Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Paredes da Vitória em mapa de 1800

Foi postado ontem como comentário aqui. Só é pena ter-se esquecido de assinar.
http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2012/12/o-mar-e-as-paredes-da-vitoria.html

Por acaso descobri este mapa inglês de 1800 na net e gostaria de partilhar, reparem no pormenor do porto das paredes .
Alguma vez fizeram escavações na zona das Paredes Velhas/zona dos moinhos ? É que parece-me que o cais era mesmo ai !



Comentário

Essa alusão ao porto de Paredes no próprio vale é uma das hipóteses.
De facto, uma pesquisa do subsolo no vale de Paredes poderia indicar o tipo de materiais aí existentes e determinar se o mar já aí esteve ou não.
Se pensarmos na costa da região há 500 anos, é fácil encontrar vestígios dos grandes mares interiores da Lagoa da Pederneira, na Lagoa de Alfeizerão e da Lagoa de Óbidos. Todas estas lagoas sofreram um forte assoreamento que levou à sua drástica redução.
O assoreamento do vale de Paredes é uma hipótese e teria sido contemporâneo, face aos poucos registos históricos que existem. E bem mais rápido, considerando a extensão do vale quando comparado com a mais pequena da lagoas (a Lagoa da Pederneira).
Ao certo, só com as tais escavações ou análises do subsolo é que se saberia.
Mas, pessoalmente e de forma empírica, parece-me cada vez mais a hipótese mais fiável: o porto de Paredes seria no vale, entre a praia e os moinhos.

4 comentários:

  1. As minhas desculpas Flavio Loureiro da Marinha grande, neto de João "Quixote" nascido em Pataias

    ResponderEliminar
  2. Não querendo entrar em muito detalhes, mas já pensaram que o mapa pode não estar correcto?

    Eram mapas que não eram feitos em Portugal e muito menos corrigidos. Hoje encontrei um mapa que me fez pensar neste post.
    Neste site: http://www.davidrumsey.com/, encontramos mais de 300 mapas de Portugal do séc XVIII ao séc. XX, onde se identifica inúmeras vezes Paredes. Mas se se derem ao trabalho de consultar umas dezenas de mapas, reparam num pormenor: Em inúmeros mapas, identificam Paredes na foz do Rio Liz, ou seja identificam Paredes no exacto local da Praia da Vieira e ainda mais um facto, a norte de Paredes surge a localidade de Passagem. Para quem sabe, Passagem é uma localidade a norte da Vieira de Leiria. Resumindo, nesse mapa vê-se um estuário, mas estará a identificar o vale de Paredes ou a foz do Rio Liz? De qualquer das formas enviei-te Paulo um dos mapas recortados, mas quem aceder ao site pode observar perfeitamente que praticamente todos os mapas identificam Paredes como sendo a Praia da Vieira...
    Outro facto que achei curioso logo neste post, é a data, não acredito que sendo um mapa de 1800 e visto que o povoamento na parte mais litoral das Paredes (não me refiro ao Vale), começou ainda no séc. XIX, como seria possivel em tão poucos anos o mar recuar tanto, desde o moinhos até à actualidade.

    A meu ver, a concluindo novamente, esse mapa estará certamente errado, SE alguma vez o mar chegou aos moinhos (o que acredito que sim, mas tenho a minha dúvidas relativamente à localização do porto no Vale), terá chegado no máximo até ao inicio do Séc. XVI, mas como já disse, tenho as minhas dúvidas.

    Um abraço

    Tiago Inácio

    ResponderEliminar
  3. Atlas de Pedro Teixeira 1634 com referencia as Paredes
    http://arkeotavira.com/Mapas/Texeira/Portugal.pdf

    ResponderEliminar