Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

domingo, 8 de abril de 2012

Hospital de Alcobaça passa para Leiria

A notícia na Rádio Cister
http://www.cister.fm/destaque/hospital-de-alcobaca-passa-para-leiria

Hospital de Alcobaça passa para Leiria

O Ministério da Saúde confirmou esta semana que o Hospital de Alcobaça irá passar para Leiria, à exceção das freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto.
Segundo a reforma administrativa em curso, apenas o hospital das Caldas manterá a urgência médico-cirúrgica, uma vez que a ideia é criar um Centro Hospitalar do Oeste integrando os hospitais do Barro e de Torres Vedras

A notícia no jornal on-line Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=3b41dfb5-cc5c-4b4f-a6ac-04a9b1b85db5&edition=138

Paulo Inácio reuniu com administração do Centro Hospitalar Leiria-Pombal    
Integração de Alcobaça no Centro Hospitalar Leiria-Pombal decidida nos próximos dias

 
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça almoçou no dia 3 de abril com o conselho de administração do Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP), no âmbito do trabalho que a autarquia tem vindo a efetuar no sentido do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira voltar a fazer parte da área de influência do Hospital de Leiria. Segundo Paulo Inácio, o secretário de Estado da Saúde já confirmou esta pretensão, estando por dias o anúncio formal da mesma. Hélder Roque, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Leiria-Pombal só comenta o retorno de Alcobaça a Leiria após a comunicação oficial do Ministério da Saúde.
Segundo Paulo Inácio, o encontro foi “um almoço de trabalho no âmbito do processo com vista à integração de Alcobaça no Hospital de Leiria”. O autarca lembrou a intervenção do secretário de Estado da Saúde no programa “Prós e Contras” da RTP1, onde “confirmou publicamente aquilo que, há muito, nós desejamos e deliberamos em sede de reunião de Câmara”, ou seja “a integração do Hospital de Alcobaça no Centro Hospitalar de Leiria”.
O autarca confirmou que existe “um bom relacionamento institucional entre as duas entidades” e que “o Hospital de Leiria aguarda formalmente as decisões” para tomar uma posição. Paulo Inácio afirmou que “sempre foi dito que o Ministério da Saúde tem dado sinais nesse sentido, ainda ontem o secretário de Estado reafirmou o que já nos disse inúmeras vezes de que o futuro do Hospital de Alcobaça passará pela associação ao Hospital de Leiria”, acrescentando que “é um processo que se está a desenrolar normalmente e tenho até algumas informações de que em poucos dias haverá uma confirmação do ponto de vista formal.”
Por sua vez, Hélder Roque referiu que “temos que aguardar que a tutela indique oficialmente essa decisão e a partir daí responderemos a qualquer questão”. No entanto, questionado sobre se o CHLP está preparado para receber as populações de Alcobaça e Nazaré, Hélder Roque afirmou que “Alcobaça e Nazaré já pertenceram, já integraram a área de influência do Hospital de Leiria, e nos últimos anos o hospital cresceu, aumentou o seu grau de complexidade, aumentou os serviços prestados à população. Por isso, acho que respondo à sua questão”, concluiu. 

Sem comentários:

Enviar um comentário