Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 11 de outubro de 2015

Rastreio ao cancro do colo do útero

A notícia na edição 1155 do Região de Cister de 8 de outubro de 2015

Pataias - inscrições estão abertas até meados deste mês de outubro
Unidade de Saúde Familiar promove rastreios do cancro do colo do útero

As equipas médica e de enfermagem da Unidade de Saúde Familiar (USF) Pinhal do Rei, em Pataias, promovem, entre os dias 26 e 30, a semana da “Saúde Positiva”. Serão realizados rastreios do cancro do colo do útero.
A ação destina-se a todas as mulheres com idades compreendidas entre os 25 e os 59 anos que não façam citologia/papanicolau há pelo menos três anos ou que nunca tenham feito.
Apelando a que todas as mulheres que “não andem a ser seguidas no Planeamento Familiar e que se enquadrem na faixa etária indicada façam o rastreio”, a equipa médica da USF Pinhal do Rei garante ser possível detetar o cancro do colo do útero “ainda numa fase muito precoce, o que nos dá uma margem de 10/20 anos para o tratarmos”.
Na USF Pinhal do Rei existem cerca de duas mil mulheres com idades compreendida entre os 25 e os 59 anos. No entanto, a percentagem de rastreios ao cancro do colo do útero efetuados em anos anteriores não atinge os 30 por cento. O objectivo desta semana de “Saúde Positiva” é essencialmente “evitar situações de cancro do colo do útero na nossa região”.
As inscrições estão abertas até meados de outubro na secretaria da USF Pinhal do Rei, através do telefone 244 585 090.

Sem comentários:

Enviar um comentário