Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Centro Escolar de Pataias adiado "sine die"?

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/informacao/sociedade-ambiente/novos-centros-escolares-nao-sao-prioridade-para-proximo-quadro-comunitario-de-apoios
O sublinhado a vermelho é da minha responsabilidade.

NOVOS CENTROS ESCOLARES NÃO SÃO PRIORIDADE PARA PRÓXIMO QUADRO COMUNITÁRIO DE APOIOS

A construção de novos centros escolares no concelho de Alcobaça continua a ser uma prioridade para o executivo camarário, liderado por Paulo Inácio, mas a obra só avançará se existirem fundos comunitários que auxiliem a Câmara Municipal.

“A negociação está a ser ultimada e já manifestamos a nossa discordância com algumas verbas que foram identificadas como prioridades negativas” no âmbito do QCA, explicou o autarca.
De acordo com Paulo Inácio, a Comunidade Europeia está a levantar reservas à construção de novos centros escolares, mas a Câmara de Alcobaça considera que o concelho “continua a precisar de mais”, embora “mais comedidos e ajustados às necessidades demográficas, para se dê um salto qualitativo em termos escolares”.
O Programa +Centro, que está a preparar as candidaturas das autarquias da Região ao QCA 2020, informou, recentemente, a autarquia de Alcobaça, que Bruxelas classificou como prioridades negativas a construção de mais centros escolares e novas áreas industriais nos financiamentos do futuro quadro comunitário.
No entanto, e sobre as áreas empresariais, Paulo Inácio refere que já existirá maior flexibilidade de Bruxelas para algumas candidaturas.
“Havia reservas por parte de Bruxelas relativamente a zonas industriais, mas penso que já houve um salto qualitativo e que poderá ser ultrapassada essa resistência”, adiantando que o Município de Alcobaça pretende fazer algumas intervenções na ALE do Casal da Areia e a consolidação da zona industrial de Pataias.
Como áreas não prioritárias nos próximos financiamentos comunitários estão também o ambiente e património, o que poderá colocar em risco o desenvolvimento do projeto autárquico de reabilitação do Museu do Vinho, recentemente reaberto ao público.

Comentário

O Centro Escolar e a Zona Industrial da Alva de Pataias fazem parte das promessas de investimento de aproximadamente 10 milhões de euros em Pataias, por parte da Câmara Municipal de Alcobaça. Promessas de Paulo Inácio.
A Câmara Municipal tem conseguido "inventar" dinheiro para Alcobaça, S. Martinho do Porto e para a Benedita. Para Pataias, será novamente com "fundos locais"?

Sem comentários:

Enviar um comentário