Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

55 milhões para os Centros Escolares de Alcobaça e Benedita

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/destaque/alcobaca-renegoceia-parceria-publico-privada


Alcobaça renegoceia Parceria Publico-Privada

A Câmara Municipal de Alcobaça renegoceia a Parceria Público Privada (PPP) com a MRG, empresa que construiu os Centros Escolares, com o objectivo de poupar 15 milhões de euros.
“Não se trata de uma extinção, mas sim de uma alteração ao contrato-promessa”, explica o presidente do executivo camarário, Paulo Inácio, adiantando que “o assunto irá ser votado em reunião de câmara”.
Com esta renegociação, em vez de Alcobaça pagar os 66 milhões de euros, ao longo de 25 anos, passará a ter um encargo de 51 milhões de euros, durante o mesmo período de tempo.
A redução do valor foi obtida através da revisão das condições de sustentabilidade económica e financeira da empresa municipal Cister – Equipamentos Educativos, SA; da alteração das taxas de juro (indexadas à Euribor) e da alteração dos montantes relativos à manutenção dos equipamentos construídos (Centros Escolares de Alcobaça e Benedita e do Pavilhão Gimnodesportivo de Évora de Alcobaça).
Outra componente desta renegociação visa a possibilidade da autarquia poder vir a comprar à MRG a sua participação maioritária (51%) no capital social da Cister, SA. que permitirá, no futuro, dissolver a empresa municipal.
A renegociação permite que Alcobaça passe a pagar, mensalmente, cerca de 190 mil euros, em vez dos quase 250 mil que estavam previstos anteriormente, uma redução na ordem dos 30 por cento.

1 comentário:

  1. uma notícia que ignora a gestão danosa, as obras ilegais e o +grave: PSD/Sapinho/Inácio/Hermínio Rodrigues não conseguiram 1 cêntimo de apoio da UEuropeia e do Estado!!!

    ResponderEliminar