Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Assembleia de Freguesia de Dezembro de 2017

Decorreu no passado dia 28 de dezembro de 2017 a primeira Assembleia de Freguesia do atual mandato autárquico. A Assembleia apresentou 8 pontos na ordem de trabalhos.
A recuperação do edifício das escolas velhas da praia das Paredes é o grande desígnio para o ano de 2018. A obra, que tem um custo total previsto de 150 mil euros, foi sujeita a candidatura no âmbito do FEDER e dos projetos comunitários do 2020. A informação presente no Orçamento de 2018 e Plano Plurianual de Investimentos da União de Freguesias, foi explicada pelo presidente da Junta. No total, e caso hajam fundos comunitários, haverá um investimento de 80 mil euros em 2017 e 70 mil euros em 2018.
O presidente da Junta afirmou ainda que uma solução semelhante (candidatura aos fundos comunitários) está a ser procurada para o edifício das antigas escolas primárias, onde se encontra instalada a Universidade Sénior, Biblioteca e Espaço Cultura. Propriedade da Câmara Municipal, o projeto de reabilitação/ requalificação do espaço andará sempre na ordem do milhão de euros.
Ainda na explanação do Orçamento de 2018 e Plano Plurianual de Investimentos, o presidente da Junta referiu a reflorestação da Alva de Pataias ardida em agosto de 2015. Apesar dos proventos recebidos pelo ICNF (Instituto de Conservação da natureza e das Florestas) relativo corte da madeira ardida (mais de 200 mil euros), o mesmo organismo solicitou uma verba de 7000 euros à autarquia para proceder rapidamente à rearborização da área. Esta, será feita com pinheiro manso (junto à lagoa de Pataias) e pinheiro bravo na restante área. Informou ainda, que devido ao incêndio deste ano, foi solicitado ao ICNF a suspensão do concurso público relativo ao corte da restante Alva de Pataias onde será ampliada a Área Industrial.
Outro assunto em destaque foi a discussão do mapa de pessoal da União de Freguesias para 2018. Valter Ribeiro afirmou que os 9 lugares em aberto serão previsivelmente ocupados durante o ano, através da integração dos precários ao serviço da autarquia.
No período de antes da ordem do dia, as intervenções dos representantes eleitos pelo PS e pelo CDS foram dominadas (uma vez mais e como sempre) pela sinalética nos arruamentos da freguesia. Mereceu destaque apenas a intervenção de Célia Santos (PS) que questionou sobre a qualidade do abastecimento de água na freguesia, ao que lhe foi respondido que de acordo com os serviços municipalizados a água tem qualidade e que em janeiro a normalidade do serviço já estará reposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário