Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lagoa de Pataias

Via blogue uniralcobaca.blogspot.pt do vereador Rogério Raimundo.

6.123.(4dez2012.7.7') Lagoa de Pataias

http://www.cm-alcobaca.pt/page.php?ID=361

A lagoa de Pataias localiza-se na Zona Norte do Concelho de Alcobaça, freguesia de Pataias.
É uma zona húmida que surge no meio da vasta área de pinhal bravo que ocupa esta região do litoral Português e, portanto, é ocupada por Fauna e Flora distintas de toda a envolvente.
Face a usos indevidos no passado, a água encontra-se poluída por nutrientes que promovem o crescimento excessivo de matéria vegetal com consequente falta de oxigénio na água (Eutroficação). A Eutroficação é típica das zonas húmidas interiores e, normalmente, conduz à sua mutação para ecossistemas terrestres. Neste caso concreto, o processo foi acelerado pela acção antrópica.
A dependência exclusiva da precipitação, juntamente com a situação de seca extrema em 2005, culminaram na evaporação de toda a água, uma situação que não sucedia desde 1944. Para além do desaparecimento da ictiofauna, a falta de água criou pressões enormes em outros grupos como os anfíbios, mamíferos e aves, em termos de alterações do habitat, indisponibilidade de água e/ou de alimento. Os nutrientes presentes na água acumularam-se nos sedimentos do fundo: estes, juntamente com grandes extensões de macrófitas aquáticas, foram removidos mecanicamente de forma a evitar que, após outra época de chuvas, a qualidade da água voltasse a piorar.
Após um Inverno chuvoso, a cota da lagoa recuperou ao ponto de poderem equacionar-se os repovoamentos com ruivacos: estes peixes, outrora muito comuns na lagoa de Pataias, foram dizimados por espécies indesejáveis introduzidas (carpa, perca e gambúsia). O plano de gestão da lagoa de Pataias vê assim mais uma etapa cumprida, mas, no contexto de alterações climáticas globais, este ecossistema requererá cuidados continuados no futuro.
A gestão desta lagoa remete-nos para os elevados custos de remediação dos serviços dos ecossistemas. É por isso sempre melhor evitar a degradação da Natureza e, neste sentido, desde 2003 que o Projecto de Educação Ambiental do Município dá especial relevância a esta zona única no concelho.

Encaminhado para vereador do ambiente e para a técnica superior (Sofia Quaresma) que
tem acompanhado a Lagoa de Pataias.

O pataiense Antº Caetano sugere...
.Aqui está na íntegra o texto dele:
."Como sabem algumas limpesas na Lagoa de Pataias, estão a ser acabadas, no entanto uma grande parte da Lagoa, continua suja e vai continuar a ficar, se, não se tomarem as devidas acções para a sua limpesa total e senão vejamos:

1º - Porque não se acionam os mecanismos de limpesa da área privada, questionando os proprietários para a limpesa das suas propriedades que confinam com a Lagoa.
2º- Com essa Limpesa, porque não abrir o caminho que já existiu (local dos Salgueiros) em toda o perímetro de Lagoa, tornando-o acessível a todos
3º - Porque não se abre uma vala de 2 metros,(local visionamento) de maneira a ficar uma ilhota para os patos e outras aves poderem nidificar à vontade e os animais de 2 e 4 patas, não invadirem o local à procura de ovos e patinhos pequenos (2 ninhadas de 6 e uma de 2 desapareceram em 2/3 dias do local)!!! e continuarem a pescar patos.
4º - Para quando a reposição de novas cordas no passadiço, bem como dos caixotes do lixo onde foram retirados ou roubados (Junto ao Salgueiro e junto da ruína da casa).
5º - Para quando a retirada da barraca de madeira, só cria mau ambiente!...
6º - Com a limpesa feita do caniçal e desbaste de árvores, porque não a limpesa do local cercado, do mato que lá foi plantado e que só cria uma feia imagem da Lagoa.
7º - Porque não aproveitar esse largo para repor a mesa (partida e colocar mais 2 ou três) fazendo do sitio um local aprazível de se estar.
8º - Para quando a reparação (central de Esgotos) em condições, para não esgotar para a Lagoa como ainda a semana passada (A água cheia de espuma e mau cheiro).
9º - Porque não limitar a uma área restrita a pesca na Lagoa (desde o Eucalipto até ao local do antigo furo de água). e repovoar a Lagoa com os peixes que nela existiram ou seja o peixe vermelho, o ruivaco e muito em especial de rãs.
10º - Para quando um assador(parque de merendas) e uma casa de banho!..., crianças e senhoras como fazem!!! (promessa do Sr.Presidente da Junta).
11º - Para quando o estacionamento regulado nos locais existentes e proibição dos pescadores levarem os carros até à beira de água.
12º - Para quando a proíbição de fazer fogueiras, e colocar placas de aviso.
13º - Sinalizar melhor o Circuito de Manutenção, bem como da Lagoa, visando a sua promoção.
14º - Porque não acionar mecanismos de maneira a Lagoa ser mais vigiada pelas autoridades."

Sem comentários:

Enviar um comentário