Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 31 de julho de 2010

Paredes da Vitória - casting para modelo

Do Região de Cister nº884

Paredes da Vitória, São Martinho do Porto e Nazaré
Casting de modelos nas praias da região


As praias da região estão a ser palco de um casting da marca portuguesa de lingerie Simel, que anda à procura do rosto da próxima colecção da marca. Este domingo e nos dias 6 e 21 de Agosto, a passerele da Simel estará nas praias de Paredes da Vitória, São Martinho do Porto e Nazaré, respectivamente, para fotografar candidatas entre os 14 e os 27 anos.
As provas passam por dois tipos de testes de fotografia, de rosto e corpo, de forma a perceber as potencialidades das candidatas para o mundo da moda.
As inscrições devem ser feitas, antecipadamente, enviando o nome, localidade, telefone, idade e local do casting escolhido, para o e-mail: casting@glowmodels. com.pt ou por SMS para 910 063 637.
O casting passa ainda pelas praias de São Pedro de Moel, amanhã, Foz do Arelho, dia 14 e da Figueira da Foz, dia 29. Os castings realizam-se no areal das praias e são inseridos nas actividades culturais agendadas para a época balnear. O local é delimitado por uma área devidamente preparada para os castings, com puffs, som ambiente e muita animação.
O evento conta com os apoios das respectivas Câmaras Municipais, da Leirispumas, Associação de Solidariedade Académico de Leiria, Centro da Juventude das Caldas da Rainha, Rádio Liz FM e Diário de Leiria.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Filarmónica de Pataias já não vai à Festa do Avante

Através do blogue do Rogério Raimundo, o anúncio do cancelamento da ida da Filarmónica de Pataias à festa do Avante.

http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/07/uma-noticia-muito-desagradavel.html

Os riscos geológicos no litoral de Pataias - Pedra do Ouro

A edição do Jornal de Leiria nº1359 de 29 de Julho de 2010 traz uma reportagem sobre os riscos existentes nas praias da região.
http://www.jornaldeleiria.pt/portal/index.php?id=5043
Do mesmo artigo, coloco um excerto relacionado com a Pedra do Ouro.

Construção em cima de arribas agrava erosão

Para o geógrafo José Nunes André, o recuo erosivo da costa não se resolve com obras de engenharia. O especialista reconhece que não é um combate fácil, mas defende que parte da solução passa por travar a construção em zonas de risco. Esse é também o entendimento do presidente do núcleo de Ourém da Quercus. Domingos Patacho considera “vergonhoso” que se continue a “sobrecarregar arribas já frágeis com novos empreendimentos”. E dá o exemplo da Pedra do Ouro, em Alcobaça, onde está em processo de licenciamento uma zona de moradias em banda, com cerca de 30 fogos a aproximadamente 50 metros de uma falésia, num terreno que está parcialmente classificado como zona urbana. “Um dia destes, os contribuintes serão chamados a pagar para suster aquela falésia”, adverte o ambientalista, que diz perceber que as câmaras gostem de aumentar as suas receitas, mas defende que tal “não pode ser feito a qualquer custo”. 

Transcrevo também excertos de um artigo científico apresentado no recente VIII Congresso Nacional de Geologia.
O artigo intitulado “Avaliação da susceptibilidade a movimentos de massa nas arribas costeiras entre S. Pedro de Moel e a Praia da Polvoeira”, tem como autores A.O. Tavares, L.V. Duarte e C. Duarte, todos da Universidade de Coimbra, Departamento de Ciências da Terra.
O artigo, na sua totalidade, pode ser consultado aqui:
http://metododirecto.pt/CNG2010/index.php/vol/article/viewFile/189/205

A orla costeira ocidental portuguesa apresenta inúmeros pontos críticos relacionados com a instabilidade das suas arribas (Marques, 2008). Um dos sectores em que estão assinalados movimentos de instabilidade sob a forma activa ou latente é o localizado entre a Praia Velha, em S. Pedro de Moel, e a Praia da Polvoeira, a sul (Dias et al, 1994; DRAOTC, 2002; Lopes, 2003; Duarte, 2007), nos concelhos de Marinha Grande e Alcobaça.
[…]
A relevância da análise da instabilidade associada às arribas calcárias costeiras neste troço está materializada pelo histórico de movimentos de massa que tem alterado a morfologia costeira com o deslizamento ou desprendimento de elevados volumes rochosos com incidência no património geológico e paisagístico, nas condições de acesso, circulação e permanência nas arribas e no areal das enseadas e cordão longilitoral, mas mais recentemente afectando o espaço urbano construído e as infra-estruturas em S. Pedro de Moel, Água de Madeiros e Pedra do Ouro.
[…]
O grau de susceptibilidade observado em cada troço, apresentado na Figura 1, mostra uma maior incidência a norte de S. Pedro de Moel e entre as praias de Água de Madeiros e a Pedra do Ouro. O reconhecimento dos processos de
instabilidade sob a forma activa ou latente, permitiu individualizar quedas de blocos, desprendimentos, deslizamentos translacionais e deslizamentos rotacionais superficiais.
[…]
Os dados agora apresentados demonstram a elevada susceptibilidade relacionada com movimentos de massa na faixa costeira entre as praias Velha e da Polvoeira, nomeadamente afectando as arribas calcárias, indiciando a instabilidade potencial a partir de movimentos activos ou na forma latente. Este trabalho demonstra a necessidade da implementação de medidas de estabilização em algumas arribas, nomeadamente em contexto urbano, de adopção de medidas de prevenção e redução do risco através da monitorização de alguns troços com movimentos activos, a protecção para com projecções de blocos ou desprendimentos localizados, o aviso e alerta na circulação e permanência na crista ou na base das arribas.


Será fácil relacionar o risco existente nas arribas da Pedra do Ouro com o processo de licenciamento de uma zona de moradias em banda, com cerca de 30 fogos a aproximadamente 50 metros de uma falésia, num terreno que está parcialmente classificado como zona urbana.
O risco está identificado. Valerá a pena?

Adiado encerramento da USF de Pataias

Da edição escrita do Região De Cister nº884 de 28/07/2010

Pataias
Adiado o fecho temporário da Unidade de Saúde Familiar


Estava previsto para a passada segunda-feira o encerramento temporário da Unidade de Saúde Familiar de Pinhal do Rei, em Pataias, mas o fecho foi adiado não se sabendo ainda quando acontecerá, disse ontem ao REGIÃO DE CISTER a coordenadora daquela unidade, Dina Ruivaco.
A sede da Unidade de Saúde Familiar vai encerrar durante duas semanas para obras de melhoramento das instalações. O edifício vai crescer para as instalações do lado, onde estava instalada a Junta de Freguesia.
Enquanto a unidade de Pataias estiver encerrada, as consultas de vigilância serão adiadas e os casos imprescindíveis serão atendidos na Martingança ou em Alpedriz, as duas extensões da USF de Pinhal do Rei.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Paredes da Vitória - animação de Verão


Comentário

Está muito bem a Junta de Freguesia, complementando a fraquíssima oferta cultural/artística da Câmara.

Festas da Ferraria

Recebido via e-mail da Associação da Ferraria

Boa tarde,
Desculpem incomodar novamente.
Vimos por este meio deixar um convite para visitarem a nossa pequena Associação nos festejos de dia 7 e 8 de Agosto.
A não esquecer também, dia 12 de Setembro, a viagem de combóio a Óbidos em que cada um leva o seu farnel.
Cumprimentos,
A Direcção

Incêndio na Alva das Paredes da Vitória

A notícia é do Região de Cister

Mata nacional arde durante seis horas

As altas temperaturas trouxeram o início dos grandes incêndios no País. O distrito de Leiria não fugiu ao infortúnio e, esta terça-feira, um fogo esteve cerca de sete horas a consumir 30 hectares de mata nacional, em Pataias, no concelho de Alcobaça.

O incêndio deflagrou junto ao parque de merendas da praia Paredes de Vitória, pelas 13:55 horas. Rapidamente foram deslocados três meios aéreos, 125 bombeiros e 34 veículos. Sem habitações por perto, as principais dificuldades dos bombeiros foram os acessos em terreno arenoso e as rajadas de vento.

"A principal dificuldade foi chegar ao local das chamas com pessoal apeado" já que "as viaturas de combate a incêndio não conseguiam progredir no terreno que é muito arenoso", reforçou Carlos Guerra, segundo comandante do Comando Distrital de Operações e Socorro de Leiria. O incêndio foi dado como extinto às 20:45 horas, estando até à hora do fecho da edição em situação de vigilância para evitar novos reacendimentos.

Entre 1 de Janeiro até 18 de Julho deflagraram 189 incêndios, consumindo uma área de 27 hectares. Contabilizando com o fogo de terça-feira o valor sobe para 57 hectares. José Manuel Moura, comandante operacional do CDOS, revelou que os números são menores comparando com o período homólogo do ano passado, quando se registaram 290 incêndios e uma área ardida de 295 hectares.

O responsável afirmou que as expectativas para este ano são positivas, mas salienta que "há variáveis que não se podem controlar, como as altas temperaturas". "Para já, as coisas estão a correr bem. Temos conseguido controlar todos os incêndios que têm deflagrado", acrescentou José Manuel Moura.

Rui Pereira, ministro da Administração Interna, apelou, durante a apresentação do dispositivo de combate a incêndios em Leiria, para a colaboração dos cidadãos na limpeza dos terrenos, lembrando que em "97% dos casos, as ignições têm origem humana".

Já o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, alertou também as várias entidades do País para "adoptarem medidas preventivas, como a limpeza das bermas das estradas e das áreas onde passam os cabos das transportadoras eléctricas". E revelou que este ano, o Governo intensificou a limpeza nas suas áreas, tendo em conta o aumento da vegetação.
Elisabete Cruz

Comentário
Eu gostei especialmente do apelo do ministro Rui Pereira, para a colaboração dos cidadãos na limpeza dos terrenos.
Arderam 30 hectares de Mata Nacional, com rapão com mais de 50 cm, mato e acácias...
Bem prega frei Tomás...

CD Pataiense - reforços continuam

A notícia é do blogue Futebol Distrital de Leiria

Matos é reforço do CD Pataiense

O médio Matos (ex-Sl.Marinha) é o mais recente reforço do Pataiense. O jogador é mais uma opção para a próxima época para o treinador Togui. O Pataiense continua no mercado e é provável que até ao início da pré-época surjam mais reforços.

Renato Macedo presente na V Volta a Portugal de Juniores

Recebido via e-mail pelo Vitor Macedo

O ciclista pataiense Renato Macedo vai participar na 5ª Volta a Portugal deJuniores, nos próximos dias 29 de Julho a 1 de Agosto.

CICLISMO
RENATO MACEDO presente na 5ª Volta a Portugal de Juniores

De 29 de Julho a 1 de Agosto o pelotão de juniores vai disputar a 5ª Volta a Portugal de
Juniores, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação
Portuguesa de Ciclismo. Depois de um inédito prólogo no velódromo nacional (contra-relógio
por equipas), o pelotão terá que percorrer um total de 304 quilómetros repartidos por três
etapas (Velódromo Nacional - Vale de Cambra, Gandra - Gandra e Guimarães - Moreira de
Cónegos).

RESUMO DAS ETAPAS

Prólogo – Quinta-feira, 29 de Julho de 2010
Sangalhos – Velódromo Nacional (Centro de Alto Rendimento - Anadia)
PARTIDA: 16h00 (Contra-relógio por equipas)

1ª Etapa – Sexta-feira, 30 de Julho de 2010
Velódromo Nacional (Anadia) - Vale de Cambra (109 Kms)
PARTIDA: 12h25 Sangalhos, Centro de Alto Rendimento - Velódromo
CHEGADA: 15h17 Vale de Cambra, Av. Infante Dom Henrique
PRÉMIOS MONTANHA: Boialvo (2ª categoria) e Arrifaninha (3ª categoria)
METAS VOLANTES: Albergaria e Vale de Cambra

2ª Etapa - Sábado, 31 de Julho de 2010
Gandra - Gandra (98,2 Kms)
PARTIDA: 13h27 Gandra, Av. Padre Luís Pinto Carneiro
CHEGADA: 16h01 Gandra, Av. Padre Luís Pinto Carneiro
PRÉMIOS MONTANHA: Casadelo (2ª categoria) e Rebordosa (3ª categoria)
METAS VOLANTES: Vilela e Terronhas

3ª Etapa - Domingo, 1 de Agosto de 2010
Guimarães - Moreira de Cónegos (96,6 Kms)
PARTIDA: 11h25 Guimarães - Estádio D. Afonso Henriques
CHEGADA: 13h48 Moreira de Cónegos – Rua Comendador Joaquim Almeida Freitas
PRÉMIOS DE MONTANHA: Morreira (3ª categoria) e Raimonda (2ª categoria)
METAS VOLANTES: São Cosme do Vale e Moreira de Cónegos

Reunião de Câmara – Assuntos sobre a freguesia

Na reunião de Câmara de 26 de Julho de 2010, foram abordados os seguintes assuntos relacionados com a freguesia de Pataias:

Utilização pela APFCNAN da Escola Primária de Pataias-Gare
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/07/3118-presidente-da-camara-abriu-os.html

Saudação do fotógrafo Carlindo por fotografias de locais do concelho
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/07/3111-intervim-na-reuniao-de-camara-do.html

Trânsito na praia das Paredes da Vitória
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/07/3110-intervim-na-reuniao-de-camara-do.html

133º Aniversário da Filarmónica de Pataias
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/07/3106intervim-n-reuniao-de-camara-d.html

Licenciamento de 12 lotes na Pedra do Ouro em REN (Reserva Ecológica Nacional)
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/07/3096-reuniao-de-camara-d-ontem-tratou.html

http://joseacaciobarbosa.blogspot.com/2010/07/na-reuniao-de-camara-de-ontem-os-erros.html

Comentário
«os técnicos da câmara assumem 1 erro: na tansposição da planta de 1/25000 para 1/2000 houve erro na definição de espaço REN em 12 lotes, cerca de 6 mil metros quadrados do Loteamento».
Seis mil metros quadrados é mais de metade de um campo de futebol! Não há ninguém nos serviços que verifique a transposição de escalas? Não há ninguém que verifique, in loco e com auxílio de cartografia, estas coisas, antes de dar por concluídos os documentos?
É um erro técnico demasiado grave, para mais numa zona tão sensível: Pedra do Ouro, litoral/praia, Reserva Ecológica Nacional, projecto do golfe… Os mesmos técnicos que por vezes são tão zelosos na proibição de construir aquele anexo, ou aquela casa, porque está 5 metros ao lado ou do outro lado da rua e já é Zona Florestal, RAN ou REN.
Situações semelhantes, de loteamentos em locais onde não deveriam existir construções, são tão frequentes, que começam a ser uma imagem de marca deste município.

Limites/Fronteiras do Concelho de Alcobaça e Marinha Grande

http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/07/3090-reuniao-de-camara-d-ontem-decidiu.html
Comentário
O limite do concelho da Marinha Grande está muito bem onde está. O limite do concelho de Alcobaça devia estar 20 km mais a Sul.

Horário de bares na praia das Paredes da Vitória
http://uniralcobaca.blogspot.com/2010/07/3087-reuniao-de-camara-d-hoje-decidiu.html

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sons do Baça - 1ª Eliminatória


Já são conhecidos os 11 concorrentes seleccionados para o Concurso de Música “Sons do Baça”. Uma aposta da Autarquia de Alcobaça para promover não só os novos valores da música em Portugal, mas também para animar as noites de Verão ao longo da extensa costa do Concelho. Para os meses de Julho e Agosto, e como principal registo a sua itinerância, estão agendadas as duas eliminatórias que irão acolher novos talentos oriundos não só do Concelho: Alcobaça, Turquel, Benedita, Lameira, entre outros, mas também de Leiria, Caldas da Rainha, Vila Real de Trás-os-Montes e Marinha Grande. Com o apadrinhamento da Banda de Alcobaça – LOTO, as eliminatórias decorrem nas seguintes datas:

1.ª ELIMINATÓRIA: The Clive, Meu e Teu, Sónia Cortez e Smooth Voltage

2.ª ELIMINATÓRIA: O.D.E, Polite Agression, The Plant, Spinning, Bubble Bath, Lince e Inês Henriques

Das duas eliminatórias serão escolhidos 6 concorrentes (3 em cada eliminatória) que estarão na final, marcada para dia 21 de Agosto, na Feira de São Bernardo, Alcobaça. Todas as informações em:

www.myspace.com/sonsdobaca | sons-do-baça (facebooK); http://sonsdobaca.blogspot.com

ENTRADA LIVRE

1ª Eliminatória Praia de Paredes da Vitória
31 de Julho 22h30
- The Clive
- Meu e Teu
- Sónia Cortez
- Smooth Voltage
2ª Eliminatória São Martinho do Porto
7 de Agosto 22h00
- O.D.E
- Polite Agression
- The Plant
- Spinning
- Bubble Bath
- Lince
- Inês Henriques

1.ª ELIMINATÓRIA
PRAIA PAREDES DA VITÓRIA

The Clive
BIOGRAFIA
The Clive é uma Banda pop-rock formada em Maio de 2010, aquando do conhecimento da
existência deste concurso do conselho de Alcobaça (Sons do Baça). Esta banda é formada por
dois elementos: Bárbara Freitas (Voz) e António Pereira (2ºVoz e Guitarra).
António Miguel Mourato Pereira (Guitarra)
António Pereira nasceu no dia 20 de Junho de 1995. A sua paixão pela música esteve sempre
presente na sua vida começando a aprender música (componente de solfejo) aos 8 anos de
idade, na sua aldeia - Alpedriz. Aos 10 anos começou a tocar trombone (professor Hélio
Fróis), na Orquestra Juvenil de Alpedriz dirigida pelo maestro Gualdino Fróis. Maestro este
que, mais tarde, o convidou a tocar na Orquestra Juvenil da Cela. Aos 12 anos começa a
aprender a tocar guitarra sozinho, tendo aulas particulares apenas passados dois anos.
Actualmente, encontra-se nas duas orquestras acima referidas (trombone), na banda da
escola que frequenta – JeiB (guitarra), e numa banda de covers do concelho de Porto de Mós
(guitarra baixo). A sua formação musical é praticamente inexistente.
Barbara Serrano De Freitas ( Voz)
Bárbara Serrano De Freitas nasceu no dia 9 de Março de 1995. Iniciou os seus estudos musicais
em aulas particulares de teclado aos 6 anos. Ingressou no conservatório na AMA (Academia de
Música de Alcobaça) em piano aos 10 anos de idade e está prestes a concluir o 5º grau neste
instrumento. Há 2 anos, iniciou o estudo de um segundo instrumento - flauta transversal. É
vocalista da banda da escola que frequenta- JeiB.
CONTACTOS:
Bárbara: 964473159 - barbara_serrano9@hotmail.com
António: 966757610 - antonio.pereira2@hotmail.com

MEU E TEU
Meu e Teu cantado em português.
www.myspace.com/meueteu
BIOGRAFIA:
Os Meu e Teu são uma banda formada por Diogo Freire (Hot Limousine) no inicio do ano de
2010. Este projecto é um projecto rock cantado em português, com tendências rock
portuguesas e estrangeiras. Está a dar os primeiros passos no mundo da música e para isso, o
Diogo conta com a ajuda de Luis Ramos na guitarra solo (Hot Limousine), Bruno Cunha no
baixo (Hot Limousine), André Santos na bateria (Hot Limousine), Rita Bernardo na voz
secundária, bem como a Carolina Pereira. As letras são escritas por ele e pela Carolina. Os
próximos objectivos são gravar o primeiro albúm e actuar ao vivo para mostrar o projecto à
comunidade portuguesa e não só.
Formação: Diogo Freire, Voz
Bruno Cunha, Baixo
Luis Ramos, Guitarra
Gustaf Berg, Guitarra
André Santos, Bateria
Contactos:
914223860 - Diogo Freire

SÓNIA CORTEZ
Pessoal
Sónia Teresa Ferreira Cortez, nascida a 24 de Fevereiro de 1981, na cidade de Caldas da
Rainha. Viveu dezasseis anos numa aldeia situada entre Caldas da Rainha e Óbidos, no Bairro
da Sra. da Luz. É casada. Tem um filho com 9 anos. Sempre teve o sonho de cantar.
Percurso Académico
Concluiu o 3º Ciclo na Escola C+S Josefa de Óbidos. Com 16 anos, a Sónia e os seus pais
mudaram-se para as Caldas da Rainha, onde permaneceu até casar. Ainda frequentou o 10º
ano de escolaridade da Escola Rafael Bordalo Pinheiro mas, por razões financeiras, teve de
abandonar os estudos. É autodidacta, pois não teve qualquer formação a nível musical.
Profissional
Em 1997 ingressou no projecto “Loucos da Rádio”, da Rádio Litoral Oeste, onde fez parte do
coro. Nesse ano, compôs uma música intitulada “Tu”, (apesar de não tocar nenhum
instrumento, foi tudo feito por memorização: letra e música) e esteve no 1º lugar do Top da
Rádio Caldas. Gravou esta música pedindo a um conhecido para a fazer, acabando por gravála
no seu estúdio. Em Fevereiro de 1999 teve uma participação no programa “Big Show SIC”.
Sempre cantou em festas e romarias. Trabalhou como balconista numa loja, numa pastelaria.
Trabalhou oito anos como escriturária empresa de climatização. Actualmente encontra-se a
frequentar um Curso Profissional de Técnica de Acção Educativa, nível secundário, com
equivalência ao 12º ano de escolaridade
Contactos
Telemóvel: 968 815 148
e-Mail: sonia__cortez@hotmail.com

SMOOTH VOLTAGE
Alexandre Coelho, 19, Estudante, Benedita/Alcobaça, 912391854
David Ribeiro, 18, Estudante, Turquel/Alcobaça, 969028485
Tiago Ferreira, 18, Estudante, Benedita/Alcobaça, 962467440
José Mateus, 17, Estudante, Benedita/Alcobaça, 962122339
http://www.myspace.com/smoothvoltagetheband

Comentário

Alguém me explica porque é que com 11 bandas a concurso, há 4 nas Paredes e 7 em S. Martinho do Porto quando é para apurar 3 em cada eliminatória?

VII Encontro Nacional de Bicicletas Antigas

VII Encontro Nacional de Bicicletas Antigas

Men in Bike
http://meninbike.blogspot.com/2010/07/vii-enba-burinhosa-25-julho-2010-um-ano.html

Pasteleira Club do Alentejo
http://pasteleiraclubedoalentejo.blogspot.com/2010/07/o-pca-na-burinhosa.html

Forum Amigos das Pasteleiras
http://forum.amigosdaspasteleiras.com/ja-realizados/vii-encontro-nacional-bicicletas-antigas-burinhosa-25-julho-2010/new/

Zona de Caça Municipal - Freguesia de Martingança

Zona de Caça Municipal - Freguesia de Martingança
ZCM 4323 - Freg. de Martingança - Alcobaça [3.ª Região]

Condições de acesso e exploração cinegética - época venatória 2010-2011

Condições de acesso e exploração cinegética na época venatória 2010-2011, da ZCM de Freguesia de Martingança, proc. n.º 4323, situada no concelho de Alcobaça.

[Clique na tabela]

terça-feira, 27 de julho de 2010

Incêndio na Alva das Paredes da Vitória

Um incêndio deflagrou hoje, por volta das 13h50, na Alva das Paredes da Vitória. O incêndio foi combatido por 126 homens e 33 viaturas, 2 helicópteros e 1 avião. Estiveram presentes as corporações de Pataias, Alcobaça, Óbidos, Benedita, S. Martinho do Porto, Juncal, Batalha, Porto de Mós, Vieira de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Ortigosa.
A rápida acção dos bombeiros e da Protecção Civil contribuiu para a eficácia no combate às chamas, isto apesar das dificuldades colocadas pelo terreno, nomeadamente as areias soltas e o grande desnível das dunas.
O incêndio foi dado como extinto pelas 20:45, procedendo-se até quando for necessário às operações de rescaldo e de vigilância.
Público
http://www.publico.pt/Sociedade/fogo-em-pataias-alcobaca-afecta-mata-nacional_1448974
Rádio Renascença
http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=113883
Mundo Português
http://www.mundoportugues.org/content/1/7501/incendios-activos-portugal-continental/
Rádio Benedita
http://www.beneditafm.pt/?p=5319
Rádio Batalha
http://www.radiobatalha.com/noticia.php?id=21266
Diário de Notícias
http://dn.sapo.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=1628203
Expresso
http://aeiou.expresso.pt/incendios-extinto-fogo-na-praia-de-paredes-de-vitoria-pataias=f596305
i
http://www.ionline.pt/conteudo/71045-extinto-fogo-na-praia-paredes-vitoria
Visão
http://aeiou.visao.pt/incendios-extinto-fogo-na-praia-de-paredes-de-vitoria-pataias=f567418
 

Vale Furado

Mais uma bela fotografia do Francisco Mendes.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Festa de encerramento das Piscinas Municipais

Via site da Junta de Freguesia de Pataias:

Irá realizar-se no dia 1 de Agosto a Festa de Encerramento das Piscinas Municipais de Pataias.

A festa contará com ofertas para os primeiros participantes.

PROGRAMA
> 9h30m - Caminhada na praia.
> 10h30m - Yoga.
> 11h - Jogos Pais vs Filhos.
> 16h30m - Demonstração de Esgrima.
> 17h - Aula de Fitness.
> 17h30m - Demonstração de Danças.

Para mais informações, dirija-se à recepção das Piscinas Municipais de Pataias.

Paredes da Vitória - estacionamento e postura de trânsito

Foi mais um domingo nas Paredes, com a praia cheia de gente, aproveitando o belo dia de praia.
Mas foi um domingo diferente.
Calmo, tranquilo, ordenado, sem confusões no trânsito e no estacionamento.
Os carros continuaram estacionados até à Mina e na Sra. da Vitória, mas nas Paredes e no Vale não houve as confusões monstruosas e caóticas usuais, que culminaram com a desordem do passado domingo (18/7).
Todos circularam, quem quis parar para largar a família fê-lo sem problemas e o único sinal de desagrado (conformado) era o facto de não poderem estacionar ali, em plena via ou em cima do passeio.
O porquê da mudança?
Aparentemente, a solução foi simples. Para quem está nas Paredes todos os dias, houve duas alterações óbvias: durante os últimos dias da semana foram colocados sinais de trânsito proibindo o estacionamento e no sábado e domingo houve policiamento permanente das 10h às 17h.
As fotografias de ontem à tarde (domingo 25) foram tiradas à mesma hora que há uma semana (domingo 18).
Assim, vale a pena ir às Paredes.

domingo, 25 de julho de 2010

Paredes da Vitória

Mais uma bela fotografia do Francisco Mendes.

Acesso à praia de Vale Furado

Da edição escrita do Região de Cister nº883 de 22/7/2010

Junta melhorou escadaria em serventia que proprietário tinha vedado
Vale Furado ganha acesso melhorado à praia


O caminho continua a ser íngreme e penoso para quem está de regresso depois de um dia na praia de Vale Furado, mas na semana passada as escadas de acesso ao areal daquela localidade da freguesia de Pataias foram melhoradas.
A intervenção foi efectuada depois de o proprietário do terreno ter encerrado o caminho onde o próprio havia colocado a escadaria que melhorava o acesso à praia e depois de a Junta ter sido pressionada por vários habitantes de Vale Furado. O dono do terreno tinha colocado a escadaria há cerca de quatro anos, mas resolveu retirá-la uns anos depois, tendo os autarcas da freguesia garantido solucionar o problema.
“O terreno é particular, mas o proprietário deve serventia para a praia”, explicou Valter Ribeiro ao REGIÃO DE CISTER, adiantando que, “para todos os efeitos, o caminho é público”.
Enquanto o acesso esteve encerrado, o caminho para a praia fez-se por uma encosta íngreme e escorregadia “que foi palco de algumas quedas”, noticiou na ocasião o jornal ‘Pataias à Letra’.
No site www.feriasemportugal. com aquela praia é classificada como uma boa opção para os amantes da pesca e para os dias de vento. A mesma página reconhece os esforços feitos recentemente para melhorar o íngreme acesso ao areal.
texto Ana Ferraz Pereira

sábado, 24 de julho de 2010

Paredes Beach Party

No Festivais de Verão 2010


Na Gazeta das Caldas

Paredes de Vitória acolhe festa da Antena 3

A praia de Paredes da Vitória, em Pataias (concelho de Alcobaça), acolhe este Verão uma festa com a chancela da Antena 3 e que promete duas noites com o melhor da House Music.
DJ The Fox, Rui Estevão, Vitor L., Rui Carvalho, John Mox e Magone garantem os ritmos das noites de 7 e 8 de Agosto, que contam ainda com live acts de Olive Tree Dance e apresentações de VJ’s, Laser & Lights. A organização promete “uma decoração especial num recinto criado no areal da praia exclusivamente para o público do evento”, que são convidados a vestirem-se de branco e/ou preto.
O preço dos bilhetes depende da data de compra. Até ao próximo domingo, dia 25 de Julho, custam 10 euros. Entre 25 de Julho e 6 de Agosto o preço sobe para os 12,5 euros. Comprados à entrada da festa, os bilhetes vão custar 17,5 euros.
Todas as informações sobre este evento estão disponíveis em www.paredesbeachparty2010.com.

VII Encontro Nacional de Bicicletas Antigas

É já amanhã o VII Encontro Nacional de Bicicletas Antigas.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Paredes da Vitória - animação de Verão


Animação de Verão para a praia das Paredes. 
24 de Julho (sábado), 19h, Rancho Folclórico dos Moleanos.
1 de Agosto (domingo), 19h, Rancho Folclórico de Mira Serra.
8 de Agosto (domingo), 19h, Rancho Folclórico dos Casais de Sta. Teresa.
A estes 3 dias há ainda a juntar a 1ª eliminatória do "Sons do Baça, organizado pela Câmara, dia 31 de Julho e o Paredes Beach Party, de iniciativa privada, a 7 de Agosto.

Piscinas de Pataias - Campo de Férias é um sucesso

A notícia é da Rádio Cister

A procura de crianças para o 1º Campus de Férias de Pataias tem excedido as expectativas.

Segundo Pedro Amorim, esta 1ª edição teve de alargar para 25 o limite do número de inscrições. A organização, repartida entre a Junta de Freguesia de Pataias, Piscinas Municipais e o Camping de Paredes de Vitória, tinha inicialmente abertas inscrições para 20 crianças, mas a procura foi superior à oferta, o que deixou os promotores do evento satisfeitos.

Este Campus de Férias de Pataias oferece às crianças a possibilidade de praticarem diversos jogos lúdicos e desportivos, nomeadamente tiro, tiro com arco e esgrima, entre outros, para além de actividades em meio aquático.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Praias do Norte sem animação de Verão

A notícia é da Rádio Cister

Praias do Norte sem Animação de Verão
 
O PS acusa a Câmara Municipal de Alcobaça de não ter programação para a animação do verão nas praias do norte do concelho.
 
Acácio Barbosa defende uma «maior aposta na dinamização das praias da freguesia de Pataias», tal como já acontece em São Martinho do Porto.
 
Segundo o vereador socialista, de acordo com o programa "Summer Nights", do verão 2010, «estão previstos 10 concertos para São Martinho do Porto, mas nem um para as restantes sete praias, situadas na freguesia de Pataias».
 
Para José Acácio Barbosa trata-se de uma «política do esquecimento» que não incluiu na programação de verão as praias da Falca, Légua, Paredes da Vitória, Polvoeira, Pedra do Ouro, Água de Madeiros e Vale Furado, todas localizadas na freguesia de Pataias.
 
A vereadora da cultura, Mónica Batista, contrariou as acusações do vereador do PS, lembrando que Paredes de Vitória, em Pataias, vão receber uma eliminatória do concurso de música "Sons do Baça", algo que o socialista considera «insuficiente».

Burinhosa: Atletas e treinadores nomeados para melhores 2009/10

Atletas e treinador do CCRD Burinhosa foram nomeados para as categorias de melhores atletas e treinador de futsal na época de 2009/2010.
A informação é via site infutsal.com

As três nomeações com mais votos para cada um dos prémios são as seguintes:

Os três nomeados para o prémio “melhor treinador de Futsal” são:
Manuel Jorge (Caldas Sport Clube)
Rogério Serrador (CCDS Casal Velho)
Dominique Antunes (CCRD Burinhosa)

As três nomeadas para o prémio “melhor treinadora de Futsal” são:
Nídia Prata (NS Leiria)
Teresa Jordão (CR Golpilheira)
Anabela Gonçalves (Vila Cã)

Os três nomeados para o prémio “melhor jogador de Futsal” são:
Vítor (CCRD Burinhosa)
Maurício Nascimento (CCRD Burinhosa)
Marinho (Burinhosa)

As três nomeadas para o prémio “melhores jogadoras de Futsal” são:
Carolina Silva (CR Golpilheira)
Liliana Salema (CR Golpilheira)
Inês Cruz (CR Golpilheira)

Os três nomeados para o prémio “clube excelência na formação de Futsal” são:
ID João V
UD Leiria
ADR Barreiros

Os três nomeados para o prémio “melhor treinador na formação de Futsal” são:
Rogério Serrador (CCDS Casal Velho)
Cláudio Lourenço (CRP Ribafria)
João Pedro (UD Leiria)

Paredes da Vitória - ecos na internet

Desta feita, opinião sobre as Paredes no blogue "Terra de Paixão"

Praia de Paredes da Vitória

Fui no passado sábado à praia de Paredes de Vitória e se por um lado gostei do que vi, por outro vejo algumas lacunas graves na requalificação de toda a zona.

As obras, mesmo não estando ainda acabadas, estão bonitas e toda a praia ficou bastante mais atractiva. Boas e agradáveis esplanadas, bons acessos à praia, boa requalificação no geral considerando o que estava antes.

Ainda assim, ficam aqui alguns reparos:

- Ao final do dia, e considerando que estávamos num sábado, os caixotes do lixo já se encontravam a transbordar e o lixo já se acumulava no chão. Uma imagem péssima e que pode ser facilmente evitada. Tanto com uma maior frequência de recolha dos lixos como pelo aumento no número de caixotes.

- O eterno problema do estacionamento. É verdade que se criaram muitos lugares mas continuam ainda assim a ser muito poucos. Depois é o que se vê com estacionamento selvagem e sem regras. Porque não se faz de uma vez um grande parque para absorver todo este fluxo de carros? Porque é preciso andar a fazer tudo aos poucos?
Os visitantes agradecem, evitam-se situações complicadas como esta e com toda a certeza que o número de pessoas a visitar a praia até pode aumentar.
É caricato como a C.M.A. muito facilmente adquiriu terrenos para fins ainda não decididos e para algo tão importante continua a adiar. Não é preciso muito... Um parque como o da Cova da Onça seria uma grande ajuda...

Comerciantes satisfeitos com melhorias nas praias

A notícia é do Jornal de Leiria, edição nº1356 de 8 de Julho de 2010

Concessionários da praia do Pedrógão, em Leiria, menos satisfeitos
Época balnear arranca com melhorias em Alcobaça e Marinha Grande

A época balnear arrancou na região com evidentes melhorias. De Leiria a Alcobaça, apenas os concessionários da praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, dizem que pouco se alterou. Os restantes estão satisfeitos com as intervenções.
A limpeza das praias parece ter sido a principal aposta de todos os concelhos. Na praia da Vieira, na Marinha Grande, Antony Garofalo afirma que tem notado que há uma preocupação com o areal. “Os passeios foram requalificados e já permite um acesso a cadeiras de rodas. O parque de campismo melhorou e será repovoado por árvores”, exemplifica ainda o gerente do restaurante bar Naufrágio.
“Ainda há alguns problemas, mas nota-se que houve algumas melhorias. A limpeza da praia é o ponto mais notório, agora o areal é limpo três vezes”, acrescenta Ricardo Costa, proprietário da Esplanada Âncora.
Já no concelho de Alcobaça, as obras de requalificação na praia das Paredes deixaram os concessionários satisfeitos, apesar de ainda estarem a decorrer. “Houve muitos melhoramentos desde a requalificação da paisagem à vigilância na praia. Já estão a repavimentar os passeios e a ultimar a parte paisagística”, afirma Jorge Ramos, gerente do bar Somar e presidente da Associação de Praias de Alcobaça.
O empresário admite que a intervenção no acesso à praia vai trazer mais gente às Paredes. No entanto, refere que esta praia tem características “especiais”, pelo seu ambiente “calmo” e “tranquilo”.
NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE
Jorge Ramos acredita que com uma maior limpeza, um parque de estacionamento novo e melhores acessos, a praia fica com um “ar mais moderno”, pelo que “atrairá mais gente”. E revela que os bombeiros vão criar um sistema de transporte, que trará até à praia as pessoas que estacionem no parque de cima, a um custo simbólico.
Falando das restantes praias do concelho de Alcobaça, o responsável pela associação anuncia ainda que o trabalho de requalificação pretende garantir o regresso da bandeira azul ao concelho.
O proprietário do bar da praia Norte, nas Paredes, Rui Horta, também considera que “coisas estão melhores”. No entanto, deixa um alerta: “Falta resolver de uma vez a direcção do rio. Se houvesse uma demarcação do acompanhamento do leito do rio, no Inverno o areal não era levado pelo mar”.
Se esta intervenção fosse feita, diz Rui Horta, poupava-se mais dinheiro e diminuía a poluição. Já quanto à vigilância, o empresário lamenta que os concessionários sejam os responsáveis pelos salva-vidas e não tenham reconhecimento no final da época balnear. “Prestamos um serviço público e o reconhecimento é zero. Pagamos aos nadadores salvadores e não temos apoio nenhum, seja uma boa época ou não.”
Elisabete Cruz

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Câmara doa terreno de 2,4 ha à ABEOTL Pataias

A notícia é da edição nº882 do Região de Cister de 15/07/2010

Câmara doou terreno de 24 mil metros quadrados à instituição
Associação de Pataias aguarda apoio da Segurança Social para construir lar

A Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres (ABEOTL) de Pataias já tem terreno, de 24 mil metros quadrados, doado pela Câmara, para construir um lar, mas não tem dinheiro para a obra. Há mais de dez anos que a instituição se candidata a fundos comunitários para aquela valência, sempre sem sucesso. Isto, apesar de a ABEOTL ser a prioritária ao nível do concelho e estar entre as candidatas a lar mais bem cotadas, disse ao REGIÃO DE CISTER António Caseiro, presidente da Direcção.
O terreno que a associação recebeu do município servirá de garantia para um empréstimo bancário, mas António Caseiro só pretende avançar quando tiver a garantia da Segurança Social que haverá apoio financeiro para 36 idosos. O dirigente aguarda que seja agendada uma reunião com o director distrital.