Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 24 de outubro de 2015

Redução de IMI para famílias com filhos

A notícia no Região de Cister 1157 de 22 de outubro de 2015

Alcobaça - lei permite uma redução do imposto consoante número de dependentes
Executivo municipal aprova redução de taxas do IMI para famílias com filhos

O executivo municipal de Alcobaça aprovou, na última sessão extraordinária, uma redução do IMI para famílias com filhos, fixando as taxas em 5% para agregados familiares com um dependente, 7,5% com dois filhos e 10% para três ou mais dependentes. A medida foi aprovada com os votos a favor do PSD e CDS , abstenção do PS e o voto contra da CDU .
Paulo Inácio sublinhou ao REGIÃO DE CIST ER que o “município fez um esforço para apresentar a proposta de redução do IMI para agregados com filhos, estando as taxas fixadas na média dos municípios da região que aderiram à medida”.
Lembrando que há um mês manifestou disponibilidade para viabilizar as taxas a fixar para 2016, na condição de estar incluído na proposta da Câmara de Alcobaça o IMI familiar, Carlos Bonifácio (CDS -PP) notou, em comunicado, que “apesar de entender que se poderia ter ido um pouco mais além, foi contudo, a redução possível tendo em conta a negociação em sede de reunião de Câmara”.
Por sua vez, os vereadores do PS, José Canha e Eugénia Rodrigues, que “pretendem ver desagravado o IMI das famílias e a carga fiscal”, sugeriram a fixação das taxas de redução em 5% com um dependente, 10% com dois e até 20% com três ou mais.
Rogério Raimundo (CDU ) justifica o voto contra a manutenção das taxas do IMI, por “apenas se aprovar a redução aos proprietários que tiverem um, dois ou três filhos”, considerando ser “valores irrisórios, por ano, por agregado familiar”.
O IMI familiar consta do Orçamento do Estado para 2015, mas só será aplicado no próximo ano. As assembleias municipais têm que comunicar as reduções à Autoridade Tributária e Aduaneira até 30 de novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário