Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 5 de maio de 2015

Paredes da Vitória é a única Bandeira Azul 2015 no concelho de Alcobaça

Paredes da Vitória foi a única praia do Concelho de Alcobaça a receber o galardão da Bandeira Azul em 2015. S. Martinho do Porto, devido aos critérios relacionados com a qualidade da água, perdeu o galardão hasteado no ano passado.
A lista completa de praias aqui:
http://abae.pt/BandeiraAzul/index.php?p=awarded

A notícia em:
http://beachcam.sapo.pt/pt/newsroom/2015/05/mais-de-300-bandeiras-azuis-em-portugal/

Mais de 300 bandeiras azuis em Portugal

A bandeira azul vai ser hasteada este ano em 299 praias - 283 costeiras e 16 fluviais - e em 15 marinas. A região do Algarve continua a ter o maior número de praias distinguidas pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), 85, e a região do vale do Tejo é a que regista mais novas entradas na lista de praias galardoadas.
No ano passado, a ABAE atribuiu o galardão de qualidade a 315 praias – 280 costeiras e 18 fluviais – e a 17 marinas. Segundo o presidente da associação, José Archer, este ano houve quase o mesmo número de bandeiras atribuídas mas há “mais uma zona balnear e duas marinas”. “Continuamos no limiar das 300 bandeiras [em praias], que ainda não atingimos porque alguém se atrasou na candidatura”, afirmou durante a apresentação da lista, a passada quinta-feira, em Lisboa.
O galardão é atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este ano há três novas praias na lista - Canaveias (Centro), Praia da Pampilhosa da Serra (Tejo) e Beliche (Algarve) - e 18 reentradas, além de uma nova marina. Pelo contrário, 20 praias e três marinas perderam a bandeira.
No ano em que se comemoram 29 anos de atribuição de bandeiras azuis, Archer lembrou a "evolução e crescimento constantes" desde que a fasquia das 100 praias foi ultrapassada, em 1989, tendo-se chegado às 200 em 2006. O presidente da ABAE sublinhou ainda o facto de 16 praias fluviais terem conseguido a bandeira, num total de cerca de 50 elegíveis, dada a "dificuldade maior" relacionada com a qualidade da água.
Na distribuição de bandeiras por regiões, o Algarve continua a liderar, com 85 praias distinguidas, mais três do que no ano passado. A praia de Beliche recebe bandeira azul pela primeira vez e as praias dos Alemães, Ferragudo e Tonel voltam a ser galardoadas, depois de estarem ausentes no ano passado. Por outro lado, registou-se a saída da praia do Pego Fundo da listagem de estâncias galardoadas com o símbolo de qualidade.
Segue-se a região Norte, com 65 bandeiras (menos uma do que em 2014), em dez concelhos. A lista contabilizou duas reentradas (Vila Praia de Âncora e Leça da Palmeira) e três saídas (Congida, Lagoa e Rua 37, em Espinho), com José Archer a esclarecer que a Congida não apresentou candidatura para 2015.
O Centro manteve o mesmo número de bandeiras azuis na comparação com o ano passado (27), mas com uma entrada nova (Canaveias), uma reentrada (Buarcos) e duas saídas (Aldeia Viçosa e Quinta do Barco). A região do Tejo, com 54 bandeiras, tem uma praia nova (Pampilhosa da Serra) e seis reentradas (Aldeia do Mato, S. João da Caparica, Crismina,  Algodio, Calada, Física), tendo perdido Janeiro de Baixo e S. Martinho do Porto (Alcobaça), devido a uma diretiva europeia sobre qualidade da água balnear que alterou os critérios, passando a contabilizar 20 amostras.
As cerimónias oficiais de hastear das primeiras bandeiras azuis de 2015 estão previstas para 1 de junho, nos concelhos de Sesimbra (Alentejo), e 12 de junho, em Pampilhosa da Serra (Tejo). Na Marina da Horta (Açores), o galardão deverá ser colocado a 6 de junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário