Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Proteção do litoral custa 1,1 mihões de euros

A notícia na edição 1166 do Região de Cister de 24 de dezembro de 2015

Custo das intervenções ascendem aos 1,1 milhões de euros financiados pelo governo
Obras de requalificação da orla costeira concluídas até ao final do ano

As obras que visam a requalificação e segurança da orla costeira do concelho, executadas pela autarquia, vão estar prontas até ao final do ano. No total, as empreitadas custaram cerca de 1,1 milhões euros, financiados a 100% pelo governo central no âmbito do Programa Operacional Temático de Valorização do Território.
As zonas intervencionadas encontram-se em Paredes de Vitória, Pedra do Ouro, Água de Madeiros e São Martinho do Porto. O bolo maior do projeto seguirá para o combate à erosão e ao avanço do mar em Paredes da Vitória, cuja marginal recebeu novo passadiço e um paredão composto por várias pedras de calcário para travar a força das marés. De acordo com Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, o acesso à praia “está salvaguardado” o que pode contribuir para o afirmar da zona no panorama turístico da região. Estas obras tiveram o custo de cerca de 500 mil euros.
Nas localidades de Pedra do Ouro e Água de Madeiros as intervenções prendem-se com a requalificação das arribas, prevenindo as sucessivas derrocadas e danos aos acessos ao areal. De acordo com Hermínio Rodrigues, vereador com o Pelouro das Obras Públicas, a “arriba foi consolidada” com uma camada de cimento que minimiza os efeitos da erosão. As consolidações custaram cerca de 210 mil euros.
O projeto da Câmara pretende melhorar as condições do local e evitar futuros problemas. Ainda assim, Paulo Inácio está consciente que estas obras não serão “eternas”, uma vez que a “natureza é mais forte do que a obra humana”. Ainda na Pedra do Ouro, o presidente da autarquia revelou que está previsto que, até ao próximo verão, a vila tenha saneamento e as ruas com novo tapete de alcatrão. Estas intervenções obrigam a um investimento de meio milhão de euros.
São Martinho do Porto, mais propriamente o Morro de Santo António, recebeu um muro de betão para resolver um “problema crónico de segurança” que se prolonga “há décadas”, afirma o autarca. A intervenção custou cerca de 330 mil euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário