Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Segurana rodovári na EB1 de Pataias

A notícia na edção 1164 do Região de Cister de 10 de dezembro de 2015

Pataias - Relatório já foi enviado à Comissão Municipal de Trânsito
Escola Segura quer Rua da Escola Primária de sentido único

A rua da Escola Primária de Pataias poderá passar a ser transitada apenas em sentido único. Esta é, pelo menos, a recomendação feita pela Secção de Programas Especiais da GNR (Escola Segura), à Comissão Municipal de Trânsito.
A informação foi prestada por um dos agentes da Escola Segura na reunião do Conselho Eco-Escolas da Escola Básica 1 e Jardim de Infância de Pataias. “É caótico o facto de cada pai querer deixar os filhos mesmo à entrada da escola”, assegurou o responsável, referindo que foi enviado um relatório extenso com suporte fotográfico para a Câmara de Alcobaça, solicitando que a rua da escola passe a ser de sentido único “para segurança de todos”. “Às horas de entrada e saída, esta rua é um verdadeiro caos”, garante o agente da Escola Segura.
As professoras presentes na reunião foram unânimes com o guarda da GNR. “É necessário que se faça alguma coisa para resolver a confusão que se instala nesta artéria à hora de entrada e de saída”.
O REGIÃO DE CISTER avançou com um questionário no Facebook solicitando a opinião dos pais e encarregados de educação das crianças que frequentam a Escola Básica 1 e Jardim de Infância de Pataias, acerca do assunto. Das 27 pessoas que comentaram a publicação, 78% (21 pessoas) manifestou-se a favor da rua passar a ser de sentido único.
Os restantes 21% (cinco pessoas) foram ainda mais longe. “De semana só transitável a transportes públicos ou de instituições de recolha de alunos. O resto tudo a pé”, escreveu Carlos Costa. Já Vítor Pereira diz ser “completamente a favor de ter apenas um sentido ou até de proibir o trânsito neste pequeno troço de rua”.
Contactado pela REGIÃO DE CISTER, Dário Moleiro, secretário da União de Freguesias de Pataias e Martingança, garante que o “problema” do caos gerado às horas de entrada e saída da Escola Primária “já é antigo”. No entanto, “não tem havido problemas que justifiquem a alteração da sinalética”, na opinião do autarca. “Se existissem problemas, a Junta seria a primeira a solicitar a alteração, o que não aconteceu”, assegura Dário Moleiro, reforçando que “a posição da autarquia não vai no sentido de proibir a circulação parcial ou total na rua da escola”.

Sem comentários:

Enviar um comentário