Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
segunda-feira, 8 de abril de 2013
Novo livro sobre Pataias
"50 anos de ocupação do Litoral Oeste. O caso da freguesia de Pataias, Alcobaça".
É o título do novo livro sobre Pataias, com a chancela da Textiverso, que será lançado durante a tradicional Feira do Livro, dia 18 de maio de 2013, nos festejos do 29º aniversário da elevação de Pataias a vila.
O livro, que resulta de uma investigação para apresentação de uma tese de mestrado, apresenta uma história do planeamento através de uma abordagem do local para o nacional e representa muito mais que uma monografia local sobre processos e ações, sendo o retrato de um país que viu multiplicado por todo o seu território processos semelhantes.
Ao longo do texto é analisada a ocupação urbanística do litoral de freguesia de Pataias desde 1960 à atualidade e a sua articulação com os instrumentos de planeamento existentes, com especial destaque para a Pedra do Ouro, Paredes da Vitória e Vale Furado. Refere ainda as situações de Água de Madeiros, Mina do Azeiche, Légua e Falca e não esquece a Polvoeira e os Mijaretes.
Etiquetas:
Água de Madeiros,
Eventos,
Falca,
Gestão e Ordenamento do Território,
História,
Légua,
Litoral de Pataias,
Livro,
Mijaretes,
Paredes da Vitória,
Pedra do Ouro,
Polvoeira,
Vale Furado
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Parabéns Paulo pelo contributo que tens dado a todos nós e a partilha do teu estudo e conhecimento. Um abraço. Lá nos iremos encontrar. Podes reservar um para mim :)
ResponderEliminarObrigado Agnelo.
EliminarSei que também vais lançar um novo livro. Aguardo com espectativa :)
Reforço novamente os Parabéns Paulo :)
ResponderEliminarUm abraço.
Tiago Inácio
E esse guia da freguesia de Pataias, está pronto?
EliminarUm abraço
Já tive oportunidade de ler a tua tese antes de ser livro :)
EliminarEstá na recta final o guia.
Um Abraço
Tiago I.
Votos de muito Sucesso!
ResponderEliminarApesar de (como é óbvio) ainda não ter lido, conhecendo-te pessoalmente, conhecendo o teu trabalho, valor e empenho no que fazes, tenho a certeza tratar-se de um importante contributo para a nossa Terra!
Felicidades!!
Arménio Vieira
Obrigado Arménio.
ResponderEliminarPosso dizer-te, passe a imodéstia, que é uma obra pioneira, não só no método e na abordagem que faz, como na área de estudo (o litoral centro e em especial o de Pataias). Com muito bons resultados nas provas públicas...