Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Manuais escolares gratuitos na Marinha Grande

A notícia mo jornal on-line Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=0c440da0-b1fd-48ea-8753-a9f7383a641b&edition=166

Pelo 5º ano consecutivo
Câmara da Marinha Grande entrega manuais escolares a alunos do 1º ciclo

Pelo quinto ano consecutivo, a Câmara Municipal da Marinha Grande vai proceder à entrega dos manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho.
Os livros serão entregues em cada Agrupamento de Escolas e a sua distribuição pelas escolas/alunos contará também com a colaboração dos professores.
As crianças receberão os manuais com a indicação de que terão de assegurar a sua conservação e bom estado, para que, no final do ano letivo, os livros possam ser reutilizados no ano letivo seguinte.
Com esta medida, a Câmara Municipal pretende apoiar as famílias do concelho com crianças em idade escolar que, neste momento do ano, costumam ver oneradas as suas despesas.
Foram contempladas todas as crianças do 1º ciclo da rede pública, tendo em conta a lista que foi apresentada à Autarquia por cada um dos Agrupamentos de Escolas.
Este benefício às famílias representa um investimento de cerca de 70 mil euros, por parte da Câmara, correspondente à aquisição de manuais para 1455 alunos. 

Comentário

Para a freguesia de Pataias (e Martingança), uma medida deste tipo teria um impacto de cerca de 2400 euros no primeiro ano da experiência, 4000 euros no segundo, 5600 euros no terceiro, 7400 euros no quarto. A partir do quinto ano de experiência, esse valor seria cerca de 5500 euros anuais.
A quem interessado, posso explicar os cálculos.

Na possibilidade da Junta de Freguesia de Pataias oferecer os manuais para o 1º ciclo é de considerar que o seu orçamento anual é de cerca de 1 milhão de euros. 
5500 euros anuais corresponderia a cerca de 0,5% (zero virgula cinco por cento) do orçamento da Junta de Freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário