Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Plano de Pormenor do Camarção na gaveta

A notícia é da Rádio Cister, publicada a 28 de Abril de 2011

PP do Camarção em Pataias não vai ser aprovado até ao final do mês
Segundo o presidente da Câmara, Paulo Inácio, as “entidades responsáveis não emitiram os pareceres necessários” e, assim, será impossível a Alcobaça fazer aprovar o PP de Pataias, para onde está previsto um avultado investimento turístico que contempla campos de golfe, hotéis e outros equipamentos de lazer.

O dia 30 de Abril é a data limite do regime de exceção do Plano Regional de Ordenamento do Território (PROT). Após esse dia, todo o ordenamento administrativo dos municípios integrados no Oeste e Vale do Tejo passará a respeitar as regras do PROT, documento que impõe limites à desafetação dos regimes de ordenamento em vigor.

Como os terrenos do Camarção ainda estão afetos a regimes de ordenamento que não contemplam a ocupação turística, o investimento não poderá avançar enquanto vigorarem esses enquadramentos.

Resta a Alcobaça alterar o regime no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), mas se o PROT não permitir a desafetação de toda a área do projeto do Camarção, o investimento corre o risco de “ficar na gaveta”.

Comentário

No mesmo dia em que são votados dois Planos de Pormenor para São Martinho do Porto na Assembleia Municipal, sai a notícia que o Plano de Pormenor do Camarção (isto é, o Golfe da Pedra do Ouro), fica em "águas de bacalhau" e que um investimento prometido há anos pela Câmara Municipal do mesmo PSD (lembram-se: 2000 postos de trabalho), não se vai concretizar.
S. Martinho, 2 - Pataias/Paredes da Vitória, 0.

Porque será que não estou surpreendido?

3 comentários:

  1. Não era este projecto a bandeira do Sapinho (não o Gelásio)já lá vão pelo menos 8 ou 10 anos??

    Papalagui

    ResponderEliminar
  2. ~já lá vão muitos mais anos, pois o projecto do campo de golfe, já vem do tempo do presidente miguel guerra!
    numa altura em que há tanto desemprego, a nossa pataias tá cada dia mais pobre, fico triste que um projecto como este que ia criar tantos postos de trabalho vá ficando na gaveta.
    porque será?

    ResponderEliminar
  3. Quando ouço falar deste projecto não consigo esquecer o que vi e ouvi, no CDP quando da sua apresentação, juntamente com a requalificação da Avenida.
    Muita pompa e circunstancia, mesa de honra composta com notáveis ilustres, supostamente com responsabilidades dos projectos e decisores (do sim) nas aprovações. Golfe/Pedra do Ouro , a “ / ” é a estrada das Paredes para São Pedro de Moel, impossível de se mover ou de se cometerem erros na sua localização. O Golfe a nascente desta, terreno com dono, nada foi feito. Pedra do Ouro e limítrofes a poente desta, terrenos de várias entidades (alguns particulares, outros das matas, outros pertencentes à gestão da orla marítima, outros da CMA e outros pelos vistos pertencentes a ninguém) onde tudo e mais alguma coisa se fez e continua a fazer, construção a monte, em cima das arribas, saneamento não há, erros nas leituras e interpretação das cartas topográficas…
    Tudo isto, antes de ficar em àguas de bacalhau é mais uma pescadinha com o rabo na boca.
    Passados todos estes anos por onde andam e o que fizeram estes senhores para se ter chegado a este ponto? Se estivéssemos numa terra de lei o mínimo que se lhes poderia exigir era que voltassem ao mesmo local (CDP) e esclarecessem o que se passou.

    ResponderEliminar