Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 9 de abril de 2013

Praia das Paredes intervencionada

A notícia e a fotografia na edição 1024 do Região de Cister de 4 de abril de 2013

Câmara obrigada a mais uma intervenção na Praia das Paredes da Vitória
Setenta mil euros servem para proteção das dunas

 


O mar não tem dado tréguas na praia das Paredes da Vitória, freguesia de Pataias, continuando a provocar estragos nas estruturas de madeira que sustentam os bares dos concessinários e os passadiços. Na semana passada, a Câmara de Alcobaça foi forçada a fazer uma intervenção na praia, na tentativa de recolocar o leito do rio na sua trajetória habitual.
Nas últimas semanas, o rio iniciou uma transformação devido às marés vivas e desviou o percurso para Norte, começando a retirar a segurança ao passadiço e à área do concessionário da zona Norte. Desde o início do inverno que o avanço do mar, que já chegou por várias vezes até à zona dos bares dos concessionários de praia, tem feito estragos incalculáveis.
Contactado pelo REGIÃO DE CISTER, Hermínio Rodrigues, vereador da Câmara de Alcobaça, manifestou preocupação com a situação da Vitória. Depois de duas reuniões com a Administração da Região Hidrográfica do Centro, a autarquia deverá avançar com um projeto de consolidação da arriba e tratamento do rio, a fim de contrariar a tendência para desviar, quer para Sul, quer para Norte da praia.
Apesar da situação não ser da competência da edilidade alcobacense, “iremos fazer parceria neste projeto” com as instâncias superiores. O projeto, que “tem caráter de urgência”, deverá ser executado antes do arranque da época balnear, com o objetivo de devolver aos veraneantes das Paredes a segurança necessária. “Estamos a falar de uma praia galardoada com a Bandeira Azul e recandidatada de novo este ano. Sendo assim, é nossa prioridade devolver-lhe a segurança”, confessa o vice-presidente da Câmara de Alcobaça.
Na sequência do projeto, que prevê um investimento de 70 mil euros, o percurso do rio das Paredes da Vitória deverá ser reconduzido, sofrendo uma alteração de encaminhamento, no âmbito de um estudo já elaborado pelos técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente. Outra das medidas a serem tomadas passa pela colocação de pedras de grandes dimensões nas zonas mais susceptíveis de sofrerem alterações com as marés vivas.
No entanto, e enquanto o projeto não passa para o terreno, a praia continua a ser fustigada pela devastação erosiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário