Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Festas do Sagrado Coração sem a Filarmónica de Pataias

Este ano, ao que parece, as festas do Sagrado Coração de Jesus não terão a participação da Filarmónica de Pataias.
É certo que não há nenhuma obrigação legal da contratação da mesma, nem ninguém será excomungado pela sua ausência.
Mas, a Filarmónica de Pataias, para além de participar activamente na educação e formação de aproximadamente uma centena de jovens pataienses, tem mostrado uma disponibilidade absoluta para as solicitações que lhe são feitas pelas diversas instituições da freguesia.
Recordo, num ápice, desde Outubro passado, as celebrações do Centenário da República, um concerto na Escola C+S de Pataias ou o lançamento da 1ª Pedra do futuro lar de Pataias. Já para não mencionar um concerto de Natal na Igreja Paroquial de Pataias ou a participação nas festas de Nossa Senhora da Esperança. Tudo serviços assegurados de forma voluntariosa pela Filarmónica e pelos seus jovens músicos.
E a verdade é que festas como o Sagrado e, principalmente, a Senhora da Vitória, mais do que festas religiosas, são festas de toda a vila, quer por aquilo que representam, quer pela forma como são organizadas. E sendo festas da vila eu, pessoalmente, não as imagino nem me identifico com elas, sem a Filarmónica.
Numa altura em que se pede a colaboração da população para ajudar as mais diversas colectividades, parece-me pouco correcto a não contratação da Filarmónica para assegurar as festas. Principalmente porque nem sequer foi pedido orçamento.
Não concordo em dar dinheiro a outros que fazem da sua actividade um puro negócio, quando podemos ajudar uma colectividade, e os jovens, da terra.
Olhando para tudo isto, só posso considerar que apenas serão questões de retorno financeiro que estarão na base da decisão. Certamente não haverá neste assunto (de não contratar nem pedir orçamento à Filarmónica), nem divergências ideológicas nem sequer interesses pessoais envolvidos. Serão apenas opções legítimas que se tomam, nestes tempos de crise financeira e dificuldades económicas.
Mas as festas não terão o mesmo encanto. E a Filarmónica, e os seus jovens músicos, por aquilo que têm feito e por aquilo que representam, não mereciam este tratamento.
Qualquer dia ouviremos dizer que a Filarmónica não tem instrumentos, que fechou as portas, ou pior, que recusou tocar numa iniciativa qualquer de uma qualquer instituição de Pataias. E todos julgarão e condenarão a Filarmónica pela sua opção legítima de não fazer alguns serviços. Porque ensinar música custa (muito) dinheiro, angariado em parte significativa, nos serviços que faz.
E tal como outros, eu também tomo opções legítimas. E a deste ano, sem a Filarmónica, é de não contribuir para as festas do Sagrado.

32 comentários:

  1. É muito triste que pessoas como voçê(Paulo Grilo) se manifestem sem conhecer uma data de coisas que devia saber, como por exemplo que o grupo que vai atuar nas festas pertence a uma colectividade de Pataias tal como a sociedade Filarmónica, e que portanto, tem todo o direito de tocar nas festas de Pataias como a filarmónica, e depois, vá perguntar ao elementos desse grupo quanto é que vão ganhar nesse dia, já que diz "Não concordo em dar dinheiro a outros que fazem da sua actividade um puro negócio, quando podemos ajudar uma colectividade, e os jovens, da terra." e pode ser que tenha uma surpresa... provavelmente os jovens da filarmónica nessa festa vão ganhar mais que essas pessoas que diz que fazem negócio. Depois, o seu ultimo comentário....olhe nem há adjectivos que o definam senão estar a ser o porta-vós da direcção da filarmónica. Quando ouvirmos dizer que a filarmónica fechou portas culpe certas pessoas pelo sua incompetência para dirigir colectividades que trabalham com seres humanos e não fazem a menor ideia do que é e como vive uma filarmónica.

    ResponderEliminar
  2. Triste é fazer comentários anónimos.
    A surpresa é as pessoas dizerem o que pensam dando a cara.

    ResponderEliminar
  3. É bom saber que alguem vai tocar ha borla nas festas.
    Mas quanto aos jovens musicos da filarmonica ganharem dinheiro eu só tenho uma coisa a acrescentar: qualquer jovem musico da filarmonica em 2010 pagou 150 euros para aprender a tocar um instrumento de banda. No final do ano recebeu 50 euros por todos os serviços que fez. Se juntar as saidas aos fins-de-semana em pleno Verão, as interrupções nas férias com a familia e as faltas ás aulas para fazer serviços pela filarmonica, estamos claramente a falar de mercenários pagos a peso de ouro.
    Deviam morder a lingua antes de falarem destes jovens. Têm feito muito mais por Pataias do que alguns “benemeritos”. E não é pelo dinheiro que tocam.

    ResponderEliminar
  4. Mas alguèm já disse aqui, que seja quem for tocar vai tocar de borla??? É claro que os jovens da filarmónica pagam 150€ ou mais por ano para a prenderem instrumentos de sopro...assim como quem aprende guitarra, ou bateria, ou violino, ou até piano, porque não se valoriza quem quer aprender instrumentos de banda, esses sim deviam aprender de borla, e é por isso que a filarmónica tem poucos musicos. Agora é inaceitável que alguem venha para aqui escrever blogs que incitem as pessoas a não colaborar com as festas da vila.

    ResponderEliminar
  5. Estou a saber agora que a Filarmónica não vai actuar nas festas do Sagrado Coração. Quero deixar bem claro que a Comissão tem todo o direito de contratar quem quer, no entanto manifesto a minha indignação perante tal facto, uma vez que é a primeira vez que isso acontece e não deixa de ser lamentável.
    Gostaria também de perguntar ao sr Anónimo qual a colectividade (sem fins lucrativos) a que aquela banda (ou bando) pertence, mas se vão tocar de borla não necessitarão da minha ajuda monetária.


    Papalagui

    ResponderEliminar
  6. Lamentável? Indignado? Porquê?? As pessoas de Pataias não têm o direito de ouvir outas coisas que não a filarmónica de Pataias? Há... deve ser pela qualidade musical actual da Filarmónica, tenham dó!!

    ResponderEliminar
  7. A filarmónica não faz as festas do sagrado. A ser verdade fico muito triste. Mas ainda não percebi. Foi ou não pedido à Filarmónica que tocasse nas festas? Quem vai tocar nas festas, vai à borla?

    Pataieiro interessado

    ResponderEliminar
  8. Hoje estou triste! Não será por um serviço a menos que Filarmónica fechará portas, mas certamente que os festejos do Sagrado Coração de Jesus em Pataias, este ano, não serão os mesmos. Mais do que pelo o dinheiro, a Banda Filarmónica de Pataias, pela instituição que é, e pelo que representa para a Vila e para todos os Pataienses, merece estar sempre nos referidos festejos. Tal como o Paulo (e provávelmente muitos outros) também eu defino as minhas opções livremente, e essas vão no sentido de não contribuir para estas festas.

    ResponderEliminar
  9. É sabida a minha ligação à Filarmónica de Pataias, mas é como Pataieiro sócio de todas as colectividades, associações e instituições de Pataias e com as cotas em dia e sempre colaborante, que não posso deixar de expressar a minha opinião sobre este assunto. Uma grande maioria de nós de uma maneira ou de outra colaboramos com elas, também dizemos que poderiam ter mais isto e aquilo, fazer desta ou daquela maneira mas também dizemos mal, ás vezes só porque alguém de quem não gostamos está lá, e outras só por dizer, porque fica bem , mas no fundo o que todos queremos é que nas actividades em para que cada uma está vocacionada seja a melhor e temos orgulho. Não nos podemos esquecer e o mais importante é que as pessoas passam mas as instituições ficam. Quanto aos organizadores do Sagrado Coração de Jesus não terem convidado a Filarmónica, seja de forma inocente, ponderada ou influenciada, estão mal. É uma festa nossa, da nossa terra e da nossa história e a Filarmónica incontornavelmente faz parte dela. E sendo assim ao ajudar as festas estou a ajudar a Filarmónica (que muito fez e está a fazer por Pataias quer se goste ou não e são 134 anos de vida) e como a Filarmónica não vai também não vou ajudar. Quanto ao grupo que vai fazer o serviço e como se diz que faz parte de outra colectividade de Pataias, fico admirado pois este ano já se realizaram as assembleias de todas as colectividades e não me recordo que em alguma além da Filarmónica se tenha falado sobre música. Se isso está a acontecer está à reveria dos sócios.
    PS: Estou inteiramente à disposição para conversar sobre a Filarmónica ou qualquer outro tema, não aqui neste espaço mas noutro local e olhos nos olhos. Sabem onde e como me encontrar.
    A.Grilo

    ResponderEliminar
  10. Foi com muita tristeza que tomei conhecimento de que a Filarmónica não vai participar nas festas do Sagrado Coração de Jesus. Nunca me lembro de tal ter acontecido, nem os meus pais, nem os meus avós se lembram de tal coisa.
    A procissão ser acompanhada por uma charanga em vez de uma filarmónica ultrapassa todos os limites e pessoalmente considero um ultraje.
    É claro que a comissão de festas tem todo o direito de contratar quem quiser. Mas não tem o direito de tornar as festas menos dignas e de desrespeitar as tradições, as colectividades e aqueles que sempre contribuíram para o engrandecimento das mesmas, principalmente quando esses actos não se traduzem por uma efectiva melhoria das festas.
    Não sei quais foram os motivos que conduziram a tal decisão.
    Um anónimo que postou aqui perguntou se os pataienses não tinham direito a ouvir outras coisas, para além da Filarmónica. Disse até, que a qualidade musical da mesma era má. Eu pergunto se é um conjunto de 10 ou 11 músicos que traz grandiosidade às festas.
    Eu pergunto se esse conjunto musical, com o qual nada tenho contra, trará à rua o orgulho dos pataienses de verem a sua mais centenária colectividade actuar, cheia de vitalidade e de jovens músicos (filhos e netos), orgulhosos de tocarem e de abrilhantarem as festas da sua terra.
    Eu pergunto a esse anónimo se os pataienses não têm direito de ver a SUA Filarmónica (que na minha opinião, não envergonha ninguém – apenas os mesquinhos) actuar nas SUAS festas.
    Mas o que mais me entristece ainda mais é o facto de nem sequer terem falado à Filarmónica para fazerem as festas.
    Como disse, a comissão de festas tem o direito de contratar quem quiser e decidir o que quer. Não pode é esquecer-se que estas não são as festas da comissão, são as festas do Sagrado Coração de Jesus que mobilizam grande parte da população de Pataias.
    E à semelhança do Paulo (obrigado pela oportunidade que dás de expressarmos as nossas opiniões mesmo quando diferentes das tuas no TEU blogue), do Adventino, do António e certamente de muitos outros, eu também não vou contribuir para as festas do Sagrado este ano.
    Não quero participar naquilo que é a diminuição do engrandecimento das mesmas, por motivos que não percebo.
    José Santos

    ResponderEliminar
  11. É impressionante como Algumas pessoas, falam e comentam aquilo que não sabem, assim como o Sr. José santos, o Sr. anónimo não disse que a qualidade da filarmónica era má, pelo menos, eu não leio nem o interpreto assim...gostava de perguntar ao sr. José Santos se sabe o que é uma charanga... já vi "charangas" de 10 ou 11 musicos a fazer melhor figura que filarmónicas de 30 ,não fale daquilo que não sabe por favor!! De repente damos conta e a sociedade Filarmónica Pataiense tem inúmeros fãs e adeptos, mas é engraçado,toquei muitos anos na Filarmónica e nunca vi algumas das pessoas que aqui fazem comentários a colaborar com a mesma da maneira que deviam, que grande hipocrisia.
    Neste momento estou certo que até o sr.Paulo Grilo já não escrevia algumas coisas que escreveu porque não são verdade.

    Musico76

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde a todos,

    Com o máximo e devido respeito pela Banda Filarmónica de Pataias e pelo seu trabalho, deixo aqui uma questão:
    - Certamente já todos fizemos parte de comissões de festas - se não fizemos é porque nos esquivamos ao nosso dever! E eu pergunto: e se no ano que realiza e organiza as festas houvessem membros de outra banda sem ser a Filarmónica... o que fariamos? Contratariamos a Banda "habitué", só porque é hábito.... ou trariamos, pela primeira vez, a banda a que o ou os membros da comissão organizadora se encontram ligados???
    Reflictam... ponderem... e aproveitem para retirar algumas das acusações (ilegitimas) feitas anteriormente!

    Abraços a todos
    Armanda Balinha

    ResponderEliminar
  13. Nota:
    E com o meu comentário anterior, não quero dizer que concorde com a escolha... quero dizer que a entendo!

    A.Balinha

    ResponderEliminar
  14. Músico76

    O que foi que eu disse que não é verdade?

    ResponderEliminar
  15. Por exemplo, que a comisão não teria pedido orçamento á filarmónica, porque na verdade pediu e em Novembro... e se soubesse a dedicação que os musicos da Mini Banda os clássicos de PATAIAS, sim escrevi bem, Pataias, porque 90% desse grupo são musicos de Pataias, incluindo eu, têm perante o prazer de tocar simplesmente por tocar, não vinha para aqui dizer que "Não concordo em dar dinheiro a outros que fazem da sua actividade um puro negócio...", mais uma vez apelo, não falem daquilo que não sabem, procurem antes de comentar,de se inteirarem com as situações. Não acusem esta comisão, de pela 1º vez não contratar a filarmónica, porque o ano passado já era para acontecer o mesmo, mas a banda que foi solicitada para o efeito, já tinha compromisso para o dia da festa, ou seja outra coisa que a maioria das pessoas não sabe.

    Musico76

    ResponderEliminar
  16. Nota:
    Quero apenas que fique bem claro, que tenho um enorme respeito pela instituição Sociedade filarmónica Recreativa Pataiense, pela qual toquei 22 anos e que fez de mim musico,não confundo instituições com pessoas,e estou convicto que um dia hei-de voltar.

    Musico76

    ResponderEliminar
  17. Musico 76
    Obviamente, as suas informações e fontes são diferentes das minhas, quanto à questão do pedido do orçamento.
    Quanto ao resto, reafirmo todas as minhas opiniões, principalmente a de que, pessoalmente, sem a Filarmónica, as festas não terão o mesmo encanto e que eu não me identifico com elas.
    Reafirmo, a comissão de festas tem toda a legitimidade e todo o direito de contratar quem quiser.
    Eu tenho toda o direito e legitimidade de não contribuir para as mesmas.
    Felizmente ainda podemos divergir de opiniões.

    PS - Desejo o maior sucesso para o seu grupo.

    ResponderEliminar
  18. Sr. Paulo Grilo
    É obvio que toda a gente tem o direito de ter a sua opinião, no entanto, a sua, e a do sr. José Santos, estabelece conotações com determinado tipo de comportamentos, que nada têm a ver com a realidade, ofendendo gratuitamente e excedendo o limite do razoável as pessoas,nomeadamente, um grupo de musica, que tal como a Filarmónica espalha o nome de Pataias por esse portugal fora, e isso, nada tem a ver com simples facto de opinar.
    Digo mais, o Sr., com este tipo de comentários ainda prejudica mais a Sociedade Filarmónica, porque não se esqueça que as comissões de festas são consttituidas por pessoas de Pataias e pode fazer com que estas mesmas pessoas no futuro deixem de apoiar a Filarmónica, acho que criou uma tempestade num copo de água. Tem que haver espaço para todos, o ideal seria, termos todos os grupos de Pataias a tocar na nossa festa, mas não ouvi aqui ninguem dizer isso.

    Musico76

    ResponderEliminar
  19. Musico76
    Terei todo o prazer de continuar esta conversa pessoalmente. Como sabe quem eu sou, e eu não sei quem o senhor é, pode procurar-me.

    ResponderEliminar
  20. Ofendi alguém? Tudo o que disse foi:
    «pessoalmente considero um ultraje» - opinião pessoal estou a ofender quem? Eu é que me sinto ofendido.
    «comissão de festas (…) não tem o direito (…) de desrespeitar as tradições» - Sim aqui estive mal. A comissão de festas tem todo o direito de fazer o que quiser quer eu concorde ou não. Aos membros da comissão de festas que muito trabalham as minhas desculpas. A comissão de festas não pode é querer que todas as suas decisões sejam do agrado dos outros.
    «actos não se traduzem por uma efectiva melhoria das festas» - opinião pessoal estou a ofender quem?
    «(não é um) conjunto de 10 ou 11 músicos que traz grandiosidade às festas» - Alguém se sentiu ofendido? As minhas sinceras desculpas mas é apenas uma questão de gosto pessoal sobre quem e como deve ser acompanhada uma qualquer procissão. Está relacionado com a forma e não com as pessoas.
    «que na minha opinião, não envergonha ninguém – apenas os mesquinhos». Ofendeu-se? Pode continuar ofendido.
    Só mais duas coisas:
    Primeira: Charanga – de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa é um conjunto de músicos que tocam instrumentos de sopro. O que difere de uma filarmónica é o conjunto de elementos e o tipo de instrumentos musicais (nomeadamente a existência de precursão). Apliquei mal a palavra? Se calhar alguém pensou que eu me estava a referir à parte do dicionário que diz «música desafinada com instrumentos de sopro» a língua portuguesa é muito traiçoeira.
    Segunda: Vou fazer o favor à comissão de festas que na minha opinião esteve mal de não escrever aqui mais nada.
    Quanto ao musico76 penso que deve evitar os fogos que cria antes de chamar incendiários aos outros.
    José Santos

    ResponderEliminar
  21. Se houve alguém que criou fogos e incêndios foi o Sr. José santos e o Sr. Paulo Grilo, os únicos que escreveram comentários depreciativos sobre alguém neste espaço. Ó Sr.José Santos não me venha com termos musicais porque aí fica claramente a perder...olhe que o dicionário não diz tudo, mas para sua informação, a "charanga" que vai tocar na festa também tem instrumentos de percussão!! e já agora, tem contado o"conjunto" de elementos que compõe a filarmónica...se não contou conte e vai ver que o dicionário realmente não diz tudo.
    Sr. Paulo Grilo, eu não sei bem se sei quem, sei que foi você que assinou o artigo, e eu geralmente gosto de conversar pessoalmente com pessoas de mente aberta que defendam as suas ideias e não as dos outros, ou não acha que devemos dar oportunidade a todos de mostrar o que têm para a apresentar á população de Pataias, e já agora, não se esqueça que esta comissão para o ano vai realizar as festas da Sra. da Vitória, pode ser que nessa altura compreenda aquilo que venho a dizer.

    Musico76

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. Também já ouvi dizer que os colegas músicos (grupo) e de ano do músico 76 já estão a ficar fartos da sua palheta. Sinceramente acho que não merecem o que lhes está a fazer.

    ResponderEliminar
  24. Na minha opinião, não é uma questão de haver membros da comissão de outras bandas nas festas do Sagrado Coração de Jesus, que se opte pela escolha de uma outra banda, esta-se a acabar com uma tradição de décadas. Percebo que possa haver dificuldades monetárias, mas bolas, é tradição, este ano nem "ponho os pés" no sagrado Coração.

    Além que uma pessoa que seja minimamente informada, percebe que não se trata apenas de questões monetárias ou de oportunidades, ainda por cima, conhecendo alguns membros da comissão.

    Outra questão, prende-se com o facto da autoria do artigo, isto é um Blog não um Jornal, enquanto num jornal o jornalista não pode manifestar a sua opinião, no blog pode-se perfeitamente manifestar a opinião.
    Vive-se em democracia, todos temos opiniões, seja ela A, B Ou C, é óbvio que o prof Paulo Grilo tem todo o direito assim como todos nós a manifestar a sua opinião. E a averiguar pelos, comentários todos concordam que é uma grande TRISTEZA a filarmónica não participar nas festas...

    ESTE ANO QUEM PERDE É A IGREJA, O POVO DE PATAIAS E A COMISSÃO DE FESTAS

    E SE TIVEREM A INFELIZ IDEIA DE PARA O ANO NÃO HAVER FILARMÓNICA NA SENHORA DA VITÓRIA, ENTÃO CONTEM COM MENOS UM PARTICIPANTE, E OBVIAMENTE COM MENOS UM VEÍCULO A PARTICIPAR NO CÍRIO.


    TIAGO FILIPE DUARTE INÁCIO

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  26. Gostava que este sr. que fez este ultimo comentário me dissesse tudo o que disse cara a cara e não fazendo comentários de uma forma anonimamente cobarde.
    Quero dizer a todos que não sou a pessoa que se intitula de "musico76", Porque eu quando tenho que dizer coisas a alguém digo-as pessoalmente e cara na cara, e, até hoje recusei-me a comentar neste blogue, porque faço parte da comissão de festas e poderia não ser imparcial nos meus comentários e não queria participar num sitio onde se diz tanta asneirada a começar pelo dono deste blogue!!
    E que fique bem claro que não tentei influenciar nenhum dos meus colegas da comissão acerca da escolha musical das festas apenas disse, que havia alternativas, e a decisão foi tomada por maioria, inclusive até insisti que se devia pedir sempre orçamento á Filarmónica.
    Mais uma coisa sr. Cobarde anónimo, deixei a filarmónica com 30 músicos e agora quantos tem??Sabe, é que havia algumas pessoas que não conseguiam conviver com a sua própria incompetência a dirigir a Filarmónica e tentaram escrever a história de outra maneira,e só ver os vídeos comigo a dirigir e ver agora a filarmónica a tocar, infelizmente é uma sombra do era! Provavelmente você é uma dessas pessoas.

    Nuno Ferreira

    ResponderEliminar
  27. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  28. ja ouvi varias vezes o outro grupo e ja assisti a varias festas e na minha opiniao fazem o mesmo que a filarmonica..

    ResponderEliminar
  29. afinal ja voltamos ao tempo de salazar????? nao temos o direito de escolha?????

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Volto a recordar todos os comentadores que a legitimidade dos comentários é seriamente posta em causa quando não existe identificação dos seus autores. Para mais, quando os mesmos têm destinatário perfeitamente identificado.
    O blogue não tem como objectivo dar cobertura a opiniões anónimas.
    Se aquilo que dizem é a pura verdade, de que é que têm medo?

    ResponderEliminar