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terça-feira, 7 de setembro de 2010

Desclassificação EN242 / Requalificação Av. Rainha Santa Isabel

A notícia é do “Pataias à Letra”, edição nº11 de 2 de Setembro de 2010

A Câmara de Alcobaça negoceia desclassificação da EN242 com Estradas de Portugal
O futuro da av. Sta. Isabel




A requalificação da avenida Rainha Santa Isabel, em Pataias, poderá acontecer em troca da desclassificação da Estrada Nacional (EN) 242.
A Câmara Municipal de Alcobaça deverá aceitar a desclassificação da estrada e assumir a sua gestão se a Estradas de Portugal (EP) aceitar requalificar a avenida de Pataias e concluir as obras de alargamento na ponte sobre a linha ferroviária  do Oeste na Martingança, na EN356, consideradas por todos “mal executadas”. O processo de desclassificação deverá ficar concluído até ao final do ano.
Contudo, o tema que envolve o projecto de requalificação da avenida não tem merecido consenso. O primeiro projecto alvo de apresentação pública permitiu apurar-se algumas alterações ao projecto feito “sentado a uma secretária”. Agora, é a vez do novo projector sair à rua e tentar conquistar a simpatia e aprovação da maioria dos autarcas e população pataiense. “Prometi que após a reformulação iria haver uma nova discussão pública”, explica Valter Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Pataias, para quem o anterior projecto “tinha algumas lacunas, sobretudo ao nível do estacionamento”. Para o autarca, a possibilidade da Câmara de Alcobaça trocar a desclassificação da EN242 pela requalificação da avenida central de Pataias é “uma luz ao fundo do túnel”.
Instado a comentar se concorda com a desclassificação da EN242, Valter Ribeiro é peremptório na sua resposta. “Sou totalmente a favor, tendo em conta que a EP só manda as brigadas de limpeza uma vez por ano e, por vezes, quando passam já a Junta procedeu à limpeza da avenida”, explica. Valter Ribeiro garante que este processo de desclassificação só trará benefícios para Pataias.
Apesar desta certeza política de Valter Ribeiro há quem não comungue da mesma opinião. Na página do Facebook do “Pataias à Letra”, o tema foi posto à discussão. A totalidade das respostas obtidas são unânimes: a manutenção da EN242 vai ser um problema futuro, tendo em conta que os magros orçamentos das câmaras não permite grandes intervenções nas estradas municipais. Os participantes no fórum esperam que, daqui a uns anos, “não tenhamos uma estrada com buracos e buraquinhos à semelhança do que se passa, actualmente com outras estradas municipais”.

Comentário

Já por mais de uma vez disse, e volto a dizê-lo, não morro de amores pelo projecto que foi tornado público há cerca de uma ano, aquando as eleições autárquicas. Aliás, acho-o um péssimo projecto.
Tão mau, que até sou de opinião que entre este e deixar estar tudo como está, é preferível deixar estar tudo como está. 
Penso também que a requalificação da avenida passa por uma intervenção ao nível de outras artérias e mesmo abertura de novas ruas. Basta consultar os meus post relativos à Av. Rainha Santa Isabel.
Contudo, abre-se agora uma porta que antes não existia.
De acordo com as informações dos autarcas que nos governam, qualquer projecto da Av. Rainha Santa Isabel estava condicionado pelo facto de estarmos a alterar uma estrada nacional - com as condicionantes implícitas e sujeitos à última palavra da Estradas de Portugal.
Ora, desclassificar a EN242 é transformar a Av. Rainha Santa Isabel numa "qualquer" estrada municipal, cuja autoridade máxima é a Câmara. Qualquer condicionante que antes existia, imposta pela Estradas de Portugal, vai deixar de existir. Ou não?
A requalificação da Av. Rainha Santa Isabel será assim "território virgem para desbravar". Uma oportunidade única de construir uma avenida para os próximos 100 ou 200 anos. Uma solução eficaz que conjugue o trânsito, o estacionamento e o seu uso pedonal e de lazer pela população. Que as propostas apresentadas até agora não fazem.
Só mais algumas achegas:
A avenida vai na realidade desde a rotunda da Alva de Pataias até à Ferraria. Há um conjunto de situações e constrangimentos a resolver, desde a ausência de passeios na Cabrela, a entrada para o cemitério, o estrangulamento junto ao Rino, as inúmeras entradas ao pé do "Miné". São só algumas.
Outra questão a ter em conta é que o "centro" de Pataias se está a deslocar do Rossio para o Cruzeiro. E qualquer intervenção na Avenida terá de ter isso em consideração. Os projectos até hoje apresentados não o fazem.

1 comentário:

  1. Tudo isto me parece estranho, e porquê? Temos o estado a desfazer-sa de uma propriedade e a camara a ficar com as despesas a troco da avenida em Pataias e de umas rotundas em Alfeizerão? Hum...Quanto ao novo projeto para a avenida ele terá que ser mais do que isso, terá que ser estruturante, e de ordenamento de toda esta area, não esquecer o que está projetado, o centro escolar, o alargamento da zona industrial, o campo de golfe...acessibilidades...

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