Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A estrada de Pataias à Nazaré

Recebido via-email pelo incansável Tiago Inácio.

O texto, publicado no jornal "o alcobacense" refere-se à construção da estrada real da Marinha Grande à Nazaré.
A ortografia é a original e, de acordo com o Tiago, há dúvidas relativamente à última palavra: Saramator. Pergunta o Tiago se será essa ou "saramatar", "soramotor" ou outra.

A fotografia é do antigo edifício da estação de Pataias.

Pataias, 4 de Março de 1894

Com o fim de requisitar do ministério das obras públicas, a construção de uma estrada Real da Marinha Grande à Nazareth, passando pela Moita, Martingança e Pataias, reuniu hoje a população desta freguesia, constituindo-se em assembleia-geral pública – resolveu por unanimidade fazer a reclamação.
Egualmente se resolveu officia ex.ma câmara Municipal de Alcobaça pedindo a construção da estrada municipal da Maiorga a Pataias, pois já em devido tempo paga-mos a contribuição braçal à já aludida Câmara.
E Bem assim também se resolveu chamar a attenção da ex.mo Sr. Director geral da companhia real de caminhos-de-ferro Portugueses sobre o requerimento de que já em tempo o nosso dedicado amigo o ex.mo Sr. Dr. João Cupertino Ribeiro fez a entrega, reclamando a edificação de um apeadeiro no Local denominado as Lagôa Saramator. 


Post Scriptum

Três notas (minhas) a acrescentar a esta pesquisa do Tiago:

1 - João Cupertino Ribeiro, nascido em Pataias em 1846, foi médico especialista em Lisboa nos domínios de neurologia e psiquiatria. Repúblicano, participou na 1ª vereação  republicana de Lisboa. Irmão mais velho (2 anos) de José Cupertino Ribeiro Júnior.

2 - Em 2 de Junho de 1906, «foi uma comissão da Nazareth pedir ao Governador Civil de Leiria para o mesmo instar junto do governo, afim de no próximo orçamento do Estado ser dotada a verba para a construção da estrada da Nazareth a Pataias».
Fonte: Boletim Municipal Nazaré Informa, Nº1. Junho 2005

3 - Em 12 de Agosto de 1931, é inaugurada a estrada de Pataias à Nazaré, pelo então Ministro da Agricultura, Linhares de Lima. Fez-se «acompanhar pelo Presidente da Junta Autónoma das Estradas e pelo engenheiro Conde de Farrobo. As autoridades locais, o Governador Civil de Leiria e bastante povo assistiram ao corte da fita simbólica, tanto em Nazaré como em Pataias».
Fonte: Nazaré Informa, Revista de Informação Municipal, Agosto de 2005, Nº3

1 comentário:

  1. Depois de pesquisar, finalmente descobri.
    O nome é "Lagoa das Saramatas". Segundo se diz, antes da industrialização que ocorreu em Pataias-Gare, ainda no final do séc. XIX toda a zona onde se encontrava a antiga estação, era uma zona (E se reparar-mos, ainda o é) de "fundão" e que como muitas das águas aí vinham parar, acabando por formar uma lagoa.

    Um Abraço

    Tiago Inácio

    ResponderEliminar