Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Eventos e festas em Paredes da Vitória

A notícia no Região de Cister de 30 de julho de 2015

Paredes da Vitória
Ação de limpeza, festas de arraial e yoga na praia da Vitória

A praia das Paredes da Vitória continua a ser palco de várias atividades que visam tornar aquela praia mais atrativa para os veraneantes.
Associada às festas organizadas pela Associação de Moradores e Amigos (AMA) das Paredes , que decorrerão amanhã e no próximo sábado, terá lugar a Feira das Artes, marcada para sábado e domingo, data em que decorre também a ação de limpeza do areal, organizada pela Câmara de Alcobaça e pela União de Freguesias de Pataias e Martingança, a partir das 10 horas. Yoga ao pôr-do-sol às sextas, a partir das 20:30 horas, é também uma sugestão para os interessados, bastando dirigir-se à plataforma por cima da ETAR.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Atividades da Biblioteca de Verão

A notícia na edição de 30 de julho de 2015 do Região de Cister

Paredes - No próximo domingo
Autores de Alcobaça apresentam obras na Biblioteca de Verão

A Biblioteca de Verão continua a promover várias atividades, que visam atrair os veraneantes àquele espaço situado no edifício da ETA R. Exemplo dessas atividades são as duas sessões de “A Ciência vai a banhos”, destinadas aos mais jovens e marcadas para os dias 7 e 21 de agosto, a partir das 14:30 horas. As inscrições são gratuitas.
Dirigidos aos adultos que gostem de literatura irão decorrer, no próximo domingo, os “(En)Cont(r)os à beira-mar”, com a presença do grupo Notas faladas (na foto). Nesse evento literário, três autores de Alcobaça vão apresentar as suas obras. Às 14:30 horas, o palco é reservado a Mary Bento que vai contar a “História do quadro branco”. Marta Luís, com a “Poesia fora de mãos”, e Óscar Santos, com as “Crónicas de coisas sem interesse nenhum”, passam pela Biblioteca das Paredes da Vitória às 17:30 horas.
Já no dia 8 de agosto, a Biblioteca de Verão promove o terceiro e último passeio de verão, que vai levar os participantes até às lagoas de Pataias, a partir das 10 horas, numa visita guiada pela bióloga Ana Sílvia Malhado. As inscrições encontram-se abertas na Biblioteca de Verão. Recorde-se que os primeiros passeios, realizados em julho, foram até à mina do Canto d’Azeche e aos moinhos do vale das Paredes.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Valter Ribeiro luta por lugar de deputado

A notícia no Região de Cister de 23 de julho de 2015

Alcobaça - deputado foi indicado pela concelhia para candidato a deputado
Valter Ribeiro reúne apoios no PSD

Sem surpresa, Valter Ribeiro foi o nome indicado pela Concelhia de Alcobaça do PSD para a lista de deputados da coligação do PSD e do CDS-PP pelo círculo eleitoral de Leiria.
O deputado e presidente da Concelhia de Alcobaça reuniu consenso a nível local e distrital, mas faltará ainda saber qual o lugar que ocupará na lista pelo distrito e se terá condições para voltar a chegar ao Parlamento, tal como aconteceu na legislatura atual com o Governo de Passos Coelho.
A coligação ainda não anunciou o cabeça de lista por Leiria, mas tudo indica que Teresa Morais deva merecer a preferência. O presidente da Distrital, Fernando Costa, deverá ser o número 2, numa lista que deverá contemplar a grande maioria dos deputados em funções, com exceção de Fernando Marques, que está de saída da Assembleia da República.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Arraial popular na praia das Paredes

A notícia na edição do Região de Cister de 23 de julho de 2015

Paredes da Vitória
Festa de arraial regressa no final do mês com Feira das Artes

As Paredes da Vitória volta a estar em festa nos dias 31 de julho e 1 de agosto. No decorrer dos festejos haverá jogos tradicionais, quermesse e vários petiscos e bebidas, nomeadamente ginja caseira, caracóis, sopas, bifanas, porco no espeto (no sábado), sadinhada, caipirinhas, café d’avó e filhós e chouriço assado.
Na sexta-feira, a animação do arraial fica ao cargo de Vergílio Pereira, enquanto no sábado atua o duo Pôr do Sol. No dia 1 do próximo mês, o arraial abre às 11 horas, em simultâneo com a Feira das Artes. Entre as 18 e as 22 horas decorre o espaço infantil e mais tarde, às 18:30 horas, terá lugar a arruada.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Igreja da Martingança adia inauguração

A notícia na edição do Região de Cister de 23 de julho de 2015

Martingança - Projeto orçado em meio milhão de euros
Inauguração da nova igreja adiada para o próximo ano

A comunidade católica da Martingança vai ter de esperar até 2016 para testemunhar a inauguração da nova igreja, cuja primeira pedra foi lançada no dia 31 de agosto de 2008.
Passados sete anos, a obra encontra-se ainda na fase de acabamentos interiores. Tudo porque a obra vai sendo feita conforme as verbas disponíveis, asseguram Elsa Rodrigues, António Neves, Elsa Sousa e Octávio Filipe, membros da comissão da igreja da Martingança.
Desde o início deste ano já foi colocado o teto falso em madeira e a pedra no chão na zona do altar. Ao nível de acabamentos exteriores, o edifício encontra-se praticamente concluído, tendo já sido colocados os vitrais oferecidos por um paroquiano.
Agora, a comissão da igreja aguarda pela realização das festas em honra de Nossa Senhora de Fátima, agendadas para os dias 11, 12 e 13 de setembro, para poder avançar com a colocação do chão na restante área da igreja.
Apesar de estar a ser realizada a um ritmo lento, a obra de construção da igreja da Martingança não deverá ultrapassar o valor inicialmente previsto, ou seja, 500 mil euros.
Além das receitas provenientes da realização de festas e de donativos diversos, a comissão da igreja contou ainda com o apoio da União de Freguesias de Pataias e Martingança, da ex-Junta de Freguesia da Martingança, da Câmara de Alcobaça e do Santuário de Fátima. Um protocolo estabelecido com o banco Banif – que teve um balcão na sede da Junta de Freguesia há alguns anos – permitiu encaixar alguns fundos.
No decorrer dos últimos anos, também têm sido organizados vários almoços de angariação de fundos para custear a obra. ”Temos tido um grande apoio por parte da comunidade”, garantem os membros da comissão da igreja.
No próximo dia 2 de agosto, a comissão de festas em honra de Nossa Senhora de Fátima promove mais um almoço, que irá decorrer no largo das festas religiosas daquela localidade. Sopa de peixe, bacalhau com natas, perna de porco no espeto, feijoada e saladas diversas são as sugestões gastronómicas para o almoço, que terá um custo de 10 euros por participante.
Os interessados em apoiar as obras de construção da nova igreja deverão inscrever-se através do telemóvel 919 434 119.

domingo, 26 de julho de 2015

CD Pataiense - mantém-se crise diretiva

A notícia na edição do Região de Cister de 23 de julho de 2015

Pataias - Nova assembleia geral marcada para dia 7 de agosto
Clube Desportivo Pataiense mantém-se com comissão de gestão mais um mês

A comissão de gestão que se encontra à frente dos destinos do Clube Desportivo Pataiense vai manter-se em funções mais um mês, de acordo com a decisão tomada na assembleia geral, que decorreu na passada sexta-feira.
Agendada para eleger uma nova Direção para o clube azul e branco, a reunião dos sócios acabou por levar ao prolongamento da manutenção da comissão de gestão por mais 30 dias. No próximo dia 7 de agosto terá lugar uma nova assembleia geral, no decorrer da qual deverá surgir uma lista candidata à Direção.
Para já, o clube foi oficialmente inscrito na Associação de Futebol de Leiria, podendo disputar o próximo campeonato, caso a nova Direção e os sócios assim o entendam.”Está tudo em aberto”, assegura João Vieira, membro da comissão de gestão, referindo que “com a inscrição do clube na AFL, a possibilidade do Pataiense continuar a disputar o Campeonato do distrito existe”. “Se não o tivéssemos feito, a próxima Direção não poderia, mesmo querendo, avançar com o futebol federado”, acrescenta.

sábado, 25 de julho de 2015

Burinhosa - ENBA 2015

A notícia na edição do Região de Cister de 23 de julho de 2015

Burinhosa - Esperados mais de 850 partici antes no próximo domingo
Encontro Nacional de Bicicletas Antigas regista recorde de inscrições

O dia mais esperado na Burinhosa acontece já no próximo domingo. Mais de 850 participantes voltam a pedalar no âmbito do Encontro Nacional de Bicicletas Antigas (ENBA), que vai para a 12.ª edição.
As inscrições, inicialmente limitadas às 750, já ultrapassam as 850, havendo ainda uma lista de espera de uma centena de pessoas que aguardam a confirmação por parte dos membros do Men In Bike, grupo responsável pela organização do evento.
O percurso delineado para esta edição terá 16 quilómetros e é aberto à participação de ciclistas com idades compreendidas entre os 8 e os 75 anos.
O sucesso registado nas edições anteriores e a divulgação que tem sido feita em torno do evento poderão ser os principais motivos pelo constante crescimento do número de participantes, ano após ano.
A Bicimobília, exposição de peças e acessórios, que vai para a sétima edição, e a exposição temática “A bicicleta antiga para todos”, mostrade bicicletas e triciclos, prometem atrair milhares de visitantes à Quinta da Valinha, no domingo, onde poderá ser apreciado o maior desfile de bicicletas antigas e de trajes do século passado, do País. São esperados mais de 2.500 visitantes.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Paredes da Vitória - Encontro dos amigos do facebook

A notícia no Região de Cister de 23 de julho de 2015

Paredes - Evento decorre domingo
Encontro dos Amigos do Facebook conhece segunda edição

É já no próximo domingo, a partir das 11 horas, que arranca o II Encontro dos Amigos do Facebook no Parque de Merendas das Paredes da Vitória.
A iniciativa, à semelhança da edição decorrida em 2011, é organizada por Adelino Pereira (na foto), que gere o quiosque do parque de merendas. No dia 9 de agosto, a iniciativa repete-se para proporcionar a participação dos emigrantes que chegam a Portugal naquele mês.
“A ideia é promover eventos que animem as Paredes”, explica o organizador que, na primeira edição, conseguiu juntar largas dezenas de participantes. Esta edição poderá atrair centenas, pois os motivos para que os utilizadores do Facebook adiram ao encontro foram reforçados: os 850 participantes no Encontro Nacional de Bicicletas Antigas irão fazer uma paragem no Parque de Merendas das Paredes da Vitória. “O momento será ideal para apreciar o desfile de bicicletas antigas”, assegura Adelino Pereira.
Mas o empresário tem outros projetos para o quiosque e para a “sua” praia. “Este vai ser um espaço onde vão acontecer coisas diferentes. Pretendemos organizar eventos musicais e vamos ter um palco aberto aos músicos da freguesia e da região”, explica Adelino Pereira. Aos fins de semana, o quiosque terá um espaço reservado a exposições de artesanato. “Tudo para proporcionar uma boa onda aos clientes”, remata.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Dia de luto oficial

23 de julho de 1374

Doação de Pataias aos monges do Mosteiro de Alcobaça.

Assinalam-se hoje 641 anos que Pataias passou a integrar os Coutos do Mosteiro de Alcobaça, de forma a garantir aos monges um maior valor de rendas.

Doação "em sembra" de D. Fernando e D. Leonor ao Mosteiro de Alcobaça da aldeia de Pataias.

«A mercê é dada para compensar o Mosteiro da pestilência e da guerra que o afetou e para "pagar" os serviços por este prestados a Deus e a Santa Maria. Entrega da jurisdição civil e criminal, mero e misto império, da dita aldeia, ficando liberta da sujeição a Leiria»


Campos, Isabel (2008), Leonor Teles, uma mulher de poder?.
Tese de mestrado em História Medieval Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Participação Pública - Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2016/2021

Participação Pública - Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2016/2021

Iniciou-se a 12 de Junho de 2015 o período de participação pública da versão provisório dos Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2016/2021 (PGRH), promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), para as oito Regiões Hidrográficas do Continente.
A participação ativa de todas as partes interessadas na elaboração, revisão e atualização dos PGRH, é um ponto-chave para a DQA (artigoº 14º) e para a Lei da Água (artigos 26º, 84º e 85º) enquanto motor para o sucesso da prossecução dos seus objetivos.
A documentação relativa à versão provisória dos planos pode ser consultada aqui.
Poderá aceder a toda a informação relativa às diversas fazes de planeamento no portal da Agência Portuguesa do Ambiente.
Brevemente será divulgado o calendário das Sessões de Esclarecimento relativamente aos planos.


domingo, 19 de julho de 2015

Inauguração de parque canino

A notícia na edição 1043 do Região de Cister de 16 de julho de 2015

Pataias - No próximo dia 25
Pataiaspatas inaugura primeiro parque de diversão canina do País

O primeiro parque de diversão canina do País é inaugurado, no próximo dia 25 de julho, em Pataias, pela mão do grupo Pataiaspatas. Apadrinhado pela cantora nazarena Teresa Radamanto, o parque canino é oficialmente inaugurado pelas 16 horas, seguindo-se a realização do workshop de treino canino”Convivência e socialização num parque canino”. Às 19 horas, a madrinha do parque sobe ao palco acompanhada pelo duo musical Alma Lusa.
O parque canino do Pataiaspatas situa-se nas traseiras do cemitério da vila, num terreno cedido pelo pataiense Noel Coutinho. Todos os equipamentos de diversão foram construídos com materiais oferecidos por empresas e alguns particulares da região. Coube aos membros do Pataiaspatas, Diana Monteiro e Marino santos, projetar e construir os equipamentos de diversão do parque. A estrutura está orçada em cerca de três mil euros e tem uma pista com 30 metros, obstáculos, plataformas e vários outros equipamentos de diversão canina.
Recorde-se que o grupo Pataiaspatas tem organizado vários eventos, entre os quais workshops, caminhadas e atividades lúdicas que juntam cães e os respetivos donos para angariar fundos para a construção do parque de diversão canina.

sábado, 18 de julho de 2015

Paredes da Vitória - Biblioteca de praia

As notícias na edição 1043 do Região de Cister de 16 de julho de 2015

Alcobaça - iniciativa disponibiliza livros e revistas para venda e empréstimo
Bibliotecas de praia instaladas em São Martinho do Porto e Paredes de Vitória

As praias de São Martinho do Porto e Paredes da Vitória têm à disposição dos veraneantes bibliotecas de praia, nas quais se podem requisitar livros. Fernando Pessoa, Miguel Torga ou Pedro Chagas Freitas são alguns dos autores que pode encontrar no espaço.
A Biblioteca de Praia em São Martinho do Porto, localizada na Marginal, junto ao Posto de Primeiros Socorros, abre portas no dia 1 do próximo mês e encerra no final do mesmo mês. Está aberta entre as 10 e as 18 horas e permite a requisição de livros durante uma semana e revistas durante um dia.
Também na Praia de Paredes de Vitória, em Pataias, está à disposição dos veraneantes uma Biblioteca de Praia, instalada junto às instalações da ETAR. O espaço, que abriu no início deste mês, funciona das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas. A biblioteca encerra aos fins de semana, exceto durante o período de 15 de julho a 15 de agosto, no qual estará aberta todos os dias.
Estão disponíveis livros e revistas para venda e empréstimo (durante períodos renováveis de três dias), estando ainda patente uma exposição com trabalhos artísticos de criadores locais. O espaço também funciona como ateliê de atividades e trabalhos manuais para crianças.
A Biblioteca de Praia em Paredes de Vitória é uma iniciativa da União de Freguesias de Pataias e Martingança, e em São Martinho é da responsabilidade da autarquia.
Para a vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, “a praia é para muitos o local ideal para se ler um bom livro e o município pretende contribuir para isso, na perspetiva de bem receber e acolher os seus visitantes e turistas”.


Paredes espaço estará aberto até ao final de agosto no edifício da etar
Biblioteca de Verão já arrancou com atividades para crianças e adultos

A Biblioteca de Verão da União de Freguesias de Pataias e Martingança, a funcionar no edifício da ETAR das Paredes da Vitória até ao dia 31 de agosto, organiza o evento “A ciência vai a banhos”, nos dias 7 e 21 de agosto, a partir das 14:30 horas. As inscrições encontram-se abertas na Biblioteca de Verão para crianças maiores de seis anos.
Também organizados pela Biblioteca de Verão, terão lugar três passeios de verão. No dia 18 de julho, às 10 horas, a Mina do Azeche é o destino escolhido, enquanto, no dia 25 de julho, pelas 9 horas, os inscritos terão oportunidade de visitar os moinhos do vale das Paredes. Já no dia 8 de agosto, às 10 horas, inicia o passeio pedestre às lagoas de Pataias. As visitas são guiadas pelos investigadores pataienses Tiago Inácio e Paulo Grilo.
Além destas atividades extras, a Biblioteca de Verão disponibiliza aos veraneantes vários serviços gratuitos, nomeadamente acesso wireless, empréstimos de livros, jogos infantis e ateliês dedicados às crianças.
No período de verão, o Espaço Cultural de Pataias, onde decorrem as aulas da Universidade Sénior, encontra-se encerrado.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

As Alvas de Pataias - as coincidências

Recupero informação postada em 2009 no Sapinho Gelásio com origem no blogue de Rogério Raimundo em http://uniralcobaca.blogspot.pt/2009/08/alva-de-pataias-e-dividida-em-10.html datada de 6 de agosto de 2009.

(PATRIMÓNIO) 28.
------ ALVA DE PATAIAS – PROPOSTA –
Os terrenos camarários da “Alva Pataias” têm um pouco menos de área do que a digitalmente definida em 10 parcelas de A a J que totaliza 3.285.679 m2

59.259m2 são de caminhos e arruamentos
Que bela propriedade! +1 terreno “lombo de alcaide”!!!O que pensa fazer esta maioria PSD até ao final do mandato, quando não a soube valorizar em 606 semanas desde que fui eleito (14.12.1997) em conjunto com o Vereador de Pataias Hermínio Rodrigues!!!
Vereador Hermínio diz que tem havido apostas fortes e que só é dividir em 10 parcelas o que estava como sendo uma única.
Não percebe a crítica quando sou contra o golfe de Pataias.
Errado! Eu votei a favor do de Pataias! Só não percebo é a demora que já vai em 4 anos!!!

Depois, há estas declarações de Paulo Inácio em Assembleia Municipal
http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2011/12/assembleia-municipal-assuntos-sobre.html

[...]
Alvas de Pataias, Mina do Azeche e Senhora da Vitória

Quanto a mim, o ponto mais interessante da sessão. A respeito do orçamento de 2012 e da receita, Paulo Inácio referiu-se aos cerca de 1000 ha das Alvas na freguesia de Pataias. Disse que estava junto dos Serviços Florestais a tratar da passagem destes terrenos para a gestão direta da Câmara. Encara isto como um processo de boa gestão da coisa pública e uma janela de oportunidade para a criação de receita no município. A venda de matéria-prima a uma empresa (grande investimento) que se irá instalar no Casal da Areia é uma possibilidade. Defendeu que um desbaste de forma equilibrada, sustentável e racional trará um bom retorno financeiro.
[...]

Finalmente, a informação de alienação das Alvas para troca de terrenos em Alcobaça
http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2015/05/vila-de-pataias-31-aniversario-prenda.html

[...]
Os agora 50 hectares da Alva de Pataias servirão para que o município pague a indeminização dos edifícios expropriados junto ao mosteiro, aquando a requalificação dos seus espaços envolventes. 50 hectares contíguos à zona industrial de Pataias, para pagarem mais um disparate, porque feito “às três pancadas”, da Câmara Municipal. E Pataias, uma vez mais, paga.
[...]

Ou a população de Pataias anda muito distraída, ou há coincidências da breca.
Mas depois as coisas acontecem e os "malvados" de Alcobaça é que são culpados...

Universidade Sénior no edifício da EB1 Pataias em 2016

A notícia na edição 1143 do Região de Cister de 16 de julho de 2015

Pataias - Dependendo da mudança da escola primária para a EB 2,3
Universidade Sénior pode mudar para edifício da EB1 em 2016

A Universidade Sénior de Pataias poderá mudar-se para o edifício da Escola EB 1 de Pataias, logo que as aulas do primeiro ciclo sejam transferidas para a EB 2,3, como está a ser estudado pela Câmara de Alcobaça e pelo executivo da União de Freguesias de Pataias e Martingança. No entanto, “esta solução já não vai acontecer no próximo ano letivo, que inicia em setembro”, como garante Dário Moleiro, secretário da UFPM. Na opinião do autarca, “fará todo o sentido que as instalações da escola EB 1 sejam aproveitadas para acolher a Universidade Sénior e a Biblioteca de Pataias, a par de outros organismos”, logo que seja feita a transição das aulas da escola primária para o edifício da EB 2,3.
Segundo Dário Moleiro, o primeiro ano de funcionamento da Universidade Sénior foi “positivo”. “Houve satisfação por parte dos professores e dos alunos, apesar de nos termos deparado com algumas dificuldades de gestão, normais por se ter tratado do primeiro ano”, explica o autarca, referindo que “existem arestas a limar antes do início do segundo ano lectivo”.
O arranque das aulas está previsto para o dia 1 de outubro, devendo as mesmas terminar a 30 de junho. As inscrições dos alunos que pretendem frequentar o ensino sénior em Pataias no ano letivo 2015/2016 já se encontram abertas na Biblioteca de Verão, nas Paredes da Vitória, na sede da UFPM, no largo do Cruzeiro, ou no stand da Universidade Sénior de Pataias nas festas em honra de Nossa Senhora da Vitória, que vão decorrer na semana do 15 de agosto.
Recorde-se que, no primeiro ano de atividade, a Universidade Sénior de Pataias registou a inscrição de 92 alunos que frequentaram as 20 disciplinas lecionadas por 22 voluntários. 
História, gastronomia, costuromania, empalhamento em vime, música, dança, ginástica da mente e xadrês são algumas das disciplinas que deverão ir juntar-se às restantes 20 lecionadas no ano de arranque.
Para já, os responsáveis pela Universidade Sénior procuram professores voluntários que queiram lecionar as novas disciplinas, no próximo ano letivo. “Sobre as novas disciplinas, irá procurar-se contatar algumas pessoas com ligação à área disciplinar, com disponibilidade em prestar voluntariado” no projeto, referem os responsáveis.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Parque canino em Pataias

A notícia no site do Região de Cister em:
http://regiaodecister.pt/pt/noticias/pataiaspata-inaugura-parque-de-diversao-canina

Pataiaspata inaugura parque de diversão canina

O primeiro parque de diversão canina do País é inaugurado, no dia 25 deste mês, em Pataias, pela mão do grupo Pataiaspatas. Apadrinhado pela cantora nazarena Teresa Radamanto, o parque canino é oficialmente inaugurado pelas 16 horas, seguindo-se a realização do workshop de treino canino”Convivência e socialização num parque canino”. Às 19 horas, a madrinha do parque sobe ao palco acompanhada pelo duo musical Alma Lusa.
O parque canino do Pataiaspatas situa-se nas traseiras do cemitério da vila, num terreno cedido pelo pataiense Noel Coutinho. Todos os equipamentos de diversão foram construídos com materiais oferecidos por empresas e alguns particulares da região. Coube aos membros do Pataiaspatas, Diana Monteiro e Marino santos, projetar e construir os equipamentos de diversão do parque. A estrutura está orçada em cerca de três mil euros e tem uma pista com 30 metros, obstáculos, plataformas e vários outros equipamentos de diversão canina.
Recorde-se que o grupo Pataiaspatas tem organizado vários eventos, entre os quais workshops, caminhadas e atividades lúdicas que juntam cães e os respetivos donos para angariar fundos para a construção do parque de diversão canina.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

terça-feira, 14 de julho de 2015

CCRD Burinhosa na Letónia

A notícia no Região de Cister de 9 de julho de 2015

Futsal
CCRD Burinhosa em torneio na Letónia

A equipa do CCRD Burinhosa foi convidada para disputar um torneio em Riga (Letónia) no mês de agosto. Além dos burinhosenses, participam os clubes campeões da Letónia, Rússia, Bielorrússia e França. A equipa da aldeia do futsal desloca-se a terras letãs de 20 a 23 de agosto, sendo a única equipa portuguesa naquele torneio. Esta é a primeira participação internacional do clube.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

ENBA com iscrições esgotadas

A notícia na edição de 9 de julho de 2015 do Região de Cister

Burinhosa - Convívio tem lugar na quinta da valinha no próximo dia 26
Encontro de Bicicletas Antigas com inscrições esgotadas

Faltam 16 dias para a realização da 12.ª edição do Encontro Nacional de Bicicletas Antigas (ENBA), agendado para o próximo dia 26, na Burinhosa. As inscrições, inicialmente limitadas às 750, já ultrapassam as 850, havendo ainda uma lista de espera de uma centena de pessoas, que aguardam a confirmação por parte dos membros do Men In Bike, grupo responsável pela organização do evento.
“Esta edição deverá bater o recorde ao nível de inscrições”, diz Rui Rodrigues, principal mentor do ENBA, que conta com a colaboração de cerca de 50 voluntários na logística do Encontro de Bicicletas Antigas.
O sucesso registado nos anos anteriores e a divulgação que tem sido feita do evento poderão ser os principais motivos pelo constante crescimento do número de participantes, ano após ano. A Automobília, em Aveiro, o Motorclássico, em Lisboa, e o LeiriaShopping, na cidade de Leiria, são alguns dos espaços onde o Men In Bike divulgou o Encontro de Bicicletas Antigas.
Agora que está assegurado mais um sucesso ao nível de participantes, Rui Rodrigues vai tratar dos detalhes finais do evento “para que tudo corra bem”. “Vamos trabalhar nas exposições temáticas e preparar recinto e percurso”, explica o “pai” do ENBA.
Apesar da crise económica do País e da região, o ENBA tem mantido os patrocinadores nas últimas edições. E tem ganho novas. “A empresa de confeção de selins mais antiga de Portugal entrou em contacto connosco para oferecer um patrocínio e uma parceria”, refere. Em resultado dessa parceria, o ENBA vai ter uma edição especial de selins, desenhados e confecionados para o evento.
“Ao que parece, esta edição vai somar mais um sucesso. O ENBA é uma aposta ganha”, assume Rui Rodrigues, acreditando que a Bicimobília (exposição de peças e acessórios, que vai para a sétima edição) e a exposição temática “A bicicleta para todos” (exposição de bicicletas e triciclos) vão atrair centenas de visitantes à Quinta da Valinha no dia do grande evento. E tudo por causa da “paixão” que Rui Rodrigues nutre por veículos.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

As bibliotecas de praia em Alcobaça

A notícia em:
http://www.cm-alcobaca.pt/pt/noticias/2174/praias-do-concelho-de-alcobaca-sao-lugares-ideais-para-a-leitura.aspx#.VZ_f5-XsYHg.facebook

Praias do Concelhos de Alcobaça são lugares ideais para a leitura

As praias do Concelho de Alcobaça, como São Martinho do Porto e Paredes da Vitória, oferecem as melhores condições para pôr a leitura em dia. Fernando Pessoa, Miguel Torga ou Pedro Chagas Freitas são autores que podem ser requisitados nas bibliotecas de praia que estão à disposição dos veraneantes.
A Biblioteca de Praia em São Martinho do Porto abre portas de 1 a 31 de Agosto dando aos veraneantes a possibilidade de desfrutarem do prazer da leitura no belo cenário da baía de São Martinho do Porto.
A Biblioteca está situada na marginal junto ao Posto de Primeiros Socorros, aberta das 10:00 às 18:00, e permite a requisição de livros, durante uma semana, e de revistas, durante um dia.
Para a vereadora da Cultura, Inês Silva, “a praia é para muitos o local ideal para se ler um bom livro e o Município pretende contribuir para isso, na perspetiva de bem receber e acolher os seus visitantes e turistas”.
A Biblioteca de Praia de São Martinho do Porto é organizada pela Câmara Municipal de Alcobaça através da Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Em paralelo, a Praia de Paredes de Vitória, em Pataias, tem também à disposição uma Biblioteca de Praia situada junto às instalações da ETAR.
Aberta de 1 de julho a 31 de Agosto, das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, a biblioteca encerra aos fins-de-semana, exceto durante o período de 15 de Julho a 15 de Agosto no qual estará aberta todos os dias.
Estão disponíveis livros e revistas para venda e aluguer (durante períodos renováveis de 3 dias), estando ainda patente uma exposição com trabalhos artísticos de criadores locais. O espaço também funciona como atelier de atividades e trabalhos manuais para crianças.
A Biblioteca de Praia em Paredes de Vitória é uma iniciativa da União de Freguesias de Pataias e Martingança.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Praias de Ouro do Oeste

A notícia no Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=699ecf7a-eb81-4e27-bec0-1b0cecf0678e&edition=176

Três praias saíram da lista, mas entraram outras três
42 praias da região Oeste, Leiria e Santarém classificadas com Qualidade de Ouro
   
A Quercus classificou 42 praias da região com Qualidade de Ouro, o mesmo número que no ano anterior, embora tenha havido três entradas e três saídas. O concelho de Alcobaça perde a praia de S. Martinho do Porto e o da Lourinhã a praia Areia Sul. Por sua vez, Mafra perde Baleia, mas ganha Ribeira de Ilhas. Com sinal positivo, o concelho da Marinha Grande ganha Praia Velha e o de Peniche Medão – Supertubos. 
Dia 1 de junho, 180 praias portuguesas iniciaram a sua época balnear. Outras 199 começaram o período balnear apenas a 15 de junho e, a partir de 1 de agosto, todas as 569 águas balneares em Portugal estarão em condições de ser frequentadas.
À semelhança dos anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza identificou, de acordo com critérios estabelecidos pela própria associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo qualidade de ouro, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
No total, a Quercus identificou 314 praias com qualidade de ouro em Portugal – menos 41 que no ano anterior - sendo 26 praias interiores.Em 2015, existem 569 águas consideradas balneares em território nacional.
Tal como sucede no início de todas as épocas balneares, a Quercus voltou a atribuir a classificação de ‘Praias com Qualidade de Ouro’ às zonas balneares do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade. Este ano, foram distinguidas 314 praias com qualidade de ouro, das quais 283 são costeiras, 26 são interiores e 5 são de transição.
Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:
- Qualidade da água EXCELENTE nas cinco últimas épocas balneares de 2010 a 2014;
- TODAS as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2014) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100 ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250 ufc/100 ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200 ufc/100 ml e 500 ufc/100 ml, respetivamente.
Esta avaliação efetuada pela Quercus é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspeto em específico, para além de incluir todas as águas balneares, não envolvendo qualquer processo de candidatura.
O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
Ficam de fora desta lista as águas balneares cuja classificação abranja menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior à estabelecida como mínimo pela Quercus.
Em comparação com 2014, há menos 41 praias com qualidade de ouro, num total de 314 das 569 águas balneares. Este ano, temos menos 39 praias costeiras e 2 interiores a receber esta distinção.
O concelho com maior número de praias com qualidade de ouro é Albufeira (com 21 zonas balneares), seguido de Vila Nova de Gaia (18), Vila do Bispo (12), Torres Vedras (11), Cascais e Grândola (10). Os concelhos com maior número de praias interiores com qualidade de ouro são Vinhais (3) e Macedo de Cavaleiros (2). Entre 2014 e 2015, houve 21 novas águas balneares a serem classificadas como qualidade de ouro, enquanto 62 perderam essa classificação.
Praias da Região classificadas com Qualidade Ouro

Alcobaça 
Agua de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira

Caldas da Rainha
-Foz do Arelho‐Lagoa e Praia do Mar

Leiria 
Pedrógão Centro e Pedrógão Sul

Lourinhã 
Areia Branca, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão

Macão 
Carvoeiro (Interior)

Mafra
Foz do Lizandro‐Mar, Porto da Calada, Ribeira de Ilhas e S. Lourenço

Marinha Grande 
Pedras Negras e Praia Velha

Nazaré
Nazaré e Salgado

Peniche
Baleal Campismo, Baleal Norte, Baleal Sul, Consolacão, Cova da Alfarroba, Gamboa, Medão‐Supertubos, Peniche de Cima, S. Bernardino

Pombal
Osso da Baleia

Tomar 
Alverangel (Interior)

Torres Vedras
Amanhã‐Santa Cruz, Azul Centro‐Santa Cruz, Fisica‐Santa Cruz, 
Formosa, Mirante‐Santa Cruz, Navio, Pisão‐Santa Cruz, Santa Helena, Santa Rita‐Norte e Santa Rita‐Sul

terça-feira, 7 de julho de 2015

Assembleia Municipal cheia de promessas

A notícia no Região de Cister 1141 de 2 de julho de 2015

Pataias - Câmara garante que obras vão arrancar
Paulo Inácio deixa várias promessas na Assembleia

Parece ter saído o jackpot à União de Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM) no decorrer da Assembleia Municipal que teve lugar no auditório dos Bombeiros de Pataias, na passada terça-feira. Na sua maioria, as intervenções foram asseguradas pelos deputados municipais do Norte do concelho de Alcobaça, que reclamaram algumas obras para a freguesia.
A implementação do centro escolar, a requalificação da Lagoa, a construção da rede de saneamanento básico nos Pisões e Mélvoa, a dinamização das zonas industriais das Alvas e dos Calços e a requalificação da Avenida Rainha Santa Isabel foram os temas que dominaram a sessão ordinária do órgão municipal.
Adriana Bento (CDS/PP) lamentou que “a freguesia esteja um bocado esquecida” pela Câmara de Alcobaça. Da bancada da CDU, Rui Coutinho relembrou que “não é a primeira vez que os terrenos de Pataias servem de moeda de troca de alguns negócios, não havendo retorno de investimento para a nossa freguesia”, a propósito da eventual futura venda de alguns terrenos das Alvas. “Já António Calaxa, do PS, alertou para o facto de Pataias poder “transformar-se numa vila fantasma”, se as zonas industriais não forem vitalizadas.
Paulo Inácio assegurou que todas as obras enumeradas “estão bem encaminhadas”. “Estamos a lutar por um centro escolar onde as crianças estudem até ao 9.º ano”, garantiu o presidente da Câmara de Alcobaça, deixando antever a passagem do ensino primário para a EB 2,3. Relativamente à requalificação da avenida, o autarca informou ainda que “a Câmara vai avançar com a primeira fase do projeto de requalificação”.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Lomba na Rua da Estação

A notícia no Região de Cister 1141 de 2 de julho de 2015

Pataias - Proposta chumbada na Assembleia de freguesia
Lomba na estrada para Pataias-Gare será retirada

A lomba construída na estrada que liga Pataias a Pataias-Gare deverá ser retirada a curto prazo. Isto na sequência da proposta para a sua construção – apresentada depois da obra concluída – ter sido chumbada na penúltima Assembleia de Freguesia, com um voto contra por parte da oposição e de um membro da maioria laranja, assim como a abstenção de outro deputado do PSD.
Aquilo que, à primeira vista parece ser um indício de algum mal-estar dentro do PSD/Pataias, “não o é de forma alguma”, garante Valter Ribeiro, presidente da União das Freguesias. “O resultado da votação não reflete mal-estar. Mostra apenas que cada membro tem a liberdade de votar de acordo com a sua cabeça. Não impomos as nossas ideias a ninguém”, conclui o autarca, explicando que a lomba foi executada antes de ser levada à Assembleia “para aproveitar o facto de os calceteiros andarem na nossa freguesia”.

sábado, 4 de julho de 2015

Acidente na Pedra do Ouro

A notícia na edição on-line do Jornal de Notícias
http://m.jn.pt/m/newsArticle?contentId=4661772&page=1

Colisão em Pataias causa um morto

A colisão entre um motociclo e um ligeiro de passageiros provocou este sábado uma vítima mortal e três feridos sem gravidade, na Estrada Principal Pedra do Ouro, Pataias.
Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, o alerta foi dado pelas14.22 horas.
Ao local acorreram os Bombeiros de Pataias, a GNR e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Alcobaça, num total de oito operacionais apoiados por quatro viaturas.

XII ENBA - Encontro Nacional de Bicicletas Antigas 2015


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Assembleia Municipal - Intervenção de Rui Coutinho sobre Pataias

Via blogue do Rogério Raimundo
http://uniralcobaca.blogspot.pt/2015/07/98932jul201577-assembleia-municipal-de.html


Senhor Presidente da Assembleia Municipal, restantes membros da Mesa, Senhor Pesidente da Câmara, Senhores Vereadores, Colegas Deputados Municipais, Exma Comunicação Social, caros Concidadãos.

Congratulo-me com a realização desta Assembleia descentralizada na União de Freguesias de Pataias/Martingança, desde já dando as boas vindas a todos.

Tenho algumas questões a colocar ao Senhor Presidente da Câmara, que são alguns dos projectos não concretizados e há muito tempo prometidos; a saber:

1/ Requalificação da Av. Rª Santa Isabel - Para quando a sua execução;

2/ Lagoa de Pataias: Para quando uma intervenção de forma a que o espaço possa ser utilizado para actividades lúdicas e lazer e fins turísticos? Apesar de ser área protegida é na minha opinião possível criar condições com equipamentos de apoio para tais actividades sendo  perfeitamente compatíveis com a classificação do espaço à semelhança do que se passa em espaços idênticos noutros países; 

3/ Saneamento do Polo Industrial da Martingança: Uma urgência para quando?

4/ Estrada Municipal Pataias/Alcobaça - Apesar de nos ter sido comunicada o acordo com a Câmara Municipal da Nazaré, para resolução do problema até a data não se vê nada executado.

5/ Centro Escolar de Pataias: Para quando e em que moldes está a ser equacionada a sua concretização, pois continuamos a assistir a um tratamento diferenciado entre os alunos que têm Centros Escolares ultra modernos, com belíssimas Bibliotecas, quadros interactivos e outras belas condições, nomeadamente nos Centros de Alcobaça e Benedita, condições essas que queremos ver alargadas a todos os alunos do Concelho.

6/ Veio ao conhecimento público uma notícia, de que a Câmara Municipal se prepara para negociar uma vasta área de terreno das Alvas de Pataias, como contrapartida na resolução do problema relacionado com os edifícios junto ao Mosteiro, que são propriedade da empresa Raimundo e Maia. A ser verdade qual a área em negociação, finalidade futura utilização com criação de riqueza para o norte do concelho, já que não é a primeira vez que os nossos terrenos servem de moeda de troca para concretização de projectos noutros locais, sendo que o retorno para a Freguesia de Pataias tem sido pouco mais que zero.

Muito obrigado.

Parque canino de Pataias - Inauguração


quinta-feira, 2 de julho de 2015

Assembleia Municipal: uma mão cheia... de vento

Realizou-se ontem a Assembleia Municipal no auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias.
A União de Freguesias de Pataias esteve em especial destaque.
A estrada de Pataias ao Casal da Areia, o melhoramento da Zona Industrial da Alva e dos Calços-Martingança, a Avenida Rainha Santa Isabel, o Centro Escolar, a EN 356 na Martingança e o litoral da freguesia foram os principais temas abordados.

Mas a reunião pode dizer-se que se traduziu numa mão cheia… de nada. 
Paulo Inácio, reconhecendo as necessidades apontadas comprometeu-se, efetivamente, apenas com o alcatroamento da estrada de ligação da estrada atlântica a Vale Furado. Quanto ao resto, remeteu sempre para a atribuição dos fundos comunitários, que antes de 2016 não chegarão aos cofres municipais. E, depois, é preciso que os projetos de Pataias tenham sido contemplados ou a Câmara terá de recorrer a fundos próprios.
E a história tem-nos mostrado os fundos próprios que Alcobaça gastou em Pataias…
Ou seja, as eleições foram em setembro de 2013, estamos quase a meio do mandato, os fundos chegarão em 2016 (sem confirmação para Pataias) e as eleições em 2017.
Há seis anos, Paulo Inácio apontava como prioridades (de uma lista de 68 no concelho) para a então freguesia de Pataias, a ampliação da zona industrial da Alva, a requalificação da Avenida Rainha Santa Isabel, a construção do Centro escolar de Pataias, a valorização do litoral do concelho e o saneamento básico nos Pisões. É fácil perceber, seis anos depois, em que pé estamos. É fácil perceber, de acordo com as suas declarações, em que pé estaremos em setembro de 2017.

Pedro Guerra, do PSD, acusou Carlos César de ofender os pataienses com as declarações que fez na sua intervenção, de maltratar o anfitrião e o povo de Pataias. Mais tarde, noutra declaração, disse que esta era uma Assembleia em que Pataias havia ganho tudo o que havia pedido. Na Benedita, terra de gente lutadora e empreendedora, haviam lutado e conseguido o que tinham, através de peditórios, festas e outras angariações de fundos. Que não percebia as declarações de Telmo Moleiro quando falava num favoritismo camarário da Benedita face a Pataias. O que quis dizer com isso? Que a população de Pataias e Martingança (e Burinhosa e Pisões e Mélvoa, etc.) não é trabalhadora?
Quantos pinhais cortou a Benedita para fazer obras em Pataias ou em Alcobaça?
Quantos terrenos vendeu a Benedita para construir mercados em Pataias ou em Alcobaça?
O que é que saiu do património municipal na freguesia da Benedita para fazer obras nas outras freguesias?
Paulo Inácio, reconheceu nesta assembleia municipal que os constrangimentos financeiros da Câmara impediram qualquer investimento em Pataias. Paulo Inácio, na assembleia municipal de dezembro de 2013 disse no mandato anterior (2009-2013) havia sido feito o maior investimento de sempre na Benedita (10 milhões de euros)…
Pedro Guerra na última assembleia municipal, confirmou as palavras do presidente da Junta da Benedita quando este, a propósito da condição das estradas, disse literalmente, que «as estradas da Benedita têm apenas 4 buracos». 
Oh Pedro Guerra, quem veio ofender o povo de Pataias foi o senhor.

Estrada Pataias – Casal da Areia

O Presidente da Câmara informou que está estabelecido o protocolo entre as Câmaras de Alcobaça e da Nazaré (que pode consultar aqui). O projeto encontra-se em fase de conclusão da adjudicação e será imediatamente lançado a concurso.

Avenida Rainha Santa Isabel

Paulo Inácio referiu que a Avenida será requalificada, por fases. A primeira fase dos trabalhos terá início ainda em 2015.
No período aberto ao público, Paulo Grilo recordou que a Câmara Municipal tão lesta a fazer apresentações públicas sobre o Parque Verde de Alcobaça ou a Regeneração Urbana de Alcobaça, não fez qualquer apresentação pública sobre a requalificação das Paredes da Vitória ou agora sobre a requalificação da Avenida Rainha Santa Isabel. Questionou sobre o projeto que existe e que tipo de intervenções serão feitas.
Paulo Inácio reconheceu a razão ao munícipe e que essa informação chegará aos pataienses logo que possível, em articulação com a Junta de Freguesia, aquando a definição dos trabalhos a executar na primeira fase. Afirmou ainda que o projeto é aquele que existe há já seis anos (ver aqui).

Zonas Industriais da Alva de Pataias e dos Calços-Martingança

O presidente da Câmara referiu que o investimento nas zonas industriais da União de Freguesias de Pataias – Martingança está condicionado pela atribuição dos fundos comunitários que apenas estarão disponíveis para o período 2016-2020. Reconheceu a necessidade do saneamento básico na zona industrial dos Calços-Martingança e comprometeu-se que se não forem atribuídos fundos comunitários para as zonas industriais, o desenvolvimento das mesmas avançará com capitais próprios do município a 100%.

Centro Escolar de Pataias

«Estamos a lutar por um Centro Escolar no mesmo local do ensino secundário [EB 2,3 de Pataias]». Salientou que a presença na mesma escola dos alunos desde o 1º ano até ao 9º será uma importante medida para impedir a saída dos alunos de Pataias para os concelhos limítrofes.  Referiu que os municípios da CIMOESTE (Comunidade Intermunicipal do Oeste) apenas têm 19 milhões de euros para repartir, sendo que os projetos do município de Alcobaça representam 6 milhões de euros, ou seja, 30% desse valor. Considera que as negociações para a distribuição das verbas estão bem encaminhadas. Não respondeu à questão do “quando” para o Centro Escolar.

Lagoa de Pataias

Apontou uma importante “medida estrutural” para a preservação da lagoa de Pataias: a construção da estação elevatória, que resolverá o problema da qualidade da água e dos efluentes. Referiu a importância das parcerias com a sociedade civil, abordando a ampliação das instalações do Lar de Pataias, cujo projeto, em terrenos públicos, chegará até à lagoa.

As Alvas de Pataias

Questionado por Rui Coutinho sobre a veracidade da notícia da troca dos terrenos do Raimundo e Maia junto ao mosteiro por 50 hectares das Alvas de Pataias, Paulo Inácio, lacónico, referiu apenas que «o património municipal deve ser rentabilizado em perfeita articulação com a Junta de Freguesia».

Fornos da Cal

A Câmara Municipal vai iniciar o processo para classificação dos fornos de cal em Pataias, com vista a assegurar que situações como a que ocorreram (destruição do forno do Leão), não voltam a ocorrer e que o património edificado de Pataias será preservado.

Estrada Nacional 356

Reconheceu a necessidade de requalificação da estrada.

Outros assuntos sobre a freguesia

Acesso a Vale Furado – a estrada será alcatroada «entretanto», pois o concurso já foi lançado. Espera-se que até ao fim do Verão, pois «é uma obra que se faz em 2 ou 3 dias».
Casa da Guarda da Alva – Protocolo para cedência aos bombeiros. Processo junto da Direção Geral do Património ainda não foi concluído.
Manuais escolares para o 1º Ciclo – Vai avançar o empréstimo dos manuais. Será o empréstimo e não a cedência gratuita, também porque lhe parece que é uma forma de responsabilizar pais e alunos.

Valter Ribeiro  - «já fui julgado nas urnas»

César Santos (PS) na sua intervenção não poupou Valter Ribeiro a críticas e acusações. César Santos referiu que Valter Ribeiro é Presidente da Junta de União de Freguesias (pelo PSD), membro da Assembleia Municipal (pelo PSD), deputado à Assembleia da República (pelo PSD) e presidente da Concelhia Política de Alcobaça do PSD. Assim, face aos cargos que desempenha, não poderia falar da não execução de obras em Pataias pela Câmara Municipal (do PSD) como se não tivesse quaisquer responsabilidades. Perguntou ainda que tipo de intervenções havia Valter Ribeiro feito na Assembleia da República em defesa do concelho de Alcobaça ou sobre a freguesia de Pataias. Acrescentou ainda, que aquando a discussão das agregações da freguesia, nem sequer teve presente nas Assembleias Municipais.
Valter Ribeiro relembrou que apenas é membro da Assembleia Municipal por inerência de funções (presidente de uma junta) e não por ser presidente da concelhia ou deputado da República. Em resposta a António Calaxa (PS), relembrou que a Secil/Cibra contribuiu com 1 milhão de euros para as piscinas e que a venda de terrenos à empresa foi coincidente no tempo e não no motivo. Adiantou ainda que a venda de «um buraco por 70 mil contos (350 mil euros) foi um excelente negócio» e que esse dinheiro não ficou na sua posse, tendo sido aplicado na melhoria de condições do mercado e no arranjo das avenidas do Clube e da Filarmónica e das ruas de Nossa Senhora da Vitória e da Cheia, por exemplo. Terminou dizendo que é altura de colocar um ponto final no tema da venda dos terrenos e que «já fui julgado nas urnas» por essa decisão.

Outros assuntos de interesse para Pataias

Foi aprovada a atribuição de um subsídio à União de Freguesias de Pataias e Martingança no valor de 80 mil euros.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Bandeira Azul hasteada nas Paredes da Vitória

Ontem dia 30 de junho foi hasteada a Bandeira Azul na praia de Paredes da Vitória. Presentes na cerimónia realizada pelas 19h30, hora em quase ninguém se encontrava na praia, estiveram o Presidente da Câmara Municipal, os vereadores do PSD e o presidente da Junta da União de Freguesias de Pataias e Martingança.
Paredes da Vitória e a única praia do concelho de Alcobaça com a Bandeira Azul em 2015.
Recorde-se que Paredes da Vitória é a recordista no concelho de Alcobaça no que concerne à atribuição de Bandeiras Azuis, somando 16. A primeira Bandeira Azul conquistada foi em 1989. Desde 2011 esta é a 5ª consecutiva.
No seu historial, a Bandeira Azul na praia das Paredes foi arreada duas vezes (1992 e 2001).
Desde 2011 a praia tem sido também distinguida com o galardão Praia Acessível.

Qualidade das águas balneares 2015 (2)

Qualidade das Águas Balneares
Análises a 22 de junho de 2015

Água de Madeiros - Apta para a prática balnear

Pedra do Ouro - Apta para a prática balnear

Polvoeira - Apta para a prática balnear

Paredes da Vitória - Banho desaconselhado ou proibido tomar banho

Légua - Apta para a prática balnear


Paredes da Vitória - contra-análise a 24 de junho de 2015
Apta para a prática balnear

Percurso interpretativo do litoral de Pataias

A notícia em:
http://cister.fm/cister/noticias/sociedade-e-ambiente/camara-de-alcobaca-promove-percursos-interpretativos-pelo-litoral-concelhio/

Câmara de Alcobaça promove percursos interpretativos pelo litoral concelhio

Nos próximos dias 27 e 28 de julho, a Câmara Municipal de Alcobaça promove dois percursos interpretativos no Litoral Concelhio que incluem um concurso fotográfico aberto aos participantes. Esta iniciativa insere-se na candidatura à Bandeira Azul, galardão que implica a realização de atividades de educação ambiental.
Ambos percursos têm uma duração prevista de 2:30 horas que serão exclusivamente dedicadas ao património natural do litoral concelhio alcobacense. Serão realizados percursos a pé e de autocarro em duas áreas geográficas.
A 27 de julho, decorrerá uma visita pelo Litoral Norte num autocarro que recolherá os participantes nos seguintes locais:  09:15h – Paços do Concelho  09:30h – Sede da Junta de Freguesia de Pataias  10:00h – Parque de Merendas da Praia Paredes de Vitória
No dia 28 de julho será a vez do Litoral Sul podendo os participantes ter acesso ao autocarro nas seguintes paragens:  09:15h – Paços do Concelho  09:30h – Em frente à Igreja de Alfeizerão  10:00h – Recinto do Mercado Municipal de São Martinho do Porto
Os participantes são convidados a participar num concurso fotográfico que pretende eleger as 5 melhores fotografias enviadas ao Pelouro do Ambiente. Esta iniciativa pretende estimular a observação atenta do património local e o registo de paisagem de Fauna ou de Flora. Os melhores trabalhos receberão prémios simbólicos cedidos pela Associação Bandeira Azul e serão publicados no Dia Nacional do Mar, 16 de Novembro, no portal municipal.
As inscrições nos percursos interpretativos/concurso fotográfico estão abertas até ao dia 17 de julho e podem ser feitas através do seguinte email: sofia.quaresma@cm-alcobaca.pt.