Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Incêndio na Alva das Paredes da Vitória

A notícia é do Região de Cister

Mata nacional arde durante seis horas

As altas temperaturas trouxeram o início dos grandes incêndios no País. O distrito de Leiria não fugiu ao infortúnio e, esta terça-feira, um fogo esteve cerca de sete horas a consumir 30 hectares de mata nacional, em Pataias, no concelho de Alcobaça.

O incêndio deflagrou junto ao parque de merendas da praia Paredes de Vitória, pelas 13:55 horas. Rapidamente foram deslocados três meios aéreos, 125 bombeiros e 34 veículos. Sem habitações por perto, as principais dificuldades dos bombeiros foram os acessos em terreno arenoso e as rajadas de vento.

"A principal dificuldade foi chegar ao local das chamas com pessoal apeado" já que "as viaturas de combate a incêndio não conseguiam progredir no terreno que é muito arenoso", reforçou Carlos Guerra, segundo comandante do Comando Distrital de Operações e Socorro de Leiria. O incêndio foi dado como extinto às 20:45 horas, estando até à hora do fecho da edição em situação de vigilância para evitar novos reacendimentos.

Entre 1 de Janeiro até 18 de Julho deflagraram 189 incêndios, consumindo uma área de 27 hectares. Contabilizando com o fogo de terça-feira o valor sobe para 57 hectares. José Manuel Moura, comandante operacional do CDOS, revelou que os números são menores comparando com o período homólogo do ano passado, quando se registaram 290 incêndios e uma área ardida de 295 hectares.

O responsável afirmou que as expectativas para este ano são positivas, mas salienta que "há variáveis que não se podem controlar, como as altas temperaturas". "Para já, as coisas estão a correr bem. Temos conseguido controlar todos os incêndios que têm deflagrado", acrescentou José Manuel Moura.

Rui Pereira, ministro da Administração Interna, apelou, durante a apresentação do dispositivo de combate a incêndios em Leiria, para a colaboração dos cidadãos na limpeza dos terrenos, lembrando que em "97% dos casos, as ignições têm origem humana".

Já o secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, alertou também as várias entidades do País para "adoptarem medidas preventivas, como a limpeza das bermas das estradas e das áreas onde passam os cabos das transportadoras eléctricas". E revelou que este ano, o Governo intensificou a limpeza nas suas áreas, tendo em conta o aumento da vegetação.
Elisabete Cruz

Comentário
Eu gostei especialmente do apelo do ministro Rui Pereira, para a colaboração dos cidadãos na limpeza dos terrenos.
Arderam 30 hectares de Mata Nacional, com rapão com mais de 50 cm, mato e acácias...
Bem prega frei Tomás...

Sem comentários:

Enviar um comentário