Para sugestões, comentários, críticas e afins: sapinhogelasio@gmail.com

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Concelho de Alcobaça candidato ao "Quality Coast"

A notícia na edição escrita do Região de Cister nº985 de 5 de Julho de 2012

Presidente da Câmara de Alcobaça entusiasmado com candidatura
Alcobaça desafiada para concorrer ao “QualityCoast”


Alcobaça foi um dos municípios desafiados pelo Turismo do Oeste a integrar uma candidatura conjunta ao “QualityCoast”, um programa internacional de certificação da sustentabilidade dos destinos turísticos. A ideia é que em 2013, o Oeste integre a lista de 140 destinos, em 23 países, que foram distinguidos desde 2007.
Paulo Inácio, presidente da Câmara de Alcobaça, mostra-se entusiasmado com a possibilidade de obter esta certificação que, diz, seria “subir mais um patamar”. Também os autarcas da Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Lourinhã e Torres Vedras responderam ao desafio com um rotundo “sim”.
De acordo com o presidente do Turismo do Oeste, António Carneiro, “hoje em dia, no turismo qualquer galardão ambiental é extremamente importante”. Mas o “QualityCoast” vai muito além de uma bandeira que atesta a qualidade ambiental nas praias. Apoiado pela Comissão Europeia, este programa de certificação elege todos os anos os destinos internacionais mais atrativos para turistas interessados não só em natureza e no ambiente, mas também em património cultural e na identidade local.
“Tenho a certeza que estamos em perfeitas condições para obtermos o galardão”, afiança António Carneiro, que vê nesta certificação uma oportunidade de potenciar o turismo no Oeste. “O maior operador turístico do mundo, responsável por uma importante fatia do mercado alemão que tanta importância tem, só sugere destinos “QualityCoast”. E uma recomendação por operadores turísticos é dinheiro”, diz.
António Carneiro garante que todas as entidades estão empenhadas nesta candidatura que está a ser preparada com os autarcas dos sete concelhos costeiros da região.
A candidatura está a ser preparada pela Entidade Regional de Turismo e Comunidade Intermunicipal do Oeste para que todo o litoral da região se possa em breve candidatar ao galardão, que em Portugal foi já atribuído aos Açores, a Torres Vedras e a Lagos.

Comentário

Ora aqui está uma iniciativa que só peca por tardia, e ao que parece, têm de ser outros a propor.
Em Abril de 2010 (há mais de 2 anos), já havia postado sobre o assunto com o título "Quality Coast: uma ideia para o litoral de Pataias"

http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2010/04/quality-coast-uma-ideia-para-o-litoral.html
http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2010/04/quality-coast-uma-ideia-para-o-litoral_26.html
http://sapinhogelasio.blogspot.pt/2010/04/quality-coast-uma-ideia-para-o-litoral_30.html

Sem comentários:

Enviar um comentário