Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 10 de setembro de 2011

Padre Franklim

Mais um texto do magnífico Tiago Inácio.

Em homenagem ao Padre Franklin Henriques da Cunha

Foi á 37 anos (assinalados no passado 20 de Agosto) que faleceu o Padre Franklin, na qual o Pataias à Letra não poderia deixar de lhe prestar a devida Homenagem.
De nome Franklin Henriques da Cunha, nasceu a 13 de Março de 1922, no lugar de Sobral, freguesia da Barreira (Leiria). Morreu, vítima de cancro, no dia 20 de Agosto de 1974, em Vieira de Leiria e está sepultado no cemitério desta vila. Era filho de Acácio da Cunha e de Maria da Purificação Henriques.
Entrou para o Seminário Diocesano de Leiria no ano de 1933 e foi ordenado padre em 1944. Começou na sua terra natal e depois foi pároco na nossa paróquia de para onde veio a dia 19 de Janeiro de 1945 e onde se manteve durante dezoito anos até ao ano de 1963. Antes de ir para a Vieira de Leiria, foi nomeado capelão das Forças Armadas em África.
Por todos os lugares por onde passou deixou obra feita. A comprová-lo estão as homenagens que os paroquianos de Pataias lhe foram prestando, tal como a estátua de corpo inteiro localizada no largo comendador Joaquim Matias, assim como os diversos bustos localizados em outras aldeias da Paróquia. Foi responsável pela construção da nova Igreja de Pataias, liderou a comissão para a criação da estação Regional dos correios e foi director e editor do extinto jornal “Voz da Paróquia”, que tanto contribuiu para o conhecimento da história local, através de diversas investigações por ele realizadas
Na vieira de Leiria foi o grande responsável pela construção do primeiro Jardim de Infância, em 1968, assim como a criação do ensino Preparatório e Secundário e ainda responsável pela construção da capela que tem a particularidade de ser toda construída com madeiras do Pinhal de Leiria.
Foi uma pessoa que, pelo seu trabalho e sacrifício em favor de Pataias e Vieira, mereceu das pessoas o maior respeito e admiração.


1 comentário:

  1. Foi junto com uma comissao de homens da aldeia da Moita, entre os quais :afonso cardeira, antonio rita jose custodio joaquim francisco ribeiro, o grande impulsionador da restauracao da capela desta aldeia

    ResponderEliminar