Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Super-hiper-mega agrupamento de escolas

A notícia no Tinta Fresca
http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=a0f438c1-cc4a-4745-b460-9b0dd629204b&edition=139

Novo agrupamento escolar é o maior do País    
Agrupamento de Pataias troca projeto autónomo por integração no mega grupamento de Alcobaça

      
O Agrupamento Escolar de Pataias optou por trocar um projeto autónomo pela integração no mega grupamento de Alcobaça, que passa assim a ser o maior agrupamento de escolas do País, com 4156 alunos. Em declarações ao Tinta Fresca, Paulo Inácio desvalorizou os eventuais problemas logísticos e de articulação acreditando no “know-how do corpo docente, dos auxiliares, em tornar tudo exequível e articulado”. O mega agrupamento será constituído pelas duas escolas do 2º e 3º ciclo de Alcobaça, Agrupamento de Escolas D. Pedro I e Agrupamento de Escolas Frei Estevão Martins, a Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça e ainda o Agrupamento de Escolas de Pataias, situado a cerca de 20 quilómetros da sede do concelho. Alcobaça terá ainda o Agrupamento de Escolas da Benedita e o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto.
Segundo Paulo Inácio, os agrupamentos da cidade de Alcobaça decidiram pela “concordância na agregação”, havendo apenas “um parecer menos favorável por parte do Agrupamento de Escolas D. Pedro I”, mas que, no entanto, aprovou na generalidade a agregação. Inicialmente e segundo Paulo Inácio, estava previsto que o agrupamento de Alcobaça fosse apenas constituído pelas duas escolas do 2º e 3º ciclo de Alcobaça, Agrupamento de Escolas D. Pedro I e Agrupamento de Escolas Frei Estevão Martins, a Escola Secundária D. Inês de Castro de Alcobaça, mas terá sido o Agrupamento de Pataias a solicitar esta fusão.
O autarca explica ao Tinta Fresca que “estava previsto que o agrupamento de Pataias tivesse autonomia, mas foi a pedido do próprio que ficou agregado com uma verticalização perfeita”, ou seja, com ensino até ao 12º ano, tal como o Agrupamento de Escolas da Benedita e o de São Martinho do Porto. Paulo Inácio afirmou ainda que “a agregação dos agrupamentos na cidade de Alcobaça mais o de Pataias, foi uma agregação de concordância por parte dos agrupamentos”.
Questionado sobre o elevado número de alunos que compõe o agrupamento agora constituído, Paulo Inácio ressalvou que se “os próprios agrupamentos concordaram com isto, parece-me que é exequível. Tanto mais que, com esta agregação, e nomeadamente em matéria de funcionários, há um ganho de escala e é mais fácil resolver situações, porque ficam mais meios disponíveis para socorrerem alguma situação que ocorra. Acredito no know-how do corpo docente e dos auxiliares para tornar tudo exequível e articulado. Acredito nos pareceres favoráveis que foram dados.
Não seria aceitável manter mais corpos de direção, mais esferas de poder em qualquer estabelecimento secundário, isso seria uma perda de recursos e um desperdício de tempo. Penso que com esta fusão, se for bem efetuada, vamos ganhar escala”, explicou.

Sem comentários:

Enviar um comentário