, o município de Alcobaça desligou “os fontanários da Praça João de Deus Ramos e da Praça Damasceno Campos”, além de ter “condicionado as regas dos jardins municipais” sendo só “efectuado o mínimo de rega”, revelou Paulo Inácio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário