Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 26 de dezembro de 2015

Obras de proteção do litoral

A notícia na edição 1166 do Região de Cister de 24 de dezembro de 2015

Paredes da Vitória - Obras na reta final
Centenas de pedras com toneladas conferem mais segurança às arribas

Deverão ficar concluídos até ao final desta semana os trabalhos de consolidação das arribas da praia das Paredes a Vitória, da colocação de alguns passadiços que foram substituídos pelo facto de se encontrarem degradados e do melhoramento do espelho de água.
Apesar de reconhecer que “esta foi a solução que os técnicos consideraram, para já, premente”, Valter Ribeiro, presidente da União das Freguesias de Pataias e Martingança, acredita que “os danos causados pelas marés vivas irão fazer-se sentir a médio/longo prazo”.
Por sua vez, Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, também lamenta que “esta intervenção não venha resolver o problema que é estrutural, em definitivo”. “Enquanto o Estado não fizer um estudo e o respetivo planeamento para toda a orla costeira, a situação vai persistir”, assegura o autarca.
Recorde-se que em outubro, o mar tornou-se bastante violento e chegou, à semelhança do que se verificou há dois anos, junto às casas e estabelecimentos comerciais, nomeadamente os três bares dos concessionários daquela praia. No decorrer dos trabalhos de consolidação das arribas no âmbito do programa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, centenas de pedras com algumas toneladas foram colocadas para garantir “uma maior segurança naquela praia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário