A notícia na edição do Região de Cister de 23 de julho de 2015
Martingança - Projeto orçado em meio milhão de euros
Inauguração da nova igreja adiada para o próximo ano
A comunidade católica da Martingança vai ter de esperar até 2016 para testemunhar a inauguração da nova igreja, cuja primeira pedra foi lançada no dia 31 de agosto de 2008.
Passados sete anos, a obra encontra-se ainda na fase de acabamentos interiores. Tudo porque a obra vai sendo feita conforme as verbas disponíveis, asseguram Elsa Rodrigues, António Neves, Elsa Sousa e Octávio Filipe, membros da comissão da igreja da Martingança.
Desde o início deste ano já foi colocado o teto falso em madeira e a pedra no chão na zona do altar. Ao nível de acabamentos exteriores, o edifício encontra-se praticamente concluído, tendo já sido colocados os vitrais oferecidos por um paroquiano.
Agora, a comissão da igreja aguarda pela realização das festas em honra de Nossa Senhora de Fátima, agendadas para os dias 11, 12 e 13 de setembro, para poder avançar com a colocação do chão na restante área da igreja.
Apesar de estar a ser realizada a um ritmo lento, a obra de construção da igreja da Martingança não deverá ultrapassar o valor inicialmente previsto, ou seja, 500 mil euros.
Além das receitas provenientes da realização de festas e de donativos diversos, a comissão da igreja contou ainda com o apoio da União de Freguesias de Pataias e Martingança, da ex-Junta de Freguesia da Martingança, da Câmara de Alcobaça e do Santuário de Fátima. Um protocolo estabelecido com o banco Banif – que teve um balcão na sede da Junta de Freguesia há alguns anos – permitiu encaixar alguns fundos.
No decorrer dos últimos anos, também têm sido organizados vários almoços de angariação de fundos para custear a obra. ”Temos tido um grande apoio por parte da comunidade”, garantem os membros da comissão da igreja.
No próximo dia 2 de agosto, a comissão de festas em honra de Nossa Senhora de Fátima promove mais um almoço, que irá decorrer no largo das festas religiosas daquela localidade. Sopa de peixe, bacalhau com natas, perna de porco no espeto, feijoada e saladas diversas são as sugestões gastronómicas para o almoço, que terá um custo de 10 euros por participante.
Os interessados em apoiar as obras de construção da nova igreja deverão inscrever-se através do telemóvel 919 434 119.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
segunda-feira, 27 de julho de 2015
Igreja da Martingança adia inauguração
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário