Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Cister Música

A notícia em:
https://gazetacaldas.com/cultura/especialistas-e-jovens-musicos-actuam-em-alcobaca-num-festival-que-quer-quebrar-as-fronteiras/

Especialistas e jovens músicos actuam em Alcobaça num festival que quer quebrar as fronteiras

O Cistermúsica surge este ano sob o mote Música Sem Fronteiras, numa tentativa de combater os nacionalismos. O programa tem apresentado concertos de músicos conceituados nacionais e estrangeiros, mas também tem espaço para os jovens locais.
Já se realizou o 7º concurso Pequenos Grandes Talentos no cine-teatro e a festa de encerramento da Academia de Música no Parque dos Monges. No passado sábado, no dia non-stop, na Praça D. Afonso Henriques, encontramos alunos da classe de percussão a actuar.
Os jovens, entre os 12 e 15 anos, apresentam temas de Monti, Bomhof e Schinstine, entre outros. E as pessoas nas esplanadas aplaudem o quarteto dirigido por António Casal e formado por António Campos, Tiago Morgado, Lucas Pina e Miguel Traquina.
No final da actuação, disseram à Gazeta das Caldas que por um lado preferiam ter tocado numa sala, porque a acústica seria melhor e não teriam de lidar com o vento, mas por outro, tocar ao ar livre é uma experiência diferente que chama mais pessoas e permite um envolvimento maior com o público e com a natureza.
No dia non-stop também houve uma apresentação do coro da Banda de Alcobaça e da Orquestra de Clarinetes da Academia de Música. Um trio de percussão actuou na Sala dos Monges, um duo japonês tocou piano a quatro mãos e à noite realizou-se a mini-ópera Domitila na Sala do Capítulo.
O Claustro D. Afonso VI recebeu um espectáculo de dança contemporânea dos Vórtice Dance. Tratou-se de uma produção que envolveu vários elementos multimédia combinados com o cenário do claustro. O dia non-stop terminou com um trio de percussão no Mosteiro.
Até ao fim do mês muito mais há para ver. Hoje há teatro no Mosteiro, com a companhia de Teatro Triacto a apresentar o teatro inclusivo A Maior Flor do Mundo. Amanhã o Claustro D. Dinis recebe um recital de piano de Alexander Ghindin e no domingo a Orquestra de Atenas actua na Cerca do Mosteiro.
Para o dia 25 está previsto um recital de canto e piano na Igreja de São Martinho do Porto. No dia seguinte a Orquestra Estágio Gulbenkian irá apresentar um concerto sinfónico com obras de Manuel Durão, Mozart e Ravel.
No dia 27 o alcobacense Daniel Bernardes apresenta na Benedita a obra A Liturgia dos Pássaros – Homenagem a Messiaen, e no dia 28 os Músicos do Tejo e a S.A. Marionetas actuam no cine-teatro.
O espectáculo de encerramento é um bailado intitulado “Murmúrios de Pedro e Inês”.

Sem comentários:

Enviar um comentário