Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ainda os transportes escolares

Artigo saído na edição impressa do “Região de Cister”

CDU quer maior esforço para melhorar atractividade na educação
PS defende melhoria dos transportes para os alunos

O vereador Jorge Agostinho, do PS, defendeu, na passada semana, que a Câmara deve trabalhar para melhorar as condições dos transportes escolares, de forma a que os alunos do ensino secundário não escolham outros concelhos para estudar.
O socialista falava no decorrer da reunião extraordinária de Câmara, quando se debatiam os pedidos de comparticipações para os transportes escolares. Jorge Agostinho explicou ao REGIÃO DE CISTER que “é necessário rever a situação dos alunos do norte do concelho que estudam na Nazaré e Marinha Grande” e lembrou que de Pataias a Alcobaça se demora uma hora de autocarro.
“A questão central educativa do concelho, que tenho criticado durante estes 12 anos, é termos perdido para todos os concelhos vizinhos muitas respostas profissionalizantes”, disse Rogério Raimundo, que também concorda com a necessidade de se melhorarem os transportes públicos. O vereador da CDU defendeu um trabalho conjunto com as direcções das escolas, no sentido de tornar o concelho mais atractivo ao nível da educação.
O presidente da Câmara recomendou que a vereadora da Educação, Mónica Baptista, estudasse o assunto e trouxesse soluções para a próxima reunião de câmara.
Ana Ferraz Pereira

Comentário

Facto 1 – O problema dos transportes públicos entre Pataias e Alcobaça arrasta-se há mais de 20 anos, sendo transversal a executivos do PSD (Rui Coelho e Gonçalves Sapinho) e do PS (Miguel Guerra – com Jorge Agostinho). Nunca resolveram a questão.
Facto 2 – Alguns vereadores (Jorge Agostinho, Rogério Raimundo) levantaram algumas questões, na última reunião de Câmara, relativas às acessibilidades a Alcobaça e política educativa no concelho.
Facto 3 – Apesar de todos os considerandos, a decisão de subsidiar apenas o transporte (para outros concelhos) dos alunos que não encontram em Alcobaça as ofertas educativas que desejam, foi aprovada por UNANIMIDADE.
Facto 4 – A vereadora Mónica Baptista ficou de estudar o assunto e de apresentar propostas.

Repito o que já disse anteriormente:
«Promover a igualdade significa tratar de forma diferente situações diferentes, de forma a que todos tenham oportunidades iguais. Igualdade, neste caso, não é tratar todos da mesma forma.[…]
«A bem da igualdade, [é necessário discriminar] positivamente os jovens e famílias da freguesia de Pataias.»

Têm a palavra os vereadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário