Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Investir para ser competitivo

A notícia no Região de Cister 1164 de 10 de dezembro de 2015

Martingança - empresa de moldes vai criar 12 novos postos de trabalho
Moldegama investe 3,1 milhões para aumentar competitividade

Gerar maior volume de negócios, por via do aumento das exportações, é um dos objetivos de um investimento de 3,1 milhões de euros que a Moldegama está a executar.
Aprovado pelo Programa Operacional Regional do Centro, o projeto contará com incentivos de 1,8 milhões de euros e deverá estar concluído no final do ano que vem.
Gonçalo Cordeiro, administrador, adianta que com este investimento é objetivo da empresa obter uma taxa média de crescimento anual acima dos dois dígitos. “O investimento vai intensificar a trajetória de inovação da Moldegama, suportada por uma também maior capacidade produtiva instalada”. Tal intensificação “trará ganhos de competitividade expressivos” para a empresa, “aproximando-a ainda mais dos elos mais a montante da cadeia de valor do seu setor/cliente mais importante”.
Denominado Excelência 2015, o projeto contempla a aquisição de novos equipamentos, tecnologicamente mais avançados. Ao mesmo tempo, a empresa tem apostado na formação dos trabalhadores, para rentabilizar as novas máquinas. Com o investimento serão criados no total 12 novos postos de trabalho (a Moldegama conta atualmente com 90 pessoas). “Com tendência a crescer”, a empresa está há dois anos a ser alvo de algumas mudanças que pretendem tornar a gestão cada vez mais profissionalizada, com processos “bem estruturados”.
“Quando uma empresa atinge esta dimensão é precisa delegação de poderes e formas de gestão ajustadas”, explica Andreia Fortes. A administradora adianta, como exemplo, que está já a ser utilizada uma plataforma comum, o que permite aos vários profissionais envolvidos num projeto perceber o seu andamento.
A Moldegama tem uma empresa em Espanha (Valência), cuja atividade arrancou este ano, para dar suporte aos clientes espanhóis e a outros que tenham plataformas de negócio no país vizinho. “É uma aproximação aos clientes”, diz Gonçalo Cordeiro.
Depois destes investimentos, 2016 será um ano de “estabilização e consolidação”. Contudo, até final deste ano deverá ser definido um projeto para uma nova área de negócio, inovadora, mas os administradores não revelam por enquanto mais detalhes. “Temos planos de crescimento, que não passam só pelos moldes”. A empresa de moldes do concelho de Alcobaça exporta toda a sua produção, para mercados como Espanha, Áustria, Alemanha, México, Suécia e Polónia. A indústria automóvel é o seu principal cliente. Entre outras, trabalha para marcas como a BMW, VW, Ford e Opel.

Sem comentários:

Enviar um comentário