A notícia na edição on-line e no nº975 do Região de Cister de 26 de Abril de 2011
Primeiro lar de Pataias abre pré-inscrições
As pré-inscrições mal tinham aberto, na passada semana, e já 30 pessoas tinham colocado o seu nome na lista de utentes do primeiro lar do norte do concelho de Alcobaça, propriedade da Associação de Bem-Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias.
O lar, que surge vários anos depois do primeiro projeto arquitetónico, terá capacidade para 36 idosos, mas a Segurança Social só deverá apoiar metade desse número, o que nem sequer é uma garantia.
Contas feitas, se o Estado comparticipar 18 utentes em cerca de 350 euros cada um, o utente terá ainda de pagar cerca de 600 euros por mês. Por outro lado, a metade que não for comparticipada custará a cada utente um valor que rondará os 900 euros por mês, explicou ao REGIÃO DE CISTER o presidente da Direção, António Caseiro.
Os clientes que já colocaram o seu nome na lista são todos oriundos da freguesia, sendo que a maioria é da vila de Pataias. No ato da pré-inscrição, a instituição informa os utentes sobre as condições do lar e faz-lhes, ainda, uma previsão dos custos.
A obra está numa fase final, encontrando-se agora em pinturas. A data acordada para a conclusão dos trabalhos é 15 de maio. Dias antes, a 13, Associação promove um almoço-convívio para mostrar a obra, que deverá ser inaugurada no mês de julho.
Falta ainda mobilar o lar. "Temos alguns orçamentos, que vamos analisar", explica António Caseiro, que aguarda também a resposta a uma candidatura que a instituição fez para tentar financiar o recheio da nova valência. A resposta deverá chegar dentro de duas semanas.
O lar de Pataias foi construído sem qualquer apoio estatal. A Câmara cedeu o terreno e a Associação de Bem Estar tem-se desdobrado em iniciativas para angariar fundos. A nova valência criará 15 novos postos de trabalho, a juntar aos 42 já existentes e que prestam serviço no apoio domiciliário, centro de dia, centro de atividades ocupacionais, residência autónoma e ATL.
Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário