Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Freguesias - reforma territorial

Alpedriz ameaça com saída de Alcobaça

No site da Rádio Dom Fuas
http://www.domfuasfm.com/3744,detalhe/alcobaca-alpedriz-ameaca-poder-vir-a-integrar-porto-de-mos

Alpedriz ameaça poder vir a integrar Porto de Mós

O presidente da Junta de Freguesia de Alpedriz ameaça demitir-se e propor a mudança de concelho, para Leiria ou Porto de Mós, com os quais faz fronteira, se a assembleia municipal não respeitar a decisão da Assembleia de Freguesia de Alpedriz de não se agrupar à freguesia de Cós, recusando assim a proposta do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça.
O autarca Paulo Inácio já admitiu que a Câmara e Assembleia Municipal de Alcobaça estão preocupadas, estando obrigadas por lei a extinguir 4 freguesias, se a proposta for aprovada na Assembleia Municipal, ou 5 freguesias, se for imposta pela Comissão Técnica nomeada pelo Governo.

No jornal on-line Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=6d1bace0-9883-44d4-b8a1-ebb513b17def

Alcobaça    
Junta de Alpedriz ameaça mudar de concelho se Assembleia Municipal propuser extinção


O presidente da Junta de Freguesia de Alpedriz ameaçou, na sessão da Assembleia Municipal de Alcobaça de 22 de junho, demitir-se e propor a mudança de concelho, para Leiria ou Porto de Mós, com os quais faz fronteira, se este órgão não respeitar a decisão da Assembleia de Freguesia de Alpedriz de não se agrupar à freguesia de Cós, recusando assim a proposta do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça Hélder Cruz puxou dos galões e lembrou que a Freguesia obteve o seu 1º Foral há 860 anos e o 2º Foral há quase 500 anos (a completar em 2015) e nem quer ouvir falar da extinção da sua freguesia, admitindo apenas agrupar-se com a Freguesia de Montes, que pertenceu a Alpedriz até 1989.
O histórico presidente da Junta de Freguesia de Alpedriz, que ocupa o cargo há mais de 20 anos, afirmou nada ter contra Cós, sendo até amigo dos autarcas locais, mas considera não existirem afinidades entre as duas freguesias para que se possam fundir. Hélder Cruz recordou que Alpedriz pertence à Ordem Militar de Avis, enquanto Cós pertence à Ordem Militar de Cister, defendendo que se deve respeitar a identidade das duas freguesias, que nunca se misturou ao longo dos séculos.
Em resposta, Paulo Inácio admitiu que a Câmara e Assembleia Municipal de Alcobaça estão entre a espada e a parede, estando obrigadas por lei a extinguir 4 freguesias, se a proposta for aprovada na Assembleia Municipal, ou 5 freguesias, se for imposta pela Comissão Técnica nomeada pelo Governo. O autarca sublinhou que a sua proposta não é um assunto fechado, estando aberto a propostas alternativas dos presidentes de Junta e da oposição, pedindo a estes para as apresentarem.
A CDU, pela voz de Abílio Filipe, apresentou uma moção contra a extinção de freguesias, considerada extemporânea pelo PS e PSD, que sugeriram a sua retirada da ordem de trabalhos, dada a discussão do assunto estar ainda numa fase inicial. Contudo, o deputado manteve a moção, lembrando que a sua aprovação não invalidava nenhuma discussão sobre a fusão de freguesias. A moção acabou por ser rejeitada, com 15 votos contra, 9 a favor e 10 abstenções.
Muito criticado pela oposição foi o presidente da Assembleia Municipal de Alcobaça por ter recusado uma reunião entre a Comissão Permanente da Assembleia e a Assembleia de Freguesia de Alpedriz, a pedido desta. Luís Castelhano informou a Assembleia que enviou uma carta a todas as Juntas de Freguesia solicitando às Assembleia de Freguesia que indiquem a sua posição sobre o assunto até final do mês de junho e prometeu marcar depois uma ou várias sessões para discutir o tema.
Segundo os Censos de 2011, Alpedriz conta com 780 habitantes, Montes com 569 e Cós com 1901.

Sem comentários:

Enviar um comentário