Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Biblioteca de praia


Ora aqui está um bela iniciativa. Parabéns.
Mas fica a dúvida: porque não, também, na praia de Paredes da Vitória?
Porque motivo a Biblioteca MUNICIPAL de Alcobaça apenas estará presente numa das praias do concelho, quando outras, como as Paredes, apresentam também as mesmas condições (por exemplo, Bandeira Azul) e igual procura balnear?
Qual o critério para que esta iniciativa não se estenda às praias do norte do concelho e da freguesia de Pataias.
Ou o município termina na Fervença?

O Centro Cultural/ Biblioteca de Pataias

Sei que no regulamento proposto para a Biblioteca de Pataias, está previsto o funcionamento de uma "Biblioteca de praia" a funcionar nos meses de julho e agosto na praia das Paredes.
Também é verdade que, neste momento, o mesmo espaço que já adquiriu uma dinâmica extraordinária, apenas se encontra a funcionar como funciona graças ao trabalho completamente voluntário nomeadamente do António Caetano e da Fátima Mota que cumprem um verdadeiro horário de trabalho, seis dias por semana, assegurando a abertura desse espaço todos os dias.
E reforço: trabalho completamente voluntário.
A Junta de Freguesia, apesar de todo o apoio logístico incondicional, nada mais tem feito. Se por algum motivo algum dos voluntários se for embora, o espaço muito provavelmente fechará as portas. Porque não terá quem assegure o seu funcionamento.
Ora, assim sendo, a possibilidade de abrir uma biblioteca de praia durante o Verão nas Paredes será muito reduzida. Será legítimo pedir aos voluntários que asseguram a sua abertura em Pataias que se desloquem para as Paredes?
Será justo que uma biblioteca de praia nas Paredes funcione graças à carolice dos pataienses e que em S. Martinho do Porto tenha toda a logística do Município e da Biblioteca Municipal, assegurando a sua abertura e funcionamento?
Será correto que um equipamento destes, representando a autarquia e proporcionando um verdadeiro serviço público, esteja dependente dos "apetites" de voluntários?

É por estas pequenas coisas, por estas discricionaridades e arbitrariedades que em Pataias se sentimos sempre esquecidos por Alcobaça.
E a razão porque a praia das Paredes da Vitória não foge da imagem de "patinho feio" que a Câmara, sempre que tem S. Martinho do Porto, faz questão de lhe impôr.

Sem comentários:

Enviar um comentário