Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A iluminação de Natal

Não é fácil iluminar decorativamente uma avenida longa, larga, e já agora, relativamente bem iluminada, como é a Av. Rainha Santa Isabel.
A iluminação de Natal em Pataias, é, por isso, um esforço inglório.
Está em crescendo, ano após ano, está bem intencionada, mas é óbvio que não resulta.
A opção de espalhar, pelos diversos candeeiros, enfeites luminosos e pais natais dá um arzinho simpático, mas despido.
A solução?

A solução poderia passar por fazer iluminações espalhafatosas, que para além de dispendiosas, são, hoje em dia, “politicamente incorrectas”, devido ao elevado consumo energético das mesmas. Seria bonito, caro e pouco original.
E acima de tudo não envolveria a população.

Uma outra hipótese poderia passar por algumas coisas simples:
1 – Concentrar as decorações de Natal ao Largo do Cruzeiro e Largo Comendador Joaquim Matias. Por exemplo, através de duas grandes árvores de Natal, semelhantes às que se vêem na Moita (junto à Capela) e na Marinha Grande (junto à Câmara);

2 – Convidar as diversas entidades e instituições da vila (As várias escolas do Agrupamento de Escolas de Pataias; os Bombeiros Voluntários de Pataias; o Centro de Dia e Lar de Terceira Idade; o Jardim Infantil, a Filarmónica, o Clube, as empresas) a construírem também uma árvore de Natal (que poderiam, ou não, ser expostas num dos largos);

3 – Promover um concurso de montras de Natal, entre os comerciantes;
4 – Promover um concurso de decorações de Natal nos edifícios particulares da vila.
Desta forma, concentrar-se-iam as decorações “oficiais” (da responsabilidade da autarquia) em dois locais, podendo aumentar a sua qualidade e intensidade (provavelmente com custos menores).
Ao mesmo tempo, as ruas ficariam ainda mais decoradas (e de certeza de forma muito criativa) por iniciativa privada dos comerciantes e moradores.
Quem sabe se não resultaria?

1 comentário:

  1. Se não se faz, é porque não se faz, se se faz é porque poderia ter sido feito d´outra maneira, enfim à gostos, mas que poderiamos ter uma bonita árvore de Natal poderiamos, mas para isso é preciso ter espirito natalicio, brio e orgulho no que se faz! UM FELIZ E SANTO NATAL PARA TODOS.

    ResponderEliminar