Começa-se a fazer justiça à Lagoa de Pataias.
O magnífico passadiço está bem complementado com o pequeno circuito de manutenção, o parque infantil, as mesas de picnic e o acesso pedonal às Piscinas Municipais DE Pataias. A Câmara Municipal editou ainda o mini-guia das aves da Lagoa de Pataias e recolheu um grande número de aves domésticas que punham em causa o equilíbrio e relações da vida selvagem.
Depois de anos votada ao abandono é bom passar pela lagoa e constatar os cuidados e valorização da mesma.
A Câmara Municipal está de parabéns.
Um passo de cada vez, é certo. Já muito foi concretizado, mas algumas coisas poderiam ainda ser feitas.
Ao mesmo tempo é desolador ver a pouquíssima água – e de má qualidade – que a lagoa tem. Tem sido assim há muitos anos, agravando-se sempre no Verão, acompanhando a evolução climática de Verões cada vez mais longos e secos.
A lagoa de Pataias sempre esteve dependente das águas pluviais. Com o saneamento, algumas dessas águas nunca mais chegaram à lagoa. Com a aquisição de um cariz cada vez mais urbano por parte de Pataias, as valas foram ficando atulhadas e as águas foram-se perdendo no caminho, não chegando à lagoa.
Para a revitalização da lagoa não é suficiente um trabalho local, limitado às suas margens e envolvente. A limpeza das valas mestras, que descem junto à Av. da Lagoa e a que parte dos Correios, corta a Rua da Cheia a direito à R. de Nsa. Sra. da Vitória e Beco do Valinho, seria uma medida profiláctica para a lagoa. A limpeza destas valas, e de outras, permitiriam que mais água chegasse à lagoa, e poderia ser que durante o Verão, a seca não a atingisse tanto.
A criação e sinalização de percursos pedestres, ligando a Lagoa de Pataias à Lagoa dos Linhos, Lagoa Seca e Lagoas da Burinhosa – que aliás já foi feito por técnicos da Câmara – ou da Lagoa de Pataias, passando pelos Outeirões e descendo o Vale de Paredes até à praia, seriam outras hipóteses.
É necessário também criar na Lagoa de Pataias um Centro de Interpretação da Lagoa de Pataias e do cordão dunar existente entre Pataias e o mar (edifício que até poderia ficar junto às Piscinas Municipais DE Pataias e do futuro Centro Escolar). Um Centro de Interpretação que disponibilizasse informação (onde é que posso adquirir em Pataias o Mini Guia das Aves da Lagoa de Pataias?), fizesse um jardim com as espécies vegetais endémicas da região, promovesse actividades de educação ambiental – a ser aproveitadas por TODAS as crianças do município – e definisse circuitos pedestres (Lagoas, Vale das Paredes, Fornos da Cal).
Os custos seriam assim tão elevados? Fundos comunitários para preservação do ambiente, contrapartidas pela construção de mega-projectos urbanísticos, programas de apoio ao primeiro emprego, estágios profissionais, programas de voluntariado nas férias escolares, mecenato. Sim, acho que seria possível, se houvesse vontade.
Isso sim, seria proteger a Lagoa de Pataias e promover o Eco-turismo.
Seja como for, o primeiro passo foi dado. Não parem.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário