Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Ainda Alpedriz e a agregação de freguesias

A notícia na edição on-line nº 153 do Tinta Fresca de 9 de julho de 2013
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=61d5a3f1-4b5c-4559-92dd-1dcf77c45a93&edition=153

Hélder Cruz tece duras críticas ao processo de agregação de freguesias no concelho    
Agregação de freguesias continua a gerar polémica na Assembleia Municipal Alcobaça


O presidente de Junta de Alpedriz criticou, no dia 28 de junho, a forma como o processo da agregação de freguesias foi conduzido pela Assembleia Municipal de Alcobaça. Hélder Cruz considerou que “a forma como foi conduzida a anterior sessão da Assembleia Municipal foi vergonhosa”, uma vez que Luís Félix Castelhano, presidente da Mesa da Assembleia Municipal, lhe retirou a palavra quando contestava o rumo que o processo estava a tomar. Hélder Cruz acusa o presidente da Assembleia Municipal de “ter, de forma premeditada e combinada com o seu partido, retirado a intenção ao povo da minha freguesia de se defender”, ao lhe retirar a palavra.
Hélder Cruz considera que, no decorrer do processo, foram “tomadas muitas posições pouco democráticas” e denunciou que o PSD, “numa reunião preparatória, terá decidido não aceitar a união de Alpedriz e Montes a Pataias”. O autarca de Alpedriz acusou também o presidente da Junta de Freguesia de Cós de ter estado inicialmente contra a agregação de qualquer freguesia e, após uma reunião dos presidentes de junta com o presidente da Câmara Municipal, ter aceitado a união de Cós a Montes e Alpedriz.
O autarca de Alpedriz reiterou que “rejeitamos a agregação com Cós”, defendendo, em alternativa, que “o melhor é agregar a Pataias. Não queremos agregar a Cós, mas não temos nada contra Cós”. O autarca revelou que a Assembleia de Freguesia de Alpedriz aprovou, na sua reunião de 25 de junho, um apelo à população para que não apoie qualquer lista à nova Assembleia de Freguesia.

Isabel Granada propõe nome de José Crespo para parque de campismo
A deputada da CDU Isabel Granada apresentou uma proposta à Assembleia Municipal no intuito de atribuir ao parque de campismo de Alcobaça, o nome de José Crespo, conhecido entre os alcobacenses como “senhor campismo” e falecido recentemente. A deputada defendeu que “reabrir o parque de campismo com esse nome fazia todo o sentido”. Em resposta, Paulo Inácio, concordou com a proposta, e admitiu a necessidade do município de “recuperar e refletir o parque”.

Assembleia Municipal aprova moção contra portagens na A8
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou uma moção apresentada por Adelino Granja (BE), contra a introdução de portagens no troço da A8 entre Bombarral e Caldas da Rainha. A moção foi aprovada por maioria, com os votos contra dos deputados Telmo Moleiro e Óscar Santos, que justificaram a decisão com o dever de equidade. Uma moção idêntica foi também aprovada pela Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, no dia 23 de abril.

Outros assuntos
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, por maioria, com os votos contra do PS, CDU e BE, e a abstenção do CDS, o relatório de contas da Câmara Municipal de Alcobaça. Durante a discussão do ponto, Paulo Inácio realçou a importância da redução da dívida a fornecedores, e de ter pago no conjunto cerca de 15 milhões de euros de dívida.
A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou por unanimidade a abertura de concurso para a exploração de um estabelecimento comercial de restauração e bebidas, que se irá situar na Praça João de Deus Ramos, e que integrará o projeto de regeneração urbana que está a decorrer naquele espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário