Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

7ª Concentração Tuning em Pataias

Do site Visualtuning.net


À semelhança de anos anteriores, o Grupo Tuning Pataias vai realizar a 7ª Concentração Tuning Pataias, no espaço da ex-discoteca Babooska, em Pataias, nos próximos dias 10 e 11 de Setembro. No recinto e...stará à disposição um bar aberto durante os 2 dias da concentração. As portas do recinto abrem no sábado às 16h e encerram no domingo às 19h. Esta concentração conta com o apoio de várias instituições do concelho de Alcobaça, em especial da freguesia de Pataias. A presença de alguns comerciantes na área automóvel vai estar em destaque nesta edição, assim como diversas actividades para os tuners. .Haverão prémios para distribuir perante a presença das viaturas mais equipadas ao nível de fibras, som, pintura, desgin, etc. De salientar que este ano decorrerá uma acção de cariz social onde será apoiada a Ana Júlia, uma criança de Leiria que sofre de uma doença degenerativa grave – Distrofia Axional Infantil- e necessita de tampinhas para comprar uma cadeira que possa atenuar a progressão da sua doença.
Em simultâneo com esta acção, parte dos possíveis lucros obtidos reverterão a favor dos Bombeiros Voluntários de Pataias. Poderão entregar as tampinhas no recinto da concentração.

Análise das águas balneares 2011


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Burinhosa - Calendário da 1ª Volta

O calendário para a 1ª Volta do Campeonato Nacional de Futsal - 2ª Divisão

O calendário de jogos do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futsal ficou definido quinta-feira, a competição inicia-se dia 8 de Outubro, com a Burinhosa a jogar em casa.

1ª Jornada (08.10.2011): Burinhosa – Quinta dos Lombos
2ª Jornada (15.10.2011): São João – Burinhosa
3ª Jornada (22.10.2011): Burinhosa – “Os Vinhais”
4ª Jornada (29.10.2011): UPVN – Burinhosa
5ª Jornada (05.11.2011): Burinhosa – ABC Nelas / Lameirinhas
6ª Jornada (12.11.2011): Albufeira – Burinhosa
7ª Jornada (19.11.2011): Burinhosa – Amarense
8ª Jornada (26.11.2011): Ereira e Benfica – Burinhosa
9ª Jornada (04.12.2011): Burinhosa – Cascais
10ª Jornada (10.12.2011): CPCD – Burinhosa
11ª Jornada (17.12.2012): Burinhosa – Fabril
12ª Jornada (14.01.2012): “Os Torpedos” – Burinhosa
13ª Jornada (21.01.2012): Burinhosa – Covão Lobo

Burinhosa recebe Sporting em jogo de apresentação


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Discussão do PDM adiada para Dezembro

A notícia é da Rádio Cister

Discussão pública do novo PDM de Alcobaça só deverá acontecer no final do ano

O debate à volta do Plano Diretor Municipal (PDM) estava previsto acontecer este verão, mas o executivo camarário aponta agora para a possibilidade desse debate só acontecer em Dezembro.
José Vinagre, vereador responsável pela revisão do PDM, garante que «não há atrasos» nos planos do executivo sobre esta matéria, lembrando, ainda assim, que, pelo meio, existiu uma mudança de governo e reformulações de responsáveis nalguns organismos.
O autarca afirma que «a revisão do PDM de Alcobaça poderá a vir a ser utilizado pela administração central como exemplo para os restantes municípios que estejam agora a entrar em fase de reformulação do plano».
Em causa está, segundo o vereador, «o bom trabalho» que a equipa técnica está a fazer relativamente ao ordenamento do território.

domingo, 28 de agosto de 2011

Agnelo Ferreira apresenta livro "Pedaços de mim"

Recebido via e-mail

[...]
Vou proceder à apresentação do livro "Pedaços de mim", num género diferente dos 2 anteriores, já que este é composto de Poemas, alguns sobre Pataias e outros de cariz pessoal.
A apresentação é feita em Sessão Cultural a realizar no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias, no Sábado 10 de Setembro pelas 17horas.
[...]
A entrada é livre e parte da receita da venda dos livros na apresentação, reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de Pataias. Aguardamos e agradecemos o V/apoio através da aquisição do Livro ou contribuindo de outra forma que julgarem conveniente e/ou oportuna.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Renato Macedo vence na Malveira

Recebido do Joaquim Marques e Clube de Ciclismo de Alcobaça, via e-mail.

Renato Macedo venceu na Malveira


Renato Macedo, ciclista do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola brilhou na Malveira, no domingo dia 21, ao conquistar um honroso 1º lugar no 23º Grande Prémio Túlio Pereira. Renato Macedo percorreu as 25 voltas do circuito, num total de 37,5 quilómetros no tempo de 57m e 20s à média 39,244 km/h destacando-se entre os corredores das seis equipas presentes.
Rafael Rodrigues, do ACC/Crédito Agrícola, ocupou o 3º lugar do podium, enquanto os seus colegas de equipa Fábio Leça ficou no 8º lugar, Pedro Henriques foi 9º e Bruno Guedes 19º. Rafael Rodrigues foi o vencedor do Prémio da Montanha, e na classificação por equipas o ACC/Crédito Agrícola obteve mais um segundo lugar.
Na parte da tarde realizou-se um festival de pista, com classificação por eliminação, em que Fábio Leaça foi o melhor corredor do ACC/Crédito Agrícola, ao classificar-se na 5ª posição da tabela, com Pedro Henriques em 8º, Renato Macedo em 13º e Rafael Rodrigues em 21º lugar.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Oferta de emprego

Pedreiro (m/f) - Alcobaça - ENTRADA IMEDIATA
Oferta de Emprego:
A Manpower está a recrutar 2 PEDREIROS(m/f) para empresa cliente na área da Construção Civil, para a zona de Alcobaça:

Perfil:

- Experiência comprovada na função;
- Assiduidade e Pontualidade;
- Disponibilidade imediata;
- Robustez fisica;
- Residência na zona geográfica de Alcobaça

Condições:

- Horário de Trabalho: 2ª a 6ª das 08h00 às 17h00;
- Remuneração Mensal: 500 € + SA;
- Início em 22/08/2011;
- Previsão de duração: 4 meses.

Se está interessado e tem disponibilidade imediata, envie o seu curriculum vitae para paulo.cardoso@manpower.pt[2] ou contacte-nos através do 244 100 970....

AVISO IMPORTANTE:

Para sua segurança, não deve em caso algum enviar dados confidenciais como a morada ou nº de documentos, antes de uma entrevista pessoal.

Mais informações em:
http://www.empregosnacionais.com/index.php/pt/ofertas-de-emprego/3255-aug-19-2011-176613-pedreiro-%28m-f%29-alcoba%C3%A7a-entrada-imediata.html

Junta de Freguesia de Pataias - Oferta de Emprego

Procedimento concursal comum, para constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, para preenchimento de 2 (dois) postos de trabalho na carreira e categoria de Assistente Operacional, do mapa de pessoal da Junta de Freguesia de Pataias, (com atribuições e competências na área de condução de máquinas pesadas e veículos especiais).

http://dre.pt/pdf2sdip/2011/08/159000000/3444334443.pdf

Pataias e a I República

Da edição on-line da Gazeta das Caldas

Há 100 anos… a aprovação da primeira Constituição Política da República Portuguesa (21.08.1911)

Cem anos depois evocamos a aprovação da primeira Constituição Política da Republica Portuguesa. Foi o momento de oficializar e instituir o regime político republicano português, dotando-o de uma Constituição Moderna e adequada à realidade cultural, económica, social e territorial do Portugal dos inícios do séc. XX.
Para se alcançar este Documento fundamental da nossa identidade, Pátria e Nação, um longo e difícil caminho foi percorrido. Não querendo identificar as vicissitudes e dificuldades a ele associadas, evocamos e celebramos a aprovação de tão importante Documento para a História Nacional, mediante a recordação da identificação dos representantes políticos da “nossa região oeste”, participantes activos e interventivos na Assembleia Nacional Constituinte, que aprovou a primeira Constituição Política Portuguesa Republicana.
Após a Revolução do dia 5 de Outubro de 1910 e depois de eleições realizadas em 28 de Maio de 1911, foi constituída uma Assembleia Nacional Constituinte que tinha por competência única elaborar e apresentar uma Constituição Política para Portugal. O seu regimento interno data de 7 de Julho de 1911. A Assembleia Nacional Constituinte reuniu pela primeira vez em 19 de Junho de 1911 e as primeiras leis votadas foram a da abolição da Monarquia e da proclamação da República Democrática; a da nova bandeira e a Lei do Hino Nacional. A 1ª Constituição da República foi aprovada na 56ª sessão, em 21 de Agosto de 1911, decorrendo a sua última sessão no dia 25 de Agosto do mesmo ano.

Sessão solene da Assembleia Constituinte de 1911
Para os trabalhos de elaboração da Constituição elegeu-se uma Assembleia Constituinte, cujo decreto com força de lei, de 14 de Março de 1911, estabeleceu as regras a observar na eleição dos deputados à Assembleia Constituinte, entre as quais salientamos a regra de a eleição ser feita por sufrágio secreto, directo e facultativo; a regra de, nos círculos eleitorais fora de Lisboa e do Porto, e nos coloniais, se adoptar o escrutínio de listas de três nomes para a eleição de quatro deputados; a regra de, nos círculos eleitorais de Lisboa e Porto,  se seguir o método de Hondt para o apuramento dos deputados eleitos.
Foram eleitores todos os portugueses maiores de 21 anos, à data de 1 de Maio de 1911, residentes no território Nacional, que soubessem ler e escrever e que fossem chefes de família (aqueles que à data do primeiro dia do recenseamento, vivessem em comum com qualquer ascendente, descendente, tio, irmão, ou sobrinho, ou com a sua mulher, e provessem aos encargos da família).
Podiam ser elegíveis todos os eleitores maiores de vinte e uma anos, que soubessem ler e escrever, que não desempenhassem cargos de magistratura, funcionários públicos e concessionários, beneficiários de contratos com o estado, ou sócios de firmas contratadoras de concessões do Estado, entre outras numerosas situações impeditivas.
No dia 30 de Março de 1911 iniciaram-se as operações de recenseamento eleitoral, decorrendo as inscrições entre os dias 9 e 16 de Abril do mesmo ano.
De entre os cerca de 51 Círculos eleitorais, mais os de Lisboa e do Porto, centraremos a nossa atenção nos círculos eleitorais que coincidem com o actual Distrito de Leiria.
Assim, Leiria constituía-se como o 29º Círculo Eleitoral , dele fazendo parte os concelhos de Leiria, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Figueiró dos vinhos, Pedrógão Grande e Porto de Mós.
Já Alcobaça constituía-se como o 30º Circulo Eleitoral, dele fazendo parte os concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Pederneira, Peniche e Pombal.
As Caldas da Rainha faziam parte do Círculo Eleitoral, n.º 30, sediado em Alcobaça,  tendo as seguintes sedes:
Alcobaça: Alcobaça, Alpedriz, s. Martinho do Porto, Turquel, Cela, Évora de Alcobaça;
Caldas da Rainha: Caldas da Rainha, Salir de Matos, Alvorninha, Tornada e A-dos-Francos;
Óbidos: Bombarral, Óbidos, Roliça e Amoreira;
Pederneira: Pederneira, Famalicão, Valado dos Frades;
Peniche: S. Pedro e Atouguia da Baleia;
Pombal: Abuil , S.Tiago, Vermoil, Louriçal, Pombal e Redinha.
Os Deputados eleitos à Assembleia Nacional Constituinte pelo Círculo Eleitoral n.º 30 foram os seguintes:

Afonso Ferreira
Nascido no ano de 1877, era natural de Leiria, barbeiro de profissão. Foi um dos fundadores do Centro Republicano Democrático de Alcobaça, durante a ditadura franquista, sendo um dos mais activos propagandistas das ideias republicanas no distrito de Leiria. Publicou o livro intitulado “Aliança Inglesa”, prefaciado por Bernardino Machado. Foi ainda colaborador activo no Jornal “Semana Alcobacense”, entre outros periódicos. Foi secretário da Comissão Municipal Republicana de Alcobaça, cargo que abandonou para tomar assento na Assembleia Nacional Constituinte. Assumia-se como republicano democrata progressista.

Gaudêncio Pires de Campos
Nascido no ano de 1873, no concelho de Anadia, Licenciado  em Farmácia, desde 1894. Propagandista republicano, foi presidente da Câmara Municipal de Leiria. Foi um dos grandes organizadores  das estruturas republicanas do distrito de Leiria, nomeadamente das comissões políticas rurais, e do núcleo revolucionário. Foi administrador do concelho de Leiria, tendo desempenhado este cargo até à sua eleição como deputado à Assembleia Nacional Constituinte.

José de Cupertino Ribeiro Júnior

Natural de Pataias, nascido no ano de 1848, era comerciante, proprietário da firma “Cupertino ribeiro & C.ª, e da tinturaria de Rio de Mouro, assumindo-se como militante da causa Republicana logo aos 18 anos de idade. Foi eleito membro do Directório do Partido Republicano, em 1902.Pertencia ao Directório que preparou a revolução republicana de 1910.Eleito deputado à Assembleia Constituinte por vontade expressa dos republicanos do círculo de Alcobaça, tendo sido  também eleito presidente da Associação dos Lojistas.

Leão Magno Azedo
Natural das Caldas da Rainha, nasceu no ano de 1868, tendo concluído o curso de medicina na Escola Médico-cirúrgica de Lisboa, em 1893. Colaborou em diversas revistas e jornais, do qual se destaca a sua participação na “Alma Nacional”,  obra fundamental para a afirmação do ideário republicano, a qual era dirigida por António José de Almeida. Foi membro do Directório, tendo sido nomeado, após a proclamação da República, director geral da Instrução Primária.

A primeira sessão da Assembleia Nacional Constituinte decorreu no dia 19 de Junho de 1911.Fizeram-se representar nesta primeira sessão (entre muitas outras),  as Câmaras Municipais de Alcobaça(João Ferreira da Silva); Cadaval (António Quintis); Caldas da Rainha(João Carlos Ornelas) e Óbidos(Júlio Tornelli).
A Assembleia Nacional Constituinte sancionou, por unanimidade, na sessão de 21  de Agosto de 1911, a Revolução de 5 de Outubro de 1910, afirmando a sua confiança nos superiores destinos da Pátria, dentro de um regime de liberdade e justiça, estatuindo, decretando e promulgando, em nome da Nação, a Constituição Política da Republica Portuguesa, a qual definiu  a Nação Portuguesa, organizada em Estado Unitário e adoptou  como forma de governo a República.
Para além da elaboração e aprovação da Constituição, concluída a 21 de Agosto de 1911, a Assembleia Constituinte discutiu e aprovou projectos de lei sobre os mais variados assuntos, confirmou os poderes do governo provisório, acompanhou e fiscalizou a sua actuação, assumindo assim poderes que a tornam no primeiro parlamento da República, protagonista de um sistema de governo parlamentar.
Após a aprovação da Constituição, a Assembleia Nacional Constituinte elegeu o primeiro Presidente da República (Dr. António de Arriaga), por sufrágio secreto e transformou-se no Congresso da República, desdobrando-se na Câmara dos Deputados e no Senado, nos termos previstos nas disposições transitórias do texto constitucional de 1911.
Os 71 senadores foram assim eleitos de entre os deputados constituintes, maiores de 30 anos, num sistema de eleição por listas, de forma a procurar assegurar a representação de todos os distritos. Os restantes 152 membros da Assembleia Constituinte constituíram a Câmara dos Deputados.
O mandato destas duas Câmaras terminou com a eleição, em 1915, do Congresso da República nos moldes previstos na Constituição.
A primeira Constituição da República marcou o regresso aos princípios liberais de 1820-1822, nomeadamente a consagração do sufrágio directo na eleição do parlamento, a soberania da Nação e a separação e divisão tripartida dos poderes políticos.
A Constituição de 1911 afastou o sufrágio censitário, não tendo, no entanto, consagrado o sufrágio universal, nem dado a capacidade eleitoral às mulheres, aos analfabetos e, em parte, aos militares. Só em 1918, com o decreto nº 3997, de Sidónio Pais, se alargou o sufrágio a todos os cidadãos do sexo masculino maiores de 21 anos. Contudo, este alargamento só duraria um ano, com a reposição do antigo regime de incapacidades regulamentado por lei especial, para a qual remetia o articulado constitucional.
Foi há cem anos…..


Nicolau Borges
Grupo de Estudos PH

domingo, 21 de agosto de 2011

Banif apoia construção da sede da AD Ferraria

Da edição 939 do Região de Cister de 18 de Agosto

Pataias
Banif ajuda obra da sede da Associação da Ferraria


O balcão da Martingança do banco Banif apoia a construção da nova sede da Associação Desportiva da Ferraria, na freguesia de Pataias. Por cada conta aberta de um associado do clube, são atribuídos valores financeiros para a construção da sede. Em simultâneo, decorre a campanha ‘Tijolo solidário’. Cada pessoa que compre um tijolo, simbólico, terá direito a ver o seu nome perpetuado no edifício da nova sede.

sábado, 20 de agosto de 2011

Torneio de Voleibol das Paredes com ex-atleta olímpico

Da edição 939 do Região de Cister de 18 de Agosto

Antigo internacional marca presença na prova no próximo fim-de-semana
Miguel Maia confirma presença no torneio de voleibol de praia das Paredes da Vitória


Para comemorar a vigésima edição do Torneio de Voleibol de Praia das Paredes da Vitória, a organização do evento “está a apostar forte”. E a edição deste ano vai contar com a participação do atleta olímpico de voleibol de praia Miguel Maia.
A prova começa na sexta-feira da próxima semana, dia 26, e termina no domingo seguinte.
Na competição, que integra equipas masculinas e femininas, vai haver 2.000 euros em prémios e “várias surpresas para os melhores jogadores do torneio”, segundo o membro da organização do evento, Bruno Ramos.
As inscrições para a participação na competição terminam na próxima quarta-feira, dia 24, e têm o custo de 60 euros por equipa. Os participantes têm de ter, no mínimo, 16 anos.

Arribas da freguesia continuam a preocupar

Da edição 939 do Região de Cister de 18 de Agosto

Alcobaça
Câmara pressiona INAG por causa das arribas


O acidente em São Bernardino voltou a relançar a questão das arribas. E no concelho de Alcobaça também existem arribas em perigo, sinalizadas pelo Instituto da Água (Inag) há vários anos. A intervenção para a consolidação das falésias tem sido sucessivamente adiada.
Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, revelou que a pressão tem sido “sistemática” junto dos organismos competentes.
“Faço um apelo público às pessoas para não se encostarem às zonas perigosas, que estão identificadas”, salienta o autarca, que se mostra, ainda, preocupado pelo facto da intervenção prevista nas arribas ter sido sucessivamente adiada: “Não me parece que seja ainda nesta época balnear.”
Ao longo do litoral português existem um total de 70 arribas referenciadas por estarem em risco de derrocada, algumas delas no concelho de Alcobaça e outras no concelho da Nazaré, mas que ainda não foram intervencionadas pelo Inag. O plano de acção daquele instituto prevê 18 milhões de euros em obras de consolidação.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Paredes da Vitória tem restaurante de referência nacional

Da edição 939 do Região de Cister de 18 de Agosto

Espaço foi considerado um dos 12 melhores locais do País para se comer
Restaurante Tonico em Paredes da Vitória destacado na revista “Visão”


A revista “Visão” destacou, na edição da passada quinta-feira, o restaurante Tonico, de Paredes da Vitória, considerando o espaço um dos ‘12 Santuários de bem comer’.
A publicação andou por todo o País e escolheu os espaços que tivessem o “prazer da degustação”, aliado a “ambientes típicos e acolhedores”, sendo o restaurante do concelho de Alcobaça um dos nomeados.
O Tonico foi referenciado pelos seus “excelentes percebes”, sendo considerados “a alma do negócio” daquele espaço histórico. Na reportagem, o jornalista elogiou a “cozedura no ponto e a qualidade das espécimes”, para pouco depois “render-se às amêijoas e aos camarões”.
A fama de “bom cozedor” e os “produtos de boa qualidade” foram outros dos pontos positivos destacados no restaurante, que é gerido desde 1976 pelo casal António Raimundo, e Fernanda Gomes. “Ele coze os mariscos enquanto eu trato da burocracia e do dinheiro”, explica a gerente, que aproveitou para agradecer aos empregados pelo sucesso.

Emissário da ETAR de Paredes da Vitória

Da edição 939 do Região de Cister de 18 de Agosto

Paredes da Vitória
Águas do Oeste prepara obra de tratamento de efluente


Está em fase de análise de propostas o projecto de execução do Sistema Elevatório e Emissário de Pedra do Ouro e Sistema Elevatório de efluente tratado de Vale de Paredes. A empreitada está a cargo da empresa Águas do Oeste.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

VII Concentração Tuning Pataias

Recebido via e-mail

Há semelhança de anos anteriores, o Grupo tuning Pataias, vai realizar a 7.ª Concentração Tuning Pataias, no espaço da ex- Discoteca Babooska, em Pataias, nos próximos dias 10 e 11 de Setembro.
Esta concentração conta com o apoio de várias instituições do concelho de Alcobaça, em especial da freguesia de Pataias.
A presença de alguns comerciantes na área automóvel vai estar em destaque nesta edição, assim como diversas actividades para os tuners.
Haverão prémios para distribuir perante a presença das viaturas mais equipadas a nivel de fibras, som, pintura, desgin, etc.
No recinto estará à disposição um bar aberto durante os 2 dias da concentração. As portas do recinto abrem no Sábado às 16h e encerram no Domingo às 19h. De salientar que este ano decorrerá uma acção de cariz social onde será apoiada a Ana Júlia, uma criança de Leiria que sofre de uma doença degenerativa grave – Distrofia Axional Infantil- e necessita de tampinhas para comprar uma cadeira que pode atenuar a progressão da sua doença. Em simultaneo com esta acção, parte dos possiveis lucros obtidos, reverterão a favor dos Bombeiros Voluntários de Pataias.  Ficam todos convidados para a 7.ª Concentração Tuning Pataias e não se esqueçam de trazer tampinhas para a Ana Júlia.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A mina do Canto do Azeche


As ruinas da mina do Canto do Azeche, vistas da praia.
O anormalmente extenso areal deste ano permite vistas sobre as arribas pouco comuns. Regra geral, a entrada da mina não é visível do areal.

domingo, 14 de agosto de 2011

CCRD Burinhosa vai disputar a 2ª Divisão Nacional

A notícia é do site "O Derbie", podendo ser confirmada no site do CCRD Burinhosa 

Burinhosa na segunda divisão

O Burinhosa viu confirmada a sua participação no campeonato nacional da 2ª Divisão por parte da Federação Portuguesa de Futebol. Após muita indefinição motivada por várias desistências na 1ª e 2ª divisões, a equipa da Burinhosa confirma assim o que já há muito se falava e junta-se assim à equipa do AR Amarense na 2ª Divisão Nacional.
A equipa de Kitó Ferreira classificou-se na 3ª posição do campeonato nacional da 3ª divisão – Série C da época passada a apenas 2 pontos da subida.

sábado, 13 de agosto de 2011

Concentração Tuning em Pataias

A notícia está na edição 938 do Região de Cister de 11 de Agosto

Pataias
Concentração Tuning marcada para Setembro


Decorre nos dias 10 e 11 de Setembro a 7ª Concentração Tuning de Pataias, organizada pelo Grupo Tuning local. A informação está disponível em http://maistuning.com/forum/7a-concentracao-tuning-pataias.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

12 escolas primárias encerram no Concelho

Foi anunciado o encerramento de 297 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, 12 das quais em Alcobaça.
Nenhuma escola do norte do concelho foi abarngida por esta medida.
A lista das 12 escolas:
EB Acipreste
EB Covões
EB Cumeira
EB Frei Domingos
EB Valado de Santa Quitéria
EB Bemposta
EB Boavista
EB Ninho d'Águia
EB de Freires
EB Azambujeira
EB Candeeiros
EB Cabecinha

Oferta de emprego - Câmara Municipal de Alcobaça

A notícia está na edição 938 do Região de Cister de 11 de Agosto

Alcobaça
Autarquia abre concurso para novos funcionários


Foi aprovada, em reunião de Câmara, a abertura de concurso público para recrutamento de vários trabalhadores. Técnico superior de Artes Gráficas, Comunicação Social e Educação Multimédia, Direito, Sociologia, Engenharia Mecânica, Geografia e Planeamento Regional, auxiliares, cabouqueiros, carpinteiros, pintores, tractoristas e cantoneiros são as áreas em causa. Os Serviços Municipalizados também vão admitir trabalhadores.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

USF de Pataias ainda por abrir

A notícia está na edição 938 do Região de Cister de 11 de Agosto

Ainda não há data para a inauguração e as consultas continuam na Martingança
Unidade de Saúde Familiar de Pataias aguarda mobiliário para abrir portas


A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pinhal do Rei, em Pataias, não tem ainda data para abrir, apesar de estar prestes a ser ultrapassado o problema eléctrico que tinha de ser solucionado através da EDP.
Em causa está agora a colocação do mobiliário e equipamento na unidade. “Seis meses depois da data prevista, ainda não temos mobiliário”, desafaba Dina Ruivaco, a médica coordenadora da unidade, referindo-se às cinco semanas previstas inicialmente para a conclusão dos trabalhos.
As obras, que estiveram previstas para 2010, foram começadas no início deste ano. O edifício, que cresceu para as antigas instalações da Junta de Freguesia, sofreu várias melhorias: o chão foi substituído, os gabinetes médicos alterados e o espaço reorganizado por forma a permitir a criação de mais três gabinetes. Foicriado um espaço para os funcionários e uma sala de oxigénios, lixos e vestiários. A criação de salas só para diabéticos, hipertensos, tratamentos e injectáveis é outra das novidades “para que os utentes sejam encaminhados e os actos sejam feitos quando estão programados e não haja aglomeração de pessoas na unidade”, explicou, no início dos trabalhos, Dina Ruivaco.
Os utentes daquela unidade são atendidos no pólo da Martingança, que está a funcionar das 8 às 20 horas, incluindo a consulta aberta dos médicos de família e a consulta aberta do fim do dia, das 19 às 20 horas (com marcação às 18:30 horas).

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Assalto a bombas da gasolina em Pataias

A notícia é da Rádio Cister

Pataias:Ladrões fecham funcionárias em bombas

Dois homens armados com uma pistola assaltaram ontem um posto de abastecimento de combustíveis na EN242, em Pataias, Alcobaça, trancando as duas funcionárias de serviço numa casa de banho enquanto fugiam de mota. O assalto está a ser investigado pela PJ de Leiria.
O assalto ocorreu ao meio-dia e as funcionárias terão estado dez minutos trancadas até serem ajudadas por um cliente, que ouviu os gritos das vítimas.
Os assaltantes não terão dito “uma única palavra”, disse fonte policial, tendo um deles apontado a pistola à funcionária como forma de a obrigar a entregar-lhe o dinheiro que havia em caixa. Depois fugiram pela EN242, não tendo sido possível apurar o sentido da fuga.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Festival de Verão em Paredes da Vitória

O festival na Praia das Paredes no passado fim-de-semana trouxe grande animação à praia.
Quer na sexta-feira, quer no sábado, as esplanadas estavam cheias e até alguém comentava que até parecia Albufeira.
Em destaque estiveram os Moonspell em concerto inédito em plena praia.





Os milhares de pessoas presentes confirmam que as Paredes não têm um maior protagonismo no turismo da região porque não tem recebido quaisquer apoios e iniciativas.
Estão de parabéns os organizadores.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

sábado, 6 de agosto de 2011

Recolha de tampinhas

Notícia no Região de Cister, edição 937 de 4 de Agosto
 
Pataias
Bombeiros aceitam tampinhas para ajudar menina

Decorre, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pataias, uma campanha de solidariedade, através de tampinhas, para com uma menina com necessidades especiais.
Ana Júlia, que frequenta o jardim-de-infância da Cruz da Areia, em Leiria, sofre de distrofia axional infantil, doença degenerativa grave, que começou a ser detectada aos 15 meses de idade.
A criança não anda e perdeu algumas das capacidades que tinha adquirido, tendo a regressão do seu desenvolvimento avançado de forma rápida. Ana Júlia tem várias necessidades, nomeadamente técnicas, de tratamento e de apoio à doença, às quais os pais não conseguem fazer face devido a limitações económicas.
Para ajudar, basta juntar tampinhas e entregar nas instalações dos Bombeiros de Pataias.

Festa de Verão nas Paredes

Notícia da Rádio Cister

Os Moonspell apresentam-se na Praia das Paredes

«Os Moonspell apresentam-se esta noite na Praia das Paredes de Vitória, Pataias, Alcobaça.

Com início às 22h00, esta é uma noite em que a banda vai apresentar os temas mais conhecidos, e será o único concerto de Verão em Portugal.

O Verão dos MOONSPELL será passado em Festivais no exterior (Alemanha, Bélgica, Suécia, Canadá, Polónia, Eslovénia, República Checa e Bulgária). Em Dezembro, a banda encabeça uma tour Espanhola e participa numa digressão de Inverno que percorrerá a Alemanha, a Suíça e a Áustria.

Os MOONSPELL continuam a produzir o seu novo disco de originais, para ser lançado no primeiro trimestre de 2012: a data de lançamento, o título e a editora ainda não são conhecidos.»

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Moonspell na praia das Paredes

A notícia é destaque na Benedita FM

Moonspell atuam este sábado em Paredes da Vitória

Os Moonspell marcam presença no Alcobaça Summer Nights em Paredes da vitória, freguesia de Pataias. O concerto está agendado para este sábado, 6 de Agosto, pelas 22horas.

Fernando Ribeiro esteve à conversa com a Benedita FM. Entrevista para acompanhar na sua rádio esta sexta, dia 5 de Agosto às 14h.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Filarmónica de Pataias faz concerto nas Caldas da Rainha

A notícia é do Jornal das Caldas
http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2011/08/03/animacao-na-cidade-e-na-foz-do-arelho/

Animação na cidade e na Foz do Arelho


Apesar da contenção orçamental devido à crise, a Câmara das Caldas vai desenvolver e apoiar animação cultural na cidade e na praia da Foz do Arelho durante o mês de Agosto.

O anúncio foi feito pelo vereador Hugo Oliveira, que disse que o corte orçamental se situa na ordem dos 30 por cento, mas ainda assim não será sinal de menor qualidade e animação na cidade.

“Em tempos difíceis em que temos de dar resposta a muita coisa, torna-se difícil manter o nível de custos de anos anteriores. Não podemos deixar de fazer animação, mas ao reduzimos cerca de trinta por cento na despesa, ainda garantimos a qualidade dos espectáculos”, disse Hugo Oliveira

A programação, que aposta num novo conceito “Caldas ponto anima” qualquer coisa, como teatro, comer, artesanato, jazz, rock, fado.

“O conceito é este. Caldas ponto qualquer coisa. Vamos ter animação nos largos, nas ruas e nas praças da cidade. Serão pequenos concertos e espaços de animação onde as pessoas vão encontrar espectáculos de fado, jazz e rock, para todos os gostos e públicos, mostrando que há vida na cidade”.

No dia 5 de Agosto haverá Dobop & Drums no Largo José Barbosa, no sábado a Banda Filarmónica de Pataias e a orquestra juvenil de Valado de Frades actuam na Praça 5 de Outubro.

A 12 de Agosto será comemorado o Dia Internacional da Juventude com um espectáculo na Praça 5 de Outubro com Lula Salternativo + João Capinha Quarteto. No dia 13 a Banda Comércio e Indústria sobe ao palco do Parque. Dia 16, é a vez de Fado Entrelinhas no Beco do Forno. Dia 17, actua Caldas Hand-Saw Massacre, no Parque D. Carlos I. No dia 19 haverá um desfile de moda com a eleição da miss Caldas na Rua dos Heróis da Grande Guerra. No dia 20 a Big Band da Nazaré actua na Praça 5 de Outubro. Dia 26, Louie Russo Trio apresenta-se no Largo José Barbosa e no dia 27 actua Hugo Trindade Quarteto na Rua das Montras.

Todos os espectáculos estão marcados para as 22 horas. No mês de Setembro, nos dias 2 e 3, termina este programa de animação, com a actuação do Dixie Nazza Jazz Band na Rua das Montras e Choro das Quartas no Largo Frederico Pinto Bastos.

Além deste programa todas as sextas-feiras à noite há artesanato no Largo José Barbosa.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Romaria de Nossa Senhora da Vitória

Mais um magnífico trabalho do Tiago Inácio que tem quase pronto (está nas revisões finais) um livro de investigação histórica sobre a Mina do Azeiche.


Séculos de Tradição

No próximo dia 15 de Agosto, realiza-se mais uma romaria á Nossa Senhora da Vitória, uma tradição de séculos, que perdura desde a decadência da Vila das Paredes.
Não existe, em concreto, uma data de inicio da romaria, embora, tudo indica, que terá começado em meados do séc. XVI, quando em 1536, a paróquia de Paredes é transferida para Pataias. Em 1542, devido á falta de povoação, nas Paredes, a capela deixa de ter missa. Ora, tendo a capela deixado de celebrar missa, os paroquianos ficaram na incumbência, de realizarem uma romagem à Nossa senhora da Vitória.
No entanto, o primeiro registo encontrado, remete para 1650, na qual Frei Francisco Brandão, monge de Alcobaça, informa da existência de “…hua ermida de invocação a Nossa Senhora da Vitória, de muita devoção e romagem a que acode o povo de Leiria todos os anos no dia da Natividade…”
Em 1711, surge Frei Agostinho de Santa Maria, que menciona “… hé esta casa da senhora, de muyta devoção ainda hoje e de muyta romagem, a que acode o povo de Leyria todos os anos no dia da sua Natividade, a celebrar a sua festa.”
Este foi um dos termos, debatidos na controvérsia sobre a Vila de paredes. Uns afirmavam que a romaria, estaria ligada à batalha de Aljubarrota (14 de Agosto de 1385) devido á grande coincidência das datas, outros, afirmavam, que esta em nada estava ligada à batalha.
No entanto, a romaria, nunca teve nada relacionado com a batalha de Aljubarrota. A comprovar isto, surge um documento de 1758, que afirma, que a romaria se realiza á séculos a 8 de Setembro (Dia da Natividade), e não a 15 de Agosto como actualmente. Só em meados do séc. XIX, o Dia da Natividade é retirado do calendário Litúrgico, sendo transferida a romaria para o dia santo mais próximo, O dia 15 de Agosto, dia de Assunção de Nossa senhora, que se mantém até aos nossos dias.
Na romaria, também conhecida como “a festa dos burros” , segue actualmente, o Anjo que canta as loas, o Juiz, a Juíza, dezenas de bicicletas e carrinhas, e alguns devotos, que percorrem o caminho a pé. No ano de 2010, tentou-se ressuscitar um pouco a antiga tradição na qual participaram alguns Burros (apenas durante alguns minutos no inicio do círio).


 
Fontes:
Livro: Por terras dos antigos Coutos de Alcobaça de Maria Zulmira Marques;
    O Couseiro;
Jornais: Voz da Paróquia, Padre Franklin;
Arquivo Nacional Torre do Tombo: Documentos relativos à Paróquia de 1758.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

APFCAN vai ocupar EB1 de Pataias-Gare

A notícia está no site da Rádio Cister

CMA vai assinar protocolos com a APFCAN

A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) prepara-se para assinar dois protocolos com a Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Um dos acordos prende-se com a cedência de instalações na antiga Escola Básica de Pataias-Gare, ficando a associação responsável pelas obras de adaptação do espaço.
O segundo acordo visa a utilização dos recursos humanos da Associação de Produtores Florestais, tendo em vista a limpeza e vigilância das matas e florestas do concelho de Alcobaça, esclarece Paulo Inácio, presidente da CMA, sublinhando que se trata de uma mais valia muito importante para o município, quer do ponto de vista da Proteção Civil, quer da manutenção dos espaços públicos verdes.