Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Campanha do Banco Alimentar

A notícia no site da Rádio Cister
http://www.cister.fm/destaque/banco-alimentar-oeste-recolheram-86843-kg-de-bens-alimentares


Banco Alimentar do Oeste recolheram 86.843 kg de bens alimentares

Nos dias 1 e 2 de Dezembro, os Bancos Alimentares Contra a Fome realizaram mais uma campanha nacional de recolha de alimentos junto das superfícies comerciais. Na nossa região a iniciativa foi promovida pelo Banco Alimentar do Oeste (BAO) e decorreu nos concelhos de Alcobaça, Bombarral, adaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Peniche.
Nesta campanha foi recolhido um total de 86.843 kg de bens alimentares, assim repartidos pelos oito concelhos:

Alcobaça 19.373
Bombarral 6.088
Cadaval 3.038
Caldas da Rainha 25.158
Lourinhã 12.124
Nazaré 7.332
Óbidos 3.649
Peniche 10.081
TOTAL 86.843

Consolidando a experiência de campanhas anteriores, para além das superfícies comerciais, estivemos também presentes em diversas freguesias rurais, nomeadamente: Alvorninha, Landal e Santa Catarina (Caldas da Rainha); Bárrio, Cós, Cela e Vimeiro (Alcobaça); Figueiros, Painho, Alguber (Cadaval); Ribamar, Vimeiro, Atalaia, Lourinhã, Marteleira, Miragaia, São Bartolomeu, Santa Bárbara e Reguengo Grande (Lourinhã); Atouguia da Baleia (Peniche); Mercado do Bombarral; Famalicão (Nazaré).
Nestas freguesias rurais foram recolhidos cerca de 10.340 Kg de bens alimentares.
As quantidades de alimentos recolhidos, com uma quebra de apenas 1,7% em relação a igual período do ano anterior, mostram que os portugueses responderam ao apelo e quiseram demonstrar que, apesar da profunda crise económica que afecta tantas famílias, continuam motivados para ajudar a minorar as dificuldades dos mais carenciados.
Estes resultados foram atingidos não só devido à generosidade de todos os que doaram bens alimentares, mas também dos cerca de 1.500 voluntários que, nas superfícies comerciais, nos pontos de recolha rurais, nos transportes e armazém do BAO, deram o seu tempo e energia a esta campanha e à concretização de valores de solidariedade. O nosso agradecimento estende-se ainda às cerca de 60 superfícies comerciais que autorizaram a recolha de alimentos e às numerosas instituições e empresas que, de diversas formas, colaboraram em mais esta acção.
É também devida uma palavra de reconhecimento à comunicação social que, com o seu envolvimento e divulgação da actividade dos Bancos Alimentares transformou esta iniciativa num projecto comum a toda a Comunidade.
Os géneros alimentares agora doados, juntamente com os excedentes alimentares recolhidos diariamente junto de produtores e comerciantes, serão distribuídos a 58 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 5.200 pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.
Até ao dia 9 de Dezembro, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome na campanha no site www.alimentestaideia.net, e na campanha “Ajuda Vale”, a decorrerem nas grandes superfícies comerciais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário