Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Festa de Nossa Senhora da Vitória

A notícia na edição 094 do Região de Cister de 7 de agosto de 2014

Nossa Senhora da Vitória volta a ser homenageada em Paredes da Vitória

As festas em honra de Nossa Senhora da Vitória, em Paredes de Vitória, realizam-se entre os dias 13 e 17 deste mês, tendo o ponto alto no dia 15, com o já tradicional círio. No dia 14 à noite, haverá uma missa na capela de Paredes da Vitória, cuja procissão de velas desce à praia com a imagem da Senhora. No dia 15 tem lugar a romaria de Pataias às Paredes da Vitória. Após a alvorada, acompanhada pela Banda Filarmónica de Pataias, reúnem–se o juiz, a juíza e o anjo, montados em cavalo acompanhados pelos restantes a pé, em burros, de bicicleta e carros alegóricos, seguindo em círio até à capela.

Comentário

À margem da festa, foi convidado no programa da RTP "Verão Total", ontem, na Burinhosa, um representante da Rádio Cister.
Quando interrogado sobre o que iria acontecer nos próximos dias no concelho, falou da Feira Medieval de Aljubarrota e da Feira de S. Bernardo. Quanto à festa de Nossa Senhora da Vitória, a mais importante e imponente romaria religiosa do concelho, e uma das maiores do distrito, nem uma palavra.
Para quem foi convidado a vir à freguesia, ficou-lhe mal.
Muito mal.
Faz-me interrogar se não sabia ou se ignorou de propósito.

E depois admiram-se de Pataias olhar para Alcobaça, e quem vem de lá, com desconfiança...

Só mais uma coisa...
Há um "fenómeno" que é Nossa Senhora de Fátima. Diferente de tudo e incomparável.
Mas, Nossa Senhora da Vitória, padroeira da capela de Paredes da Vitória, tem DUAS romarias por ano, de dois locais distintos e em momentos do ano diferentes: em Abril/Maio pela população da Nazaré e em Agosto pela população de Pataias.
Em comum, a romaria de cerca de 7 km, os juízes, os anjos, os carros engalanados.
Não sei se será facto único do país, estas duas romarias à mesma Santa, por comunidades diferentes, em alturas do ano diferentes. Mas se não é único, é raro.
Não é este um facto singular do concelho, que merecerá mais atenção por quem diz querer promover e defender o município?

Sem comentários:

Enviar um comentário