Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 2 de abril de 2011

O Golfe na Pedra do Ouro

Esta era uma notícia a "modo como que" anunciada e já vem sendo falada há algumas semanas.
Mas vai fazendo manchete nos orgãos de comunicação social do cencelho

Na Rádio Cister

Alcobaça pode perder o investimento do Golfe

A Câmara de Alcobaça (CMA) pode perder o investimento do Golfe no concelho se os Planos de Pormenor (PP) do Camarção, em Pataias, e do São Martinho do Porto não forem aprovados.

O presidente da autarquia, Paulo Inácio, receia que o Governo “volte atrás” com a palavra, inviabilizando a aprovação dos PP em causa.

O executivo camarário retirou, entretanto, do período de consulta pública em curso o Plano de Pormenor de Pataias, tendo em conta que a Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional (CCDR) não deu um parecer favorável às intenções de Alcobaça, argumentando com questões ambientais.

Neste momento, de acordo com informações da autarquia, só o PP do Pinhal Santíssimo, em São Martinho do Porto, estará bem encaminhado. Trata-se de um projecto turístico privado, na área da hotelaria de luxo.

Quanto aos restantes planos, se não forem aprovados até 30 de Abril, data em que termina o período de excepção no âmbito do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT), Alcobaça promete reagir de forma “firme” e “determinada”, garante Paulo Inácio.

O autarca admite recorrer à via judicial caso a CCDR mantenha a posição de inviabilizar os PP do Camarção e São Martinho do Porto.

Paulo Inácio irá argumentar que « o Governo abriu uma excepção aos municípios do Oeste, como medida compensatória pela não construção do aeroporto internacional de Lisboa na Ota».

 «A promessa corre o risco de não ter sido feita de boa-fé», diz o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, adiantando que desde que foi criado o período de exceção, que o Governo sabia onde se pretendiam instalar os campos de Golfe no concelho de Alcobaça.

«Se na altura não colocou quaisquer entraves aos projetos, então por que é que agora o vem fazer?» pergunta Paulo Inácio.

No Região de Cister

Pataias
Plano de pormenor já não vai para consulta pública


O executivo de Alcobaça aprovou, na passada semana, a revogação da decisão de abertura ao público do período de discussão pública do Plano de Pormenor do Camarção, em Pataias, aprovada no final de Fevereiro. Paulo Inácio defendeu que ainda não estão disponíveis todos os pareceres e “não faz sentido ter discussão pública quando não estão em cima da mesa todos os dados para consulta”. Alcobaça tem até 30 de Abril para receber todos os pareceres para a instalação do golfe, abrir o período de discussão pública e aprovar em Assembleia Municipal o Plano de Pormenor, sendo que as decisões estão nas mãos de outras entidades, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), que tem colocado entraves ao processo.

Sem comentários:

Enviar um comentário