Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Burlas e Palestras

A notícia na edição 1025 do Região de Cister de 11 de abril, sobre um burla na Ferraria e sobre mais uma iniciativa que o Espaço Cultural/Biblioteca de Pataias concretizou.

Escola segura promove ação de esclarecimento contra burlas em pataias
Burlão rouba 550 euros a idosa da Ferraria


Um homem com idade a rondar os 45 anos burlou, recentemente, uma idosa a residir na Ferraria, em Pataias. O indivíduo apresentou-se como representante da Segurança Social, informando que andava a fazer um levantamento das pessoas idosas naquela localidade, assim como recolher outros dados pessoais, nomeadamente que medicamentos lhes haviam sido receitados pelo médico de família. De acordo com o burlão, depois de recolhidas as informações, a idosa seria contatada por uma “doutora” que viria, no dia seguinte, entregar alguns medicamentos. Muito prestável, o impostor sondou ainda a idosa acerca do conhecimento das novas notas de 5 euros que vão entrar em circulação em maio. Oferecendo-se para efetuar a troca, o burlão solicitou à senhora, de 76 anos, que fosse buscar a carteira e, posteriormente o bilhete de identidade e o número de identificação fiscal para emitir o recibo do valor a ser trocado pela nova moeda. Quando regressou, o homem já se havia colocado em fuga. A burla rendeu cerca de 550 euros.
Esta é a história de uma idosa residente na Ferraria, mas não é caso isolado. Na freguesia de Pataias, e nos últimos anos, vários são os registos de idosos que têm sido vítimas de burla. Vítimas fáceis, pelo facto de viverem sozinhos – na maioria dos casos, de acreditarem de uma forma simples no conto do vigário e de já terem alguma dificuldade em perseguir os burlões depois de detetados os intuitos dos mesmos.
Com o objetivo de alertar os idosos para estas situações, decorreu uma ação de sensibilização de combate às burlas dinamizada pela Escola Segura, na passada sexta-feira, no Espaço Cultural de Pataias. Promover a segurança dos idosos e chamar a atenção para todas as fraudes e burlas, nomeadamente através da internet, foi a espinha dorsal do evento, que reuniu duas dezenas de participantes, na sua maioria com idade superior a 60 anos.
Foram dados exemplos de burlas mais frequentes e um apelo aos idosos. “Quando virem o vosso vizinho a conversar com um estranho não hesitem e façam perguntas. Sejam intrometidos, pois assim podem estar a evitar que o vizinho sofra danos financeiros ou, até mesmo, físicos”, aconselhou o cabo Frango, do destacamento da GNR das Caldas da Rainha.

Sem comentários:

Enviar um comentário