A notícia da Ana Ferraz Pereira, na edição impressa nº881 do Região de Cister de 8 de Julho de 2010
Fecho da unidade de saúde está previsto para o próximo dia 26
USF de Pataias encerra durante duas semanas
A sede da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Pinhal do Rei, em Pataias, deverá encerrar de 26 de Julho a 6 de Agosto, disse ao REGIÃO DE CISTER a coordenadora daquela unidade, que, todavia ainda não tem certezas quanto à data certa de fecho.
O edifício, que vai crescer para as instalações do lado, onde ainda se encontra a Junta de Freguesia, será remodelado e adaptado. O chão vai ser substituído, os gabinetes médicos alterados e o espaço reorganizado por forma a permitir a criação de mais três gabinetes. Será criado um espaço para os funcionários, onde funcionará também a sala dos oxigénios, lixos e vestiários.
A criação de salas só para diabéticos, hipertensos, tratamentos e injectáveis são outras das novidades “para que os utentes sejam encaminhados e os actos sejam feitos quando estão programados e não haja aglomeração de pessoas na unidade”, explicou Dina Ruivaco, que anunciou ainda a colocação de ar condicionado na USF, onde prestam serviço a mais de 8400 utentes cinco médicos e cinco enfermeiros.
Enquanto a unidade de Pataias estiver encerrada, as consultas de vigilância serão adiadas e os casos imprescindíveis serão atendidos na Martingança ou em Alpedriz, as duas extensões da USF de Pinhal do Rei. “As pessoas vão ter de nos ajudar e ser compreensivas porque com estas obras vamos funcionar melhor”, assegura Dina Ruivaco, que, no entanto, lamenta as mentalidades se muitos utentes, que continuam a ir muito cedo para as consultas. “Uma pessoa com consulta marcada para as 11 horas vai para a USF às 8 da manhã. Para quê?”, questiona a médica, que tem consciência que “as novas instalações não vão significar novas mentalidades”.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário