Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Cabazes e cantina social na ABEOTL Pataias

A notícia em:
https://regiaodanazare.com/Distribuicao_de_cabazes_de_alimentos_ja_comecou

Distribuição de cabazes de alimentos já começou

Teve início a distribuição de cabazes de comida, um modelo que surge em vez das Cantinas Sociais, e que está a ser dinamizado pela Confraria da Nossa Senhora da Nazaré.

O armazenamento e distribuição de cabazes semanais para distribuir por agregados referenciados pela Segurança Social como carenciados começou, assim como a distribuição.
“Os bens e os destinatários são indicados através de uma plataforma, o que torna o processo administrativo bastante pesado e moroso, até porque é lenta”, diz Nuno Batalha, presidente da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.
Apesar da adaptação ao processo ainda estar nos primeiros dias e de se terem encontrado algumas dificuldades de resposta “o mais importante é que as pessoas começaram a receber os alimentos, e temos tido o apoio de alguns empresários nesta missão”.
380 pessoas, dos concelhos da Nazaré e Alcobaça, são as beneficiárias deste novo modelo de auxilio a agregados com dificuldades financeiras para adquirir alimentação.
“É natural que o início seja complicado ao nível administrativo, porque é novo para todos. Temos que, com paciência, ir adquirindo a experiência de lidar com o novo contexto”.
Com o novo sistema, as IPSS (com serviço das cantinas sociais: Misericórdias de Alcobaça e da Benedita; Associação de Bem Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias (Alcobaça), e pelo Centro Social da Freguesia de Famalicão - Nazaré), deixarão de preparar refeições quentes, e passarão a distribuir, em alternativa, cabazes de produtos frescos, para serem confecionados pelos beneficiários.
A medida prevê que as instituições continuem a preparar as refeições diárias em casos de pessoas que “não tenham condições para armazenar os produtos frescos ou capacidade para cozinhar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário