Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sábado, 21 de abril de 2012

Loja Social de Pataias cada vez mais solicitada

A notícia na edição 974 do Região de Cister de 19 de Abril de 2012

Alimentos e roupa de criança são os bens mais requisitados
Loja Social de Pataias recebe mais pedidos de ajuda


Há muito mais pessoas a receber ajuda da Loja Social de Pataias, que identificou seis dezenas de famílias às quais já presta apoio alimentar, mas também de vestuário, roupa de casa, brinquedos e artigos de higiene pessoal. Os alimentos são, de longe, o bem mais procurado pelas cerca de 60 famílias das freguesias de Pataias e Martingança, logo seguidos do vestuário de criança e das roupas de casa, como toalhas e lençóis, estes últimos solicitados sobretudo por homens que vivem sozinhos.
“Também há necessidade de produtos de higiene, eletrodomésticos e mobiliário”, explica Marta Henriques, técnica superior da Junta de Pataias, entidade responsável pela Loja Social da freguesia.
As famílias ajudadas estão identificadas pela Junta ou pelos serviços de Ação Social dao concelho, mas outras procuram diretamente apoio na Loja Social. “Temos também situações em que se verificam necessidades, mas que, por vergonha, há sempre resistência inicial”, refere Marta Henriques, que verifica que, nesses casos, “as pessoas acabam por voltar mais tarde”.
A técnica também sabe que a mesma vergonha leva algumas famílias da área de ação de Pataias à Loja Social Mão Amiga, em Alcobaça, ou à Cáritas, a Leiria, da mesma forma que a organização da Junta começa a receber pessoas de outras freguesias, nomeadamente de Alpedriz.
Em março saíram da Loja Social de Pataias 181 produtos alimentares, sete produtos de higiene, 138 peças de vestuário e dois pares de sapatos.
As ofertas têm chegado, mas nunca são demais, apela a Junta, que recebe donativos de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 12:30 e das 14 às 18 horas.

Entidade solidária
Há um estabelecimento comercial em Pataias que todos os dias disponibiliza os excedentes para famílias carenciadas. A entidade, que prefere não ser identificada, conta com grupos de voluntários do Grupo Sócio Caritativo, que entregam a comida a quem precisa um dia por semana em cada lugar das freguesias de Pataias e Martingança, à exceção da Burinhosa, “onde não há ainda voluntários”.

Sem comentários:

Enviar um comentário