Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 9 de abril de 2011

AD Ferraria já iniciou construção da sede

A notícia é do Região de Cister, edição 920 de 7 de Abril de 2011

Sede da Ferraria construída sem recurso a crédito
   
As obras da nova sede da Associação Desportiva da Ferraria, freguesia de Pataias, arrancaram em Setembro e não têm prazo definido para acabar.
Tudo porque a construção vai sendo feita à medida que há dinheiro para a pagar. Afinal, a Direcção da colectividade já disse que não tenciona contrair qualquer empréstimo bancário para fazer face ao custo total da obra, estimado em 160 mil euros.
“Não me preocupa muito a conclusão” dos trabalhos, refere o presidente da Ferraria, Dário Moleiro, que confessa ter estado mais receoso com o início da obra, já que, na verdade, a colectividade que tem uma equipa na 1ª Divisão distrital de futsal não tem sede e funciona há vários anos num anexo emprestado por Sérgio e Cristina Franco, um casal da localidade. Além disso, as reuniões dos dirigentes são efectuadas na cave dessa família.
No anexo do casal foi instalado o bar, que funciona todos os dias graças ao trabalho voluntário de dirigentes e associados. É daí que provém parte da receita do clube, que conseguiu amealhar algum dinheiro todos estes anos, também muito graças ao facto de não pagar renda.
“Não temos dificuldades de meios humanos. Como as outras associações, faltamnos meios financeiros. E sabemos que depois desta obra, todos os gastos terão de ser ainda mais bem pensados”, refere Dário Moleiro, à frente da Ferraria há mais de uma década.
Outra fonte de rendimento são as muitas iniciativas que a Ferraria promove com regularidade. O expoente máximo desses projectos paralelos ao futsal é a festa do Dia da Criança, mas a associação também tem ganho fama graças aos passeios de comboio, que reúnem quase 200 pessoas, e aos passeios pedestres nocturnos, mais recentes, mas nem por isso menos concorridos.
A nova sede da associação, que tem 420 sócios, está a ser erguida num terreno vendido pela Junta de Pataias a um preço simbólico. 

Campanha original do tijolo

Para fazer face às despesas de construção de uma sede, a colectividade da freguesia de Pataias arrancou, em Agosto de 2010, com uma campanha de angariação de fundos original: com um mínimo de cinco euros, qualquer pessoa pode comprar um pequenino tijolo com o símbolo da associação. Uma vez erguido o edifício, o nome dos benfeitores ficará para sempre numa das paredes. A campanha já rendeu cerca de mil euros.

1 comentário:

  1. Parabéns aos sócios e amigos da ADF pelo dinamismo e empreendorismo que imprimem nesta colectividade. São pessoas como estas com o seu bairrismo carolice e humildade que ajudam a construir instituições e a mantelas abertas.
    Soube um destes dias que para as festas do Sagrado Coração de Jesus de Pataias não é a Filarmónica de Pataias que vai abrilhantar os festejos. Será que a Filarmónica não merece o nosso apoio e carinho? É evidente que quem organiza as festas é livre de fazer o programa com muito bem lhe apetecer. Será que os organizadores têem alguma coisa contra a Filarmónica? Será que é com atitudes destas que se promove a tradição a cultura e a música na nossa terra? Espero que um dia no futuro estas pessoas não tenham um acesso de saudosismo e venham a dizer “olha já tivemos uma Filarmónica e hoje não temos…” Podem ter muitas razões mas os músicos e a maior parte da população vão ficar tristes.
    Quando vierem fazer o peditório da minha parte não levarão nada, e será a primeira vez que isso acontecerá.

    ResponderEliminar