Do site da Rádio Cister:
A primeira notícia:
População da Martingança revoltada com REFER
A população da freguesia da Martingança está revoltada com o que dizem ser um “súbito” encerramento de uma passagem de nível, por parte da REFER, que impossibilita agora a passagem de veículos agrícolas para o outro lado do campo. Segundo Fernando Escudeiro, presidente da Junta, a ponte da Martingança foi arranjada mas ficou em pior estado do que estava.
A Rádio Cister entrou em contacto com o Gabinete de Imagem e Relações Públicas da REFER, que nos disse que foi feito um contrato entre a Junta da Martingança, a Câmara Municipal de Alcobaça e a Estradas de Portugal, para arranjo da ponte. A REFER envolve-se nesta situação no momento em que a EP pede que esperem pelo final do arranjo da ponte para encerrarem a passagem de nível, evitando assim a impossibilidade de passagem dos veículos agrícolas.
Fernando Escudeiro refuta estas afirmações dizendo que não foi feito qualquer contrato e que a Câmara Municipal de Alcobaça não tem prestado qualquer esclarecimento ou apoio nesta situação.
A Assembleia de Freguesia já se deslocou a Alcobaça para reunir com o presidente da Câmara mas este não compareceu e não voltou a combinar nova data.
O pedido de correcção
Exmo. Senhor Director de Informação:
Venho por escrito pedir a correcção da notícia que encontrei em manchete no V/ website www.cister.fm , referente ao encerramento da última passagem de nível sobre a linha de caminho de ferro na Freguesia de Martingança, conforme o que a seguir exponho:
1- Na referida notícia consta um último parágrafo alusivo à Assembleia de Freguesia de Martingança e como tal gostaria de sublinhar o facto de que nem eu nem ninguém com competência para representar a Assembleia de Freguesia de Martingança foi previamente ouvido como fonte para produção do referido texto;
2- Este último parágrafo contêm uma incorrecção na medida em que refere que “A Assembleia de Freguesia já se deslocou por duas vezes a Alcobaça para reunir com o presidente da Câmara mas este não compareceu e não voltou a combinar nova data.” quando, em abono da verdade, me cumpre esclarecer que a Assembleia de Freguesia de Martingança deslocou-se em conjunto com a Junta de Freguesia de Martingança à Câmara Municipal de Alcobaça apenas 1 vez no passado dia 23 de Julho pelas 11:00h para uma reunião marcada pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal a nosso pedido que não chegou a realizar-se pelo facto do Sr. Presidente da Câmara Municipal estar atrasado na sua agenda. Até ao momento, de facto, ainda não foi marcada nova reunião.
3- No primeiro parágrafo é referido também que “(…) a ponte da Martingança, que há uns anos veio substituir as passagens de nível (…)”. Cumpre-me também aqui esclarecer que a referida ponte pertence à EN-356 e que não veio de forma alguma substituir as passagens de nível. A ponte existe há muitos anos em paralelo com as passagens de nível, que na Freguesia chegaram a ser 3, localizadas a sul da ponte e que ao longo dos últimos anos foram sendo sucessivamente encerradas até restar apenas esta ultima no Ribeiro das Pedras que assegurava o trânsito de veículos agrícolas fora da EN-356.
Texto de Pedro Henriques Ribeiro Presidente da Assembleia de Freguesia de Martingança
Sem comentários:
Enviar um comentário