Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O compromisso da Águas do Oeste

A notícia é do Região de Leiria e da Rádio Nazaré

Águas do Oeste promete acabar com maus cheiros
Paredes da Vitória - Conclusão da ETAR acaba com o problema

A "Águas do Oeste", a empresa intermunicipal responsável pela construção da ETAR de Paredes da Vitória, prometeu, na semana passada, pôr fim aos cheiros que afectam nos últimos anos a população daquela praia do concelho de Alcobaça.
Segundo Arménio Figueiredo, da Águas do Oeste, que participou numa sessão de esclarecimento com a população, os maus cheiros devem-se à não conclusão da ETAR, que não está ainda a funcionar a cem por cento.
Além da pouca potência eléctrica da rede que serve a ETAR, falta ainda proceder à cobertura daquela infra-estrutura de modo a ficar completamente isolada e não permitir a fuga de cheiros.
Depois de concluídas as obras, a Águas do Oeste garante que não haverá mais cheiros e que na cobertura da ETAR vai ser instalado um pequeno parque de jogos.
A reunião em Paredes da Vitória seguiu-se a um encontro na Junta de Freguesia de Pataias, em que a população daquela praia se queixou de Descargas de efluentes no rio das Paredes, de maus cheiros permanentes, do barulho e mau funcionamento da ETAR.
Segundo o blogue http://sapinhogelasio.blogspot.com/, "odor fétido e nauseabundo faz-se sentir por toda a povoação, especialmente junto à ETAR e perto de algumas sarjetas".
Para a Águas do Oeste, a estação de tratamento foi construída no único local possível e que, depois de concluída, fará o tratamento terciário completo.
Avaliada em 2,1 milhões de euros, a ETAR de Paredes de Vitória inclui uma estação elevatória que lança depois as águas tratadas através de emissários para a zona da Pedra do Ouro onde será feito o aproveitamento para regas.
Na reunião da semana passada, foram também abordadas as obras de requalificação iniciadas há três anos e ainda não concluídas, mas que irão ser retomadas em breve, segundo o vereador responsável no executivo municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário