Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Os amigos do Pisão - Inauguração

A notícia no Região de Cister nº1156 de 15 de outubro de 2015

Pisões - instituição funciona nas instalações da antiga escola primária
Centro de convívio abre na segunda-feira com dez utentes

O centro de convívio “Os amigos do Pisão”, a funcionar na antiga escola primária dos Pisões, abre as suas portas na próxima segundafeira, data em que arranca a Semana Aberta, que visa atrair novas inscrições e mostrar ao público a dinâmica do centro. Atualmente, já se encontram inscritos cerca de 10 utentes, prevendo-se que o número possa aumentar no decorrer da Semana Aberta.
O centro de convívio “Os Amigos do Pisão” foi inaugurado no passado domingo, contando com a presença de cerca de duas dezenas de idosos e familiares. O centro encontra-se sediado nas instalações da antiga escola primária daquela localidade, que havia sido requalificada há poucos anos. A União de Freguesias de Pataias e Martingança efectuou um investimento em mobiliário para adaptar o espaço às necessidades dos utentes e às atividades que ali se vão desenvolver.
A sessão solene de inauguração foi aberta por Venusa Silva, uma das impulsionadoras do projeto, e pela animadora do novo centro de convívio, Célia Paulo, que se dirigiu aos idosos informando as diversas atividades que vão ser desenvolvidas naquele espaço. “Vamos trabalhar em conjunto e fazer várias atividades que favoreçam o convívio entre os utentes”, explicou a animadora social. Trabalhos manuais, exploração da informática, a projeção de filmes, a audição de música, a narração de histórias, o ajardinamento do espaço envolvente ao edifício e a criação de uma horta biológica são algumas das atividades previstas neste ano de arranque de “Os amigos do Pisão”, a par de exercício físico e jogos tradicionais e populares (pião, berlinde, malha, cartas, dominó e damas).
“O objetivo do centro é, entre outros, proporcionar um envelhecimento de forma sã e ativa aos idosos”, garantiu Valter Ribeiro. No seu discurso, o presidente do executivo da UFPM destacou ainda a “possibilidade de fazerem novas amizades ou reforçarem amizades já existentes”. No próximo ano e como forma de intensificar a ligação entre várias gerações, o executivo da UFPM vai avançar com a criação de um parque infantil junto ao centro, “para que os avós possam conviver com os netos mais frequentemente”.
Já para Paulo Inácio, “este espaço e as atividades que aqui se vão desenvolver vão tornar-se, no futuro, muito importantes para as vossas vidas”. O presidente da Câmara de Alcobaça frisou a importância dos idosos “se manterem ativos física e mentalmente. Nesse contexto, estas actividades vão ser essenciais”.

Sem comentários:

Enviar um comentário