Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 7 de agosto de 2010

Filarmónica de Pataias e a dinâmica que agora existe

Do Região de Cister, edição 885 de 5 de Agosto de 2010

Dirigentes revitalizam colectividade centenária de Pataias

Com 133 anos, a Filarmónica de Pataias é a mais antiga do concelho de Alcobaça e uma das que dá mais mostras de vitalidade, sobretudo desde que, há cerca de três anos, uma nova equipa assumiu a sua Direcção.

Liderado por Jorge Agostinho, o grupo de trabalho, que efectuou obras de melhoramento no edifício, tem desenvolvido novas formas de chamar a juventude à colectividade, onde são 98 os alunos da escola de música. O responsável destaca a inédita turma dos 3 aos 5 anos, com meninos que têm as primeiras experiências na aprendizagem musical, e as aulas de técnica vocal, com 16 jovens, e nas quais "há vozes com grande qualidade".

Entre os instrumentos mais populares estão os de cordas, sobretudo as guitarras clássica e eléctrica, mas também a bateria. Menos concorridos são os instrumentos de sopro, apesar dos preços mais baixos que a Filarmónica pratica para atrair aprendizes. "A popularidade das guitarras tem a ver com a vontade dos jovens em criarem bandas de música", explica.

A Filarmónica de Pataias vive da quotização dos cerca de 300 sócios e de subsídios da Câmara e da Junta. A colectividade, que completou 123 anos em Julho, tem sido palco de vários eventos, "que não são para angariar verbas, mas para cativar as pessoas para a casa", refere o director.

Em breve, o bar será aberto e, a médio prazo, o teatro poderá regressar à colectividade. As inscrições para a música decorrem a partir de dia 15.

Sem comentários:

Enviar um comentário